AS CORES DO SWING
(Livro de Augusto Pellegrini)
BANDLEADERS E DISCOGRAFIA
Kurt Edelhagen (1920-1982)
Nome completo – Kurt Edelhagen
Nascimento – Herne-Alemanha
Falecimento – Colônia-Alemanha
Instrumento – clarinete e piano
Comentário – Durante mais de vinte anos, Kurt
Edelhagen foi o mais respeitado nome orquestral na Alemanha e um dos mais
respeitados na Europa na execução do swing
e do jazz orquestrado, pois sua música tinha um grande sentido de blues e uma forte pitada de bebop. Com seu estilo moderno e
internacional, ele foi muito celebrado na Alemanha como orquestra de rádio nos
períodos de antes e depois da Segunda Guerra, tempos onde ainda predominava musicalmente
a Orquestra Filarmônica de Berlim. Edelhagen estudou clarinete e piano na cidade
de Colônia e depois se graduou em regência, antes de formar a sua primeira
orquestra em 1946. Até 1949, Edelhagen conduziu orquestras em apresentações de
palco, em sessões de gravação e em programas de rádio em Frankfurt. De 1949 até
1952 ele tocou em Nuremberg e mais tarde, de 1952 até 1957, dirigiu a orquestra
da Rádio Sudwestfunk. Em 1953, Edelhagen contratou e revelou para o público a
cantora francesa Caterina Valente, gravando um álbum que a crítica chamou de
“multicultural” e que foi um imediato sucesso em todo o mundo. O estilo de Kurt
Edelhagen era forte e não poupava os metais, mas era ao mesmo tempo
profundamente harmonioso, produzindo uma sonoridade moderna semelhante à de
Stan Kenton. Em 1957 Kurt voltou para Colônia a fim de comandar a orquestra da
Westdeustcher Rundfunk, que tinha entre os seus componentes alguns dos maiores
músicos da Europa, como os trompetistas Milo Pavlovic, Dusko Gojkovic e Jimmy
Deuchar, os saxofonistas Derek Humble, Bubi Aderhold e Eddie Busnello, os
trombonistas Jiggs Whigham e Ken Wray, e também os pianistas e futuros maestros
Francy Boland (que mais tarde formaria a Clarke-Boland Big Band com Kenny
Clarke) e Claus Ogerman (que mais tarde iria para os Estados Unidos trabalhar
com música erudita e gravar bossa nova com Tom Jobim). A orquestra sofreu uma
queda em 1973, mas Edelhagen a reergueu mantendo-a unida e atuante por mais
algum tempo, permanecendo à frente do grupo remanescente até pouco antes da sua
morte, em 1982.
Algumas gravações
Autumn Leaves (Johnny Mercer-Jacques Prévert-Joseph Kosma)
Bei Mir Bist Du Schön (Sholom Secunda-Sammy Cahn-Saul Chaplin)
Blue Skies (Irving
Berlin)
Blues For Gaston (Francis
Coppieters)
Chinatown (Jean
Schwartz-William Jerome)
Cookin’ At The Continental (Horace Silver)
Hawaiian War Chant (tradicional)
Have You Met Miss Jones? (Richard Rodgers-Lorenz Hart)
In A Little Spanish Town (Mabel Wayne-Sam Lewis-Joe Young)
Jumpin’ At The Woodside (Count Basie)
Mackie Messer (Kurt
Weill-Bertold Brecht)
Lock ‘Yor Blues (Francy
Boland)
Opus
De Funk (Horace Silver)
Prince Albert (Max
Roach)
Tea For Two (Vincent
Youmans-Irving Caesar)
Up, Up And Away (Jimmy
Webb)
You’re Driving Me Crazy (Walter Donaldson)