sábado, 20 de junho de 2020







O MENINO E A ROSEIRA  
(Samba de Augusto Pellegrini e Nelson Gengo)

O menino falou
Que a roseira lhe feriu o dedo
O menino falou
Que a roseira não é um brinquedo

A rosa despetalou
Revelou o seu segredo
O menino vacilou
Mexeu na roseira e feriu o dedo

O menino falou
Que a roseira lhe feriu o dedo
O menino falou
Que a roseira não é um brinquedo

Menino, não chore não
Pois sofrer começa cedo
Se a roseira machucou
Esqueça da dor e caminhe sem medo

O menino falou
Que a roseira lhe feriu o dedo
O menino falou
Que a roseira não é um brinquedo

Se essa dor for desamor
Dessa dor eu não entendo
Sou menino cantador
Não deixo a roseira me ferir o dedo

1979


quarta-feira, 17 de junho de 2020






UM PECADO PERDOADO
(Republicado, extraído de A GULA)
Augusto Pellegrini

Ah, a gula!
Se gula fosse pecado os padres não se empanturrariam dos mais variados acepipes acompanhados por um saboroso vinho espanhol daqueles recebidos no Brasil contrabandeados e acondicionados em barris de carvalho legítimo, depois transferidos para jarras e garrafões sem medo de azedar, pois conforme dizia Padre Lourenço “...vinho puro, consumo rápido”...”
E o que dizer de um assado de carneiro, ornamentado com batatas sauté e servido com arroz de açafrão, salada de rabanetes adubada com azeite de oliva português primeira prensa e pão de peito daqueles da Basilicata?
É certo que todas as religiões preconizam algum jejum durante o ano – talvez mais pela necessidade de reservar o estoque e preservar o pouco do fígado e da vesícula que nos resta do que para prestar uma homenagem ao Senhor Deus. Afinal, que religião é essa que se preocupa com fartura de comida e de bebida e se esquece da farsa, da mentira, da guerra, da opressão e do opróbio?
Será pecado a ingestão de chá com torradas, ovos e bacon pela manhã, um grandioso suco gelado de frutas frescas e um iogurte batido, além do sanduiche de queijo Gruyère na chapa e de uma fatia de melão? Será pecado o T-bone steak com agrião na hora do almoço ajudado por um chope escuro e broto de alcachofra na entrada? Café com creme chantili na saída?
Será pecado o carpaccio?
Pecado não é a comida e sim a falta dela.
 


terça-feira, 16 de junho de 2020






ATENTOS, POIS!
(Augusto Pellegrini)

É engraçado como as coisas mudam
E como as coisas mudam as pessoas
Conheço gente que foi respeitável
Mas que depois de longa vida estável
Se transformou num reles coisa-à-toa

É interessante como a gente aguenta
Mas à medida que a paciência esgota
Notamos quão enganados já fomos
E estes enganos viram desenganos
Pois nos sentimos míseros idiotas

É bom que a gente olhe com uma lente
Aqueles que se fazem de cordeiros
Pois quando surge a hora da vantagem
Eles, do alto da sua gatunagem
Nos fazem de idiotas por inteiro

É importante ficar sempre atento
Porque o inimigo age na surdina
Propõe maciamente os seus projetos
Se faz de amigo, mas é só um esperto
Com a intenção de ver nossa ruína

Por isso, cidadãos, conclamo a todos
Muita atenção para o que vai em sua volta
Passando um pente fino nos sujeitos
Que se fazem de mais do que perfeitos
Se precavendo assim de uma derrota

Te afasta, belzebu, com esse sorriso falso
Fica longe de mim, que eu te esconjuro
E leva o teu veneno e o hálito da morte
Deixe-me procurar por uma luz bem forte
Pra me livrar de vez do teu escuro

Dezembro 2018

segunda-feira, 15 de junho de 2020






SINOPSE DO PROGRAMA SEXTA JAZZ DE 23/02/2018
RÁDIO UNIVERSIDADE FM - 106,9 Mhz
São Luís - MA


THE NEW YORK-MONTREUX CONNECTION

The Newport Kool Jazz Festival é um dos mais consagrados festivais de jazz dos Estados Unidos, e a sua primeira edição se deu em 1954. A partir de 1972 ele sofreu uma alteração no seu formato e vem sendo apresentado em outras cidades, o que aconteceu em 1981 quando o palco foi Nova York. Já o Montreux Jazz Festival começou a ser apresentado em 1967 na cidadezinha ao lado do Lago de Genebra - Suíça - que lhe deu o nome, e é sinônimo de qualidade com referência em todo mundo. Este programa retrata algumas músicas que fizeram parte dos dois festivais, com a feliz combinação de três extraordinários saxofonistas - Paquito D'Rivera, Phil Woods e Arthur Blythe dividindo o palco em Nova York e os grupos do trombonista Slide Hampton e do pianista McCoy Tyner se apresentando em Montreux. No programa, as baladas "Lover Man", "You Leave Me Breathless" e "Lush Life" tocadas em "medley", a linha do bebop representada por "Ornithology" e "The Hot House" e a surpreendente "Rotunda", executada numa linha ultra-moderna para a época.  

Sexta Jazz, nesta sexta, oito da noite, produção e apresentação de Augusto Pellegrini