sábado, 19 de novembro de 2022



NOVOCABULÁRIO INGLÊS

(EF – English Live)

Most common English idioms and phrases 

(ver tradução após o texto)

 

BLESSING IN DISGUISE  

 This expression means “a misfortune that eventually results in something good happening later on”.

 “He was mad having lost the airplane to Dakar but felt relieved by the blessing in disguise when the notice of the crash came to public”    

 

           

TRADUÇÃO

                            Expressões idiomáticas mais comuns na língua inglesa

 

BLESSING IN DESGUISE (uma bênção disfarçada). No Brasil, “uma tremenda sorte / um golpe de sorte”

 
A expressão significa “uma ocorrência desagradável que venha resultar em algo muito bom”.

 
“Ele ficou muito zangado por ter perdido o voo para Dacar, mas quando soube do acidente com o avião deu graças a Deus pela sorte que teve”

           

 

 


sexta-feira, 18 de novembro de 2022

 


SE VOCÊ ME AMOU  

1977

(Samba de Augusto Pellegrini e Luís Albuquerque)

 

Se você me amou

O problema é seu

Você quis me procurar

Não adianta chorar

Chegamos na hora do adeus

 

Se você me amou

 

Se você me amou

O problema é seu

Você quis me procurar

Não adianta chorar

Chegamos na hora do adeus

 

Foi você quem começou o nosso caso

Não sou eu quem vai manter o fogo aceso

Concordei em suportar nossa amizade

Só pra atender o seu desejo

 

domingo, 13 de novembro de 2022

 


PÁGINAS ESCOLHIDAS

Extraído de um livro de contos que ainda não foi publicado
(Augusto Pellegrini)

O CONTADOR DE HISTÓRIAS

No número 341 da Rua da Misericórdia há uma placa que serve de chamariz e indicativo para a cura de problemas – PROFESSOR GALBA – e em letras menores – QUALQUER QUE SEJA O SEU PROBLEMA, ELE SERÁ RESOLVIDO.

Este professor, cujo verdadeiro nome é Dorindo Farik Galbarini, filho de pai siciliano e de mãe libanesa, já havia ganhado a vida trabalhando como auxiliar de açougueiro, porteiro de prédio e vendedor de livros, até que aprendeu a lidar com a força das palavras.

Magro, calvo e muito tranquilo, ele passa a impressão de ser um monge tibetano, o que nada tem a ver com sua descendência árabe-italiana.

Dorindo se utiliza de um método insólito e invulgar de curar problemas, sejam eles de ordem psicológica, familiar, amorosa, profissional, financeira ou mesmo de saúde: ele conta histórias aos seus pacientes.

Estimulado pelas suas raízes libanesas e pelas proezas de Sherazade, que contando histórias por mil e uma noites seguidas salvou a própria vida e curou o rei Xeriar da loucura e do ódio pelas virgens as quais desposava, Dorindo formulou um estratagema pseudocientífico que consistia em fazer o paciente reconhecer e curar certas fobias – que no seu modo leigo de entender eram responsáveis por todo tipo de moléstia física ou mental que alguém pudesse ter – fazendo o cliente ingressar num mundo de fantasia onde ele se identificava com determinado personagem e mudava a sua atitude em relação aos medos e à vida. O comportamento do paciente era modificado de tal forma que se transformava numa porta aberta para o sucesso, mesmo com respeito ao lado profissional e financeiro. Como se vê, um psicoterapeuta moderno, embora sem diploma nem mestrado.

O professor recebe o paciente e o conduz a uma saleta banhada por uma luz minúscula, se acomoda em uma confortável poltrona ao som quase imperceptível de uma dessas músicas utilizadas em terapias de meditação – canto de pássaros, sons do mar, farfalhar de folhas, música para a alma, ou o que mais se queira – e pede que ele conte detalhadamente o seu drama. O professor ouve atenta e pacientemente, somente interrompendo se e quando absolutamente necessário.

Enquanto toma consciência do problema, Dorindo – agora transformado em professor Galba – começa a rebuscar no arquivo inesgotável do seu cérebro uma história  que realmente convenha para o caso.

Decisão tomada, a história é contada numa voz grave e pausada, com ares de dramaturgia, envolvendo o paciente numa aura de misticismo hipnótico.

Tiro e queda.

Depois de cinco ou seis sessões o paciente estará curado. Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta.