sábado, 5 de junho de 2021

 


 

SINOPSE DO PROGRAMA SEXTA JAZZ DE 24/08/2018
RÁDIO UNIVERSIDADE FM - 106,9 Mhz
Sãao Luís-MA

VITORIA MALDONADO

Vitoria Maldonado é uma cantora de voz marcante, pianista com atuação no erudito e no jazz, compositora e também arranjadora, que tem no seu estilo melodias simples e fortes feitas em arranjos envolventes. Nascida em São Paulo, buscou a universalização através de estudos no exterior - especializou-se em jazz na Berklee College of Music, onde se graduou em 1986. De volta ao Brasil, começou a se apresentar com Marisa Monte ao mesmo tempo em que desenvolvia seu trabalho como arranjadora. Em suas canções podemos sentir o reflexo do romantismo da bossa nova e da sofisticação do jazz, influência de parcerias com grandes nomes da música brasileira e dos anos que passou estudando nos Estados Unidos. Nesta viagem acústica, Vitoria se vale dos teclados para interpretar músicas da sua autoria, dando mais um importante passo para reforçar sua biografia, que tem a marca de produzir música de qualidade. O CD foi sendo produzido e arranjado durante as gravações, e conta com o guitarrista e violonista Marcelo Pizarro, o baterista Duda Neves, o baixista Sylvinho Mazzucca e as participações especiais de Nailor Proveta (clarineta) e Roberto Menescal (violão).

Sexta Jazz, nesta sexta, oito da noite, produção e apresentação de Augusto Pellegrini

                                                                                                                                    

 


AI, SEU DOUTOR 

(Samba de quadra de Augusto Pellegrini – Chico Siqueira – Buzzone)

1975

 

Ai, seu doutor

Cai a garoa, mas o samba continua

Nossa moçada já está cansada

De ensaiar na rua

 

Meu resfriado

Está ficando diferente

Não aguento, francamente

Tanta chuva na cabeça

O nosso samba

Que ganhou no carnaval

Vai ficar passando mal

Antes que a quadra aconteça

sexta-feira, 4 de junho de 2021

 


AS CORES DO SWING
           (Livro de Augusto Pellegrini)

BANDLEADERS E DISCOGRAFIA


MIFF MOLE (1898-1961) 

Nome completo – Irving Milfred Mole

Nascimento – Roosevelt-Long Island-New York-EUA

Falecimento – Nova York-New York-EUA

Instrumento - trombone

 

Comentário - Miff Mole é um bandleader que marcou seu nome como sendo o trombonista responsável pela criação de um estilo de solo que abria novas perspectivas para o instrumento, pois fugia daquele tradicional contracanto normalmente usado no hot jazz. Ele começou estudando piano e violino, mas aos quinze anos escolheu o trombone, e a partir daí praticamente se profissionalizou, tocando na orquestra de Guy Sharp por dois anos para se tornar uma figura significativa no cenário musical de Nova York. Em 1922 Mole já era membro do Original Memphis Five e trabalhava em orquestras de emissoras de rádio e em grupos que animavam o cinema mudo. Entre 1926 e 1929 ele formou a Miff Mole and His Little Molers, da qual participava o trompetista Red Nichols. Depois, com a inclusão de outros músicos de renome, como Eddie Lang e Jimmy Dorsey, os Molers realizaram diversas gravações, algumas delas com a participação da cantora Sophie Tucker, conhecida como “The Last of the Red Hot Mamas”, uma sensação na época. Em comum acordo com Miff Mole, a banda passou a ter o comando de Red Nichols e a se chamar Red Nichols and His Five Pennies, que mais tarde, com a saída de Mole, recebeu Glenn Miller como trombonista e arranjador. Com o aparecimento de Jack Teagarden no cenário do jazz hot, trazendo uma interpretação que continha uma dose maior de blues, Miff Mole voltou a trabalhar em emissoras de rádio – WOR e NBC – e em 1940 fez parte da orquestra de Paul Whiteman. Já influenciado pelo estilo de Teagarden, ele tocou com Benny Goodman em 1942 e 1943, dirigindo posteriormente diversas bandas de dixieland. Mole mudou-se para Chicago, onde se apresentou regularmente até 1954, quando desacelerou sua atividade musical por problemas de saúde. Suas últimas aparições se deram ao lado do clarinetista Pee Wee Russell e do baterista Baby Dodds no Nick’s Tavern, tradicional ponto de Manhattan. Miff Mole faleceu aos sessenta e três anos devido a um enfarte, depois de mais de quarenta anos de atividade jazzista.

 

Algumas gravações 

After You’ve Gone (Turner Layton-Henry Creamer)

Ballin’ The Jack (Chris Smith-Jim Burris)

Crazy Rhythm (Irving Caesar-Joseph Meyer-Roger Wolfe Kahn)

Darktown Strutters’ Ball (Shelton Brooks)

Davenport Blues (Bix Beiderbecke)

Exactly Like You (Jimmy McHugh-Dorothy Fields)

Feelin’ No Pain (Joseph Anthony “Fud” Livingstone)

Fidgety Feet (Eddie Edwards-Nick LaRocca-Henry Ragas-Tony Sbarbaro-Larry Shields)

How Come You Do Me Like You Do? (Gene Austin-Roy Bergere)

Original Dixieland One-Step (Nick LaRocca)

Saint Louis Blues (William Christopher Handy)

Shim-Me-Sha-Wabble (Spencer Williams)

That’s A-Plenty (Lew Pollack-Ray Gilbert)

Who’s Sorry Now? (Bert Kalmar-Harry Ruby-Ted Snyder)

You Made Me Love You (James V.Monaco-Joseph McCarthy)

You Took Advantage Of Me (Richard Rodgers-Lorenz Hart)

You’re The Cream In My Coffee (Buddy De Sylva-Lew Brown-Ray Henderson)

 

 

quarta-feira, 2 de junho de 2021

 


AS CORES DO SWING
           (Livro de Augusto Pellegrini)

BANDLEADERS E DISCOGRAFIAS


MCKINNEY COTTON PICKERS (formada em 1926 – encerrada em 1934) 

Líder – William McKinney (1895-1969)

Nome completo – William McKinney

Nascimento – Cynthiana-Kentucky-EUA

Falecimento – Cynthiana-Kentucky-EUA

Instrumento – bateria

 

Comentário – William McKinney começou sua carreira musical como baterista de uma banda de circo, na época em que era simplesmente conhecido como Bill. Após servir no exército americano durante a Primeira Guerra Mundial, McKinney formou em 1923 o seu próprio grupo, um sexteto ao qual denominou Synco Jazz Band. Em 1926, a fim de gerenciar melhor os seus músicos e as atividades da banda, McKinney decidiu deixar a bateria de lado, contratar o baterista Cuba Austin, e por questões de marketing, mudar o nome da orquestra para McKinney Cotton Pickers (Os Colhedores de Algodão de McKinney), dedicando-se integralmente à função de bandleader. McKinney trouxe para cuidar dos arranjos da nova banda ninguém menos do que o famoso saxofonista-arranjador Don Redman, que trabalhava com Fletcher Henderson. Ao lado de Redman, McKinney conseguiu durante alguns anos rivalizar com o próprio Henderson e com a mega orquestra de Duke Ellington, obtendo uma alta cotação entre os precursores do swing. Infelizmente, a orquestra sob a sua regência foi desfeita em 1934 devido à Depressão, depois de McKinney ter perdido Don Redman – que saiu para formar a sua própria banda – e outros músicos importantes como o saxofonista Benny Carter. Então, curiosamente, ele promoveu a abertura de uma espécie de franchising, o que produziu diversas bandas chamadas McKinney Cotton Pickers tocando simultaneamente em diversos lugares dos Estados Unidos, sem que nenhuma delas contasse com a sua presença. Após encerrar suas atividades musicais, McKinney gerenciou algumas casas noturnas em Detroit – além das bandas que usavam o seu nome – e terminou como empregado de uma montadora de automóveis na cidade, aposentando-se em 1950. A McKinney Cotton Pickers (a exemplo da Casa Loma) é um dos raros casos em que o nome da orquestra se sobrepõe ao do bandleader. Mas Bill McKinney soube reservar seu nome entre os jazzistas, mesmo tendo sua carreira como bandleader durado tão pouco, apenas dos meados de 1920 até os meados de 1930.

 

Algumas gravações 

Baby, Won’t You Please Come Home? (Clarence Williams-Charles Warfield)

Birmingham Breakdown (Duke Ellington)

Cherry (Don Redman)

Cotton Picker’s Scat (Don Redman-Bernard McKinney)

Four Or Five Times (Byron Gay-Marco H.Hellman)

Gee Baby, Ain’t It Good To You? (Don Redman-Andy Razaf)

Honeysuckle Rose (Fats Waller-Andy Razaf)

Hullabaloo (Walter O’Keefe-Bobby Dolan)

I Found A New Baby (Jack Palmer-Spencer Williams)

I’d Love It (Don Redman-Will Hudson)

If I Could Be With You One Hour Tonight (James P.Johnson-Henry Creamer)

Miss Hannah (Don Redman-John Nesbitt)

Nobody’s Sweetheart (Gus Kahn-Elmer Schoebel-Billy Meyers-Ernie Erdman)

Put It There (Shag Nasty) (Todd Rhodes)

Save It, Pretty Mama (Don Redman)

You’re Driving Me Crazy (Walter Donaldson)

 

 

terça-feira, 1 de junho de 2021

 


NOVOCABULÁRIO INGLÊS

(Copyright FluentU) 

(ver tradução após o texto)

 

FRANKENFOOD

 Very new when compared to all the other words already posted, FRANKENFOOD came into existence in the 1990’s. It’s used informally for genetically modified foods, which are those that have been scientifically altered in some way and haven’t grown naturally. FRANKENFOOD is a combination of the words “Frankenstein” and “food” (Frankenstein is a story about a scientist, Dr Frankenstein, who creates a monster in his laboratory).  


             “I’m not eating in this restaurant. They use FRANKENFOODS!”

           “Opponents have been quick to use the label FRANKENFOOD for the new product.”

 

            “With a public that tends to be deeply suspicious of “FRANKENFOODS”, the EU banned the importing of such meat.”

 

 

            

            TRADUÇÃO

 

TRANSGÊNICOS

Esta palavra da língua inglesa (FRANKENFOOD) é muito nova quando comparada com as outras já postadas anteriormente no Novocabulário Inglês. Ela teve origem nos anos 1990, e é geralmente usada para definir alimentos cientificamente alterados, ou seja, que foram geneticamente modificados e não se desenvolveram naturalmente (“transgenics”).

            “Eu não vou comer neste restaurante, eles usam alimentos transgênicos!”


“A concorrência logo achou um jeito de rotular o novo produto como ‘transgênico’”.


“Com a tendência do público de ser altamente desconfiado acerca de produtos transgênicos, a União Europeia cancelou a importação da carne.”

 

segunda-feira, 31 de maio de 2021

 

AS CORES DO SWING
           (Livro de Augusto Pellegrini)

BANDLEADERS E DISCOGRAFIA



MAYNARD FERGUSON (1928-2006) 

Nome completo – Walter Maynard Ferguson

Nascimento – Verdun-Quebec-Canadá

Falecimento – Ventura-California-EUA

Instrumento – trompete

 

Comentário – Diz a lenda que nenhum trompetista teria jamais tocado em um registro tão alto quanto o lendário Buddy Bolden. A lenda diz também que o som da corneta de Bolden atravessava o gigantesco Mississipi – cerca de cinco quilômetros de largura – de uma margem à outra nas madrugadas de Nova Orleans com uma nitidez fantástica. Só que, como Bolden não deixou nenhum registro gravado, ele acabou perdendo a primazia para Maynard Ferguson, cujo som foi apelidado de “estratosférico” desde o momento em que debutou na orquestra de Stan Kenton. Ferguson havia formado uma banda em Montreal-Canadá, mas em 1949 ele decidiu tentar a sorte sozinho nos Estados Unidos e passou um curto espaço de tempo ganhando experiência nas orquestras de Boyd Raeburn, Jimmy Dorsey e Charlie Barnet, até que o seu timbre diferente chamou a atenção do vanguardista Stan Kenton, que o convidou para participar da sua orquestra em 1950. Foi lá que o estilo “agudo” de Ferguson se cristalizou e obteve espaço devido à peculiaridade dos arranjos de Kenton, extremamente avançados em termos de jazz. Em 1953 Ferguson deixou Kenton para trabalhar em estúdios de gravação em Los Angeles até que conseguiu formar a sua primeira orquestra, a qual denominou Birdland Dream Band. Ao longo do tempo, participaram das suas formações, entre outros, os músicos Slide Hampton, Don Ellis, Joe Zawinul, Joe Farrell, Jaki Byard e Don Sebesky. Problemas financeiros forçaram Ferguson a desfazer a banda e viajar, primeiro para a Índia, depois para a Inglaterra. Ao voltar para os Estados Unidos em 1974 foi acusado de produzir um jazz extremamente comercial, talvez por causa dos diversos elementos estranhos nele inseridos. Maynard formou novas orquestras, como a High Voltage em 1987, especializada em funk, até que retornou ao jazz com a Big Bop Nouveau Band, a qual preservou até a morte, causada por problemas renais e hepáticos. Maynard Ferguson se manteve ativo desde os anos 1950 até meados dos anos 2000.

 

Algumas gravações 

Air Conditioned (Maynard Ferguson)

All God’s Chillun Got Rhythm (Bronislaw Kaper-Walter Jurmann)

Birdland (Joe Zawinul)

Caravan (Duke Ellington-Juan Tizol)

Close Your Eyes (Bernice Petkere)

Don’t Let The Sun Go Down On Me (Elton John-Bernie Taupin)

Everybody Loves The Blues (Maynard Ferguson-Nick Lane)

Give It One (Maynard Ferguson)

Gonna Fly Now (Bill Conti-Carol Connors-Ayn Robbins)

Knee Deep In Rio (Tom Garling)

Love Is Here To Stay (George Gershwin)

Manteca (Walter Fuller-Dizzy Gillespie)

Night Letter (Maynard Ferguson)

Oleo (Sonny Rollins)

Short Wave (Shorty Rogers)

Somebody Loves Me (George Gershwin)

The Mark Of Jazz (Slide Hampton)

You Got It (Tom Garling)

 

 


                   LICOR DE MAÇÃ

À noite, bebo a tua imagem distorcida
À  ninfo-bela imagem espectro gestual
O cálice rubro e multifacetado
Guarda o licor com sabor de guardado
De maçã argentina, marca popular

Então tu me acompanhas, na mente explodida
Na mente explosiva, na lembrança torta
O cálice vítreo e multi refletido
Guarda o licor com a cor do teu vestido
A cor da tua nudez, sem frente ou costa

Retiro-me a este canto do quarto vazio
Vou vago e sonolento tropeçando em passos
No espelho oval, de fundo descascado
Tento me ver de frente, embora veja o lado
Da colcha rendada, que lembra os teus cachos

Já é madrugada, e por mais que me afagues
Extravasando vens, de luz e som
Bijuterias, perfumes, badulaques
Colcha amassada, teus pés, tuas mãos
Chuvisco na tela da televisão

Olhos fechados, cortina de rubro
Calor me inflama, agora me descubro
Vendo no espelho o teu corpo curvado
Luzes se acendem, lâmpadas apagam
E eu me virando em brasas, em busca do teu lado

Relógio digital apita, repete e cricrila
Ainda é madrugada ou já é de manhã?
Só, no meu quarto, procuro por teu tato
Guardo vontades, coçando as axilas
Amarga a boca, licor de maçã

É madrugada, e por mais que me faltes
Pastosa a língua e pegajosas mãos
Ainda que me afagues sigo como morto
Como anjo torto de alucinação
Teu corpo suado, licor de maçã

 (1993)