quarta-feira, 18 de dezembro de 2013


 

TOLERÂNCIA ZERO
 

Tardiamente, o Brasil começa a se mobilizar para enfrentar a onda de violência generalizada que vem se espalhando pelo país como erva daninha.
Não se sabe se as nossas autoridades estão mais preocupadas com o bem estar do cidadão ou com a imagem do país em um período que antecede um boom inédito de turistas por causa da Copa do Mundo, mas o fato é que finalmente parece que começaram a se mexer.
Hoje, com a globalização da notícia e a instantaneidade das redes sociais, muitas vezes mais precisas e mais rápidas do que o jornalismo convencional, em poucos minutos o mundo fica sabendo de um camarada que se atira da sacada de um shopping center da China após ter se desentendido com a mulher por causa de compras, ou de mais um maluco que sai dando tiros em uma escola nos Estados Unidos, ou ainda um turista canadense que é assassinado em um assalto em plena estrada de Santos, aquela mesma imortalizada por Roberto Carlos.
A imprensa estrangeira está dando muita ênfase aos arrastões nas praias do Rio de Janeiro, aos problemas com turistas que são assaltados em São Paulo, Salvador ou Recife, a assaltos seguidos de estupro em vans que fazem o trajeto Rio-Niterói, e à falta de direção das balas perdidas que descem os morros cariocas sem a menor cerimônia, seja tudo isso fruto de exagero ou não.
Não se sabe ainda quais serão as providências que serão tomadas nem a extensão da punição dos que são até agora beneficiados pela impunidade, mas parece que estamos dando um passo à frente.
Tomara que este passo à frente não seja dado, como diz a piada, em direção a um abismo, e tomara também que – o que parece ser uma infeliz consequência de certas práticas brasileiras – este passo não venha significar mais tarde dois passos para trás.
Pela primeira vez o Estado resolveu intervir pra valer e colocou ninguém menos do que o Ministro da Justiça para comandar, organizar ou intermediar os trabalhos – isto ainda não ficou muito claro.
O fato é que são prometidas diversas ações, a maioria delas criando órgãos reguladores, jurídicos ou penais que esperamos não esbarrem na lentidão dos processos no Brasil e nos famosos recursos que muitas vezes favorecem os criminosos.
No caso dos arruaceiros, a justiça deve ser rápida e sumária, ou o remédio não fará efeito.
A já tardia decisão foi tomada em função dos incidentes de Joinville, onde imperou uma selvageria poucas vezes retratada ao vivo pela televisão.
Entrou novamente na pauta da discussão a necessidade de catalogar os delinquentes num álbum que tenha abrangência nacional e obrigá-los, nos dias de jogos dos seus times, a se apresentarem a uma delegacia duas horas antes do início do jogo sendo liberados apenas duas horas após o seu término. A prestação de serviços comunitários durante algumas horas por semana também faz parte do projeto, sempre que o sujeito seja identificado pelas câmaras do estádio ou fora dele cometendo algum ato lesivo a algum indivíduo ou ao patrimônio, seja ele público ou privado.
Mas este rigor com o vandalismo não deve se prender apenas ao futebol.
Os bárbaros que se travestem de manifestantes para quebrar vitrines, fachadas, bancas de revistas e paradas de ônibus, e que lançam rojões, pedras e coquetéis Molotov também devem passar pelo mesmo tratamento.
A violência gratuita não pode ser aceita de forma alguma, seja seu pano de fundo as divergências entre torcedores ou diferentes posicionamentos ideológicos.