sexta-feira, 18 de janeiro de 2019





SINOPSE DO PROGRAMA SEXTA JAZZ DE 27/10/2017
RÁDIO UNIVERSIDADE FM - 106,9 Mhz
São Luís-MA 

THE HI-LO'S

Na semana passada o programa Sexta Jazz apresentou o conjunto Os Cariocas, que se constituiu num verdadeiro marco na harmonização vocal dentro da música brasileira. Dentro das suas diferentes características rítmicas e harmônicas, a música popular brasileira e a música popular americana sempre teve grupos vocais de destaque. Em 1952, portanto dez anos depois que Ismael Neto e Severino Filho lançassem as bases de Os Cariocas, surgiu nos Estados Unidos o grupo chamado The Hi-Lo´s (variação de High-Low's), que indicava altos e baixos em relação à colocação vocal dos componentes. Nesta primeira formação, o grupo é composto por Gene Puerling (baixo, barítono, quarta voz e arranjador musical), Bob Morse (barítono, segunda voz), Clark Borroughs (tenor e falsete, primeira voz) e Bob Strasen (barítono, terceira voz). Curiosamente, os recursos e arranjos vocais dos Hi-Low's são muito semelhantes aos feitos pelos Cariocas, razão porque iniciaremos o programa com um bloco com o grupo brasileiro para a partir do segundo bloco apresentar os americanos, numa gravação de 1956, com o apoio da orquestra de Frank Comstock. No repertório, "Deep Purple", "Stormy Weather", "Tenderly", "Love Walked In" e "Basin Street Blues". Uma verdadeira preciosidade.  

Sexta Jazz, nesta sexta, oito da noite, produção e apresentação de Augusto Pellegrini

                                                                                                                                     







NOVOCABULÁRIO INGLÊS
(Copyright MacMillan)

(ver tradução após o texto)

REGIFTING

If you can’t think of a gift for someone, have you ever been tempted to give an unwanted present you were given last birthday? Or have you ever opened a present and thought that it looked familiar? If the answer to either of these questions is “yes”, then you know what REGITFING is – the recycling of unwanted presents.    

“So, what to do when a gift just isn’t you? Exchanging and REGIFTING is something that’s always been very taboo… but more recently it’s become perfectly acceptable”.  
(About, Inc. 27th December 2004)

TRADUÇÃO

Se você não consegue decidir como presentear uma pessoa, você já teve a tentação de se livrar daquele presente que você recebeu no seu aniversário e do qual não gostou? Ou, ao abrir um presente, você já teve a impressão de ele lhe parecer familiar? Se a resposta para qualquer das duas perguntas é “sim” então você já sabe o que é RE-PRESENTEAR – uma reciclagem de presentes indesejados.
  
“Então, o que fazer quando um presente “não tem a sua cara”? Pedir para trocar ou RE-PRESENTEAR é sempre uma situação delicada... mas que de uns tempos para cá passou a ser considerada aceitável”.