sexta-feira, 16 de julho de 2021

 


A LUXÚRIA
(Augusto Pellegrini) 

Luxúria é uma coisa que gera margem a dúvidas.

Apesar de no dicionário ficar subentendido como “o suprassumo da libertinagem”, isto é, sacanagem da grossa, e também como o “superlativo da natureza em viço” – e eu disse viço, não vício – esta palavra não é mais usada na sua forma e dimensão real ou então já não se peca mais como antigamente.

Até o pecado anda perdendo a graça.

Antes era tudo proibido, tudo escondido, saboroso como a maçã do Jardim do Éden, mesmo com o risco iminente de que surgisse um vetusto senhor de barbas brancas e olhar iracundo, o dedo em riste e o cajado a brandir para a expulsão perene do pecador.

Na terra das celebridades, dos reality shows e da internet, porém, o pecado vai assumindo a sua forma eletrônica, e a sensualidade vai invadindo as nossas casas pelas frestas da porta e da janela, através de livros, revistas, jornais e vídeos, e aí a luxúria se descaracterizou, virou artigo de consumo e, sendo “prêt-à-porter”, perdeu aquela antiga imponência.

Já não se despem as mulheres com os olhos, pois elas já vêm despidas, já não se imagina o que uma freirinha teria de sobrenatural porque ela já é supernatural, já não se escondem segredos por debaixo das batinas franciscanas.

Até a palavra “luxúria” perdeu aquele grandiosismo, aquela majestosidade, aquele lirismo, aquela magia.

Mas a luxúria continua presente no desfile da escola de samba, no espartilho de madame Du Barry, no olhar de Casanova, no busto tridimensional das Sofia Lorens do século 21, em Baco com seus cachos de uva, no tapete persa, na odalisca e no perfume francês.

Luxúria não é uma mulher vulgar se fazendo de fácil e sim a maior das cortesãs fazendo o jogo do difícil para o amador apaixonado.

Luxúria não é a simples intimidade da alcova e sim a própria alcova transpirando desejos incontidos.

Luxúria é champanhe com cortinas de veludo vermelho ao fundo. E violinos ao luar.

Luxúria não é o “strip”.

Luxúria é o “tease”.   

 

 


GENTE DE BEM  

(Samba de Augusto Pellegrini)

 

Não quero reboliço pro meu lado

Sou gente fina

Sou gente de bem

Faço questão de ser considerado

Não quero aborrecer ninguém

 

Desde que a encontrei

Não agimos de outro jeito

Ciúmes, inveja ou despeito, não sei

 

Sugiro quando as coisas melhorarem

Eu sair para o meu lado

E você sair pro seu

Agora, se quiser fazer bobagem

Me desliga da voltagem

E se acenda só

 


 

 


 

INGLÊS EM GOTAS 

(Direitos reservados a Michael Strumpf & Auriel Douglas)

 

PLURAL DE NOMES QUE CONTÊM APÓSTROFOS

 

Pergunta: “Como se faz o plural de nomes que contêm apóstrofos”? perguntou um representante das Lojas de Departamentos Weinstock’s.

Resposta: Esta é fácil! Não é necessário fazer qualquer modificação. É só dizer “Existem duas Weinstock’s em São Paulo”.

Assim, um Mac Donald’s, dois Mac Donald’s.

 

No entanto, existe uma peculiaridade quando o apóstrofo em questão estiver focalizando o “caso possessivo”. Isto será visto numa outra ocasião.

quinta-feira, 15 de julho de 2021

 


AS CORES DO SWING
           (Livro de Augusto Pellegrini)

BANDLEADERS E DISCOGRAFIA


RUDY VALLÉE (1901-1986) 

Nome completo – Hubert Pryor Vallée

Nascimento – Island Pond-Vermont-EUA

Falecimento – Hollywood-Califórnia-EUA

Instrumento – saxofone e vocal

 

Comentário – Apesar de, quando criança, Rudy Vallée ter mostrado aptidão e habilidade para tocar diversos instrumentos musicais, ele não se aprofundou em nenhum deles em particular e acabou seguindo a carreira de cantor. Famoso por incentivar o público durante as suas apresentações, com gritos alegres e vibrantes despejados à boca de um megafone – “Heigh-Ho, Everybody” –, e por estrelar filmes românticos de Hollywood, Rudy Vallée merece estar nesta relação mesmo tendo atuado como bandleader apenas que por alguns breves momentos. Ainda muito cedo, o então jovem Hubert Vallée tocava sax-alto e clarineta com desenvoltura, e ele então em 1917 ganhou o nome de Rudy por causa da semelhança de seu sopro com a sonoridade do saxofonista Rudy Wiedoeft. No início dos anos 1920 ele interrompeu os estudos na Universidade de Maine para participar da Savoy Havana Band, que abrilhantava as noites do Savoy Ballroom. Em 1928, animado com a perspectiva de se tornar um músico profissional, Rudy Vallée montou, em parceria com Bert Lown, a sua primeira banda, que se chamava The Connecticut Yankees. Vallée deixou de lado os instrumentos de sopro e tornou-se crooner da orquestra, começando aí efetivamente a sua carreira de cantor. A partir de 1928 ele diversificou as suas atividades atuando também como apresentador em emissoras de rádio e em shows de vaudeville. Em 1930, Rudy Vallée se iniciou como ator de cinema, participando do filme “The Vagabond Lover”. Ao mesmo tempo em que se iniciava no cinema, Rudy Vallée compôs a música mais importante da sua vida, em homenagem à Universidade do Maine. A música, chamada “Stein Song” logo ficou conhecida, foi gravada pela orquestra de Les Brown com o nome de “Maine Stein Song” e acabou sendo adotada pela universidade como o seu hino oficial. Durante a Segunda Guerra Mundial, Vallée dirigiu a Orquestra da Guarda Costeira, mas depois de 1945 orientou sua carreira mais para o lado cinematográfico, atuando em filmes até os anos 1970. Como músico, Rudy Vallée se manteve ativo desde meados de 1920 até meados de 1940.

 

Algumas gravações 

An Earful Of Music (Walter Donaldson-Gus Kahn)

As Time Goes By (Herman Hupfeld)

Brother, Can You Spare A Dime? (Edgar “Yip” Harburg-Jay Gorner)

Dancing In The Moonlight (Walter Donaldson-Gus Kahn)

Deep Night (Rudy Vallée)

Harbor Lights (Jimmy Kennedy-Hugh Williams)

I’m Just A Vagabond Lover (Rudy Vallée-Leonard Zimmerman)

I’m Playing With Fire (Irving Berlin)

Life Is Just A Bowl Of Cherries (Lew Brown-Buddy DeSylva-Ray Henderson)

Maine Stein Song (Rudy Vallée)

Makin’ Whoopee (Walter Donaldson-Gus Kahn)

Me Minus You (Paul Francis Webster-John Jacob Loeb-Abel Baer)

My Dancing Lady (Jimmy McHugh-Dorothy Fields)

My Song (Lew Brown-Charles Henderson)

Orchids In The Moonlight (Gus Kahn-Edward Eliscu-Vincent Youmans)

These Foolish Things (Harry Link-Jack Strachey-Hoit Marvell)

You Oughta Be In Pictures (Edward Heyman-Dana Suesse)

You’re Driving Me Crazy (Walter Donaldson)

 

terça-feira, 13 de julho de 2021

 


SINOPSE DO PROGRAMA SEXTA JAZZ DE 08/02/2019
RÁDIO UNIVERSIDADE - 106,9 Mhz
São Luís-MA


STÉPHANE GRAPPELLI WITH PHIL WOODS AND LOUIS BELLSON

O violino não tem uma participação muito abrangente na história do jazz, se comparado com os demais instrumentos geralmente presentes em um combo. Depois de ser razoavelmente utilizado no início do século 20 por grupos de jazz tradicional, ele ressurgiu com força apenas cerca de quarenta anos depois com uma roupagem nova, dentro do estilo eletrônico do jazz-rock ou fusion. Durante este intervalo de quarenta anos o violino no jazz foi preenchido praticamente por um só personagem - o violinista francês Stéphane Grappelli - que colocou o violino dentro de um modelo "bounce" nascido com o hot jazz cigano de Django Reinhardt e evoluiu para o swing e para o bebop, sem deixar de lado as baladas que evidenciam a sonoridade melodiosa do instrumento. Considerado o melhor jazzista do seu instrumento, Grappelli mistura virtuosismo com "punch" e lirismo, complementando o som de qualquer outro instrumento que lhe faça parceria. O Sexta Jazz desta semana traz este virtuose do violino ao lado de outros ícones do jazz, o saxofonista Phil Woods e o baterista Louis Bellson, numa sessão de dez standards gravados em 1987, incluindo clássicos como "Caravan", "It Might As Well Be Spring", "Have  You Met Miss Jones", Moonlight in Vermont e "Anything Goes".  

Sexta Jazz, nesta sexta, oito da noite, produção e apresentação de Augusto Pellegrini

 

 


AS CORES DO SWING
           (Livro de Augusto Pellegrini)

BANDLEADERS E DISCOGRAFIA


ROBERTO INGLEZ (1913-1978) 

Nome completo – Robert Inglis

Nascimento – Elgin-Escócia

Falecimento – Santiago-Chile

Instrumento – piano

 

Comentário – Apesar tocar swing, o maestro e pianista Roberto Inglez não chega a ser considerado específicamente um músico de jazz, pois seu repertório era composto também por músicas latinas. Mas ele construiu um seu estilo jazz-dançante, e com ele foi um líder de vendas de discos na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina. A sua inclinação pela música latina é relativamente estranha, levando-se em consideração que ele nasceu na Escócia (em 1913, de acordo com alguns pesquisadores, e em 1919, de acordo com outros) e morou no Reino Unido até quase os quarenta anos de idade.  Sabe-se que ele aprendeu piano quando tinha cinco anos e que aos quinze já possuía o seu próprio conjunto musical, chamado Melodymakers. No início da sua carreira, Robert trabalhava como dentista durante o dia para conseguir exercer sua função de músico à noite. Em 1937, quando estudava na Royal Academy of Music, em Londres, Robert conheceu Edmund Ros, de origem venezuelana, que na época tocava na Don Marino Barreto´s Cuban Orchestra. Quando Ros deixou a orquestra para formar seu próprio grupo, ele indicou Robert para substituí-lo e sugeriu a mudança do seu nome para Roberto Inglez por ser ele o único britânico dentro daquela orquestra latina. Algum tempo depois, Roberto Inglez também montou sua própria orquestra e foi contratado pelo Hotel Savoy, uma sofisticada casa de Londres, mas manteve o estilo caribenho que herdara de Edmund Ros, sem deixar de incluir o swing e o fox dançante. Teve discos lançados pelas gravadoras Parlophone e Coral, e depois pela Odeon, que possuía filiais na Espanha e na América do Sul. Seus discos com o molho latino tiveram uma grande aceitação no Brasil, e em 1952 ele foi convidado para fazer duas temporadas, uma no Hotel Casablanca, no Rio de Janeiro, e depois no Lord Hotel, em São Paulo, liderando uma orquestra com trinta músicos, todos brasileiros. No Brasil, Roberto Inglez acompanhou as cantoras Ângela Maria e Dalva de Oliveira, e ficou até 1954, quando se casou e foi morar no Chile. Lá, ele montou a Roberto Inglez y Su Orquestra Romanza, se tornou parceiro do cantor Lucho Gatica, e continuou gravando e se apresentando na América do Sul, em Nova York e em Madri com o mesmo sucesso. Esteve no Brasil para diversas outras temporadas e fez outras gravações pela Odeon. Seu estilo pianístico econômico, com a melodia calcada nos graves extraídos com a mão esquerda, teria influenciado diversos músicos brasileiros, entre os quais Valdir Calmon, Britinho, João Donato e Tom Jobim. Ele se retirou dos meios musicais no início dos anos 1960. De um modo geral, Roberto Inglez não é citado em compêndios e discografias de jazz, possivelmente porque apesar de a sua Orquestra Romanza ter tocado várias vezes em Nova York, ele tenha abandonado o estilo orquestral jazzístico que cultivava nos anos 1940.

 

Algumas gravações: 

Again (Dorcas Cochran-Lionel Newman)

Andalucia (The Breeze And I) (Ernesto Lecuona)

Aquarela Do Brasil (Ary Barroso)

Because Of You (Arthur Hammerstein-Dudley Wilkinson)

Begin The Beguine (Cole Porter)

Dancing In The Dark (Howard Dietz-Arthur Schwartz)

Daybreak (Ferde Grofe-Harold Adamson)

Fantasie Impromptu (Fréderic Chopin)

Heart And Soul (Frank Loesser-Hoagland “Hoagy” Carmichael)

In The Still Of The Night (Cole Porter)

Kalu (Humberto Teixeira)

Laura (Johnny Mercer-Walter Donaldson)

Nocturne (Fréderic Chopin)

Out Of My Dreams (Richard Rodgers-Oscar Greeley Clendenning Hammerstein II)

Rio De Janeiro (Ary Barroso)

Temptation (Arthur Freed-Nacio Herb Brown) 

Tico Tico (José Gomes “Zequinha” de Abreu-Erwin Drake)

Tres Palabras (Osvaldo Farres)

Ya Que Te Vas (Ernesto Lecuona)

segunda-feira, 12 de julho de 2021

 


NOVOCABULÁRIO INGLÊS

(Copyright FluentU) 

(ver tradução após o texto)

 

FROYO 

Here’s another word that has to do with food: FROYO. That’s right, it’s not hard to figure out that FROYO is short for “frozen yogurt”, a cold dessert that’s similar to ice cream and a little bit healthier.


             “On a hot day, you can call me up for a FROYO any time!”

           “They serve the best FROYO in the city.”

 

            “We are ice cream and FROYO fanatics!”

 

 

            

            TRADUÇÃO

 

IOGURTE GELADO

Vamos nós com outra palavra que tem a ver com alimentos: IOGURTE GELADO (“froyo”, em inglês). É fácil entender que a origem de “froyo” é a expressão “frozen yogurt” – iogurte gelado – uma sobremesa fria similar ao sorvete, mas um pouco mais saudável.


            “Num dia quente você pode me chamar para um iogurte gelado a hora em que quiser!”


“Eles servem o melhor iogurte gelado da cidade”.


“Nós somos fanáticos por sorvete e iogurte gelado!”

 

 

 


O SUPER AVIÃO 

          O novo avião super-duper-computadorizado está em pleno voo. Os passageiros, entre jornalistas, cientistas e milionários estão maravilhados vendo o mundo se afastar pelo redondinho da janela.

            Há um frêmito de alegria no ar.

            No meio da emoção, surge a voz pelo alto-falante:

            “Senhores passageiros, bom dia. Sejam benvindos ao voo inaugural do primeiro avião supersônico operado exclusivamente por um computador em terra. Os senhores terão aqui o melhor serviço de bordo totalmente operado por robôs, podendo solicitar bebidas, sucos, apetizers ou refeições dos mais diversos tipos, bastando teclar no menu colocado na mesinha de bordo.

           O nosso tempo de voo entre Paris e Tóquio é de aproximadamente quatro horas, e tentaremos fazer sua viagem a mais agradável possível com vídeos, filmes e música a seu dispor.

            Este avião supersônico, totalmente controlado à distância foi projetado para que não haja nenhum problema operacional, oferecendo aos passageiros a mais completa seguran... a mais completa seguran... bzzz...bzzz... a mais completa seg...   ...   ...”

domingo, 11 de julho de 2021

 


AS CORES DO SWING
           (Livro de Augusto Pellegrini)

BANDLEADERS E DISCOGRAFIA


RED NORVO (1908-1999) 

Nome completo – Kenneth Norville

Nascimento – Beardstown-Illinois-EUA

Falecimento – Santa Mônica-Califórnia-EUA

Instrumento – vibrafone e xilofone

 

Comentário – Red Norvo foi um nome importante no contexto do swing, sendo um dos pioneiros do uso e divulgação do xilofone dentro do jazz (apenas em 1943 ele viria a substituí-lo pelo vibrafone). Desde criança Norvo era chamado de “Red” em virtude dos seus cabelos ruivos. Ele começou a sua vida musical aos quatorze anos, tocando marimba em grupos de vaudeville, onde atuava também como sapateador. No início dos anos 1930, ingressou na orquestra de Paul Whiteman, onde conheceu a cantora Mildred Bailey, com a qual se casou. Durante muito tempo o casal ficou conhecido como “Mr. And Mrs.Swing”, pela grande afinidade que tinham com o estilo. Nessa época Red Norvo gravou duas obras antológicas ao lado de Benny Goodman – “Dance Of The Octopus” e “In A Mist” – evidenciando um grande talento e criatividade. Em 1936 ele formou a sua primeira orquestra, contando com os arranjos de Eddie Sauter, e manteve a formação até 1944. Em 1944, Norvo desfez a sua orquestra e passou a fazer parte do sexteto de Benny Goodman, em substituição ao vibrafonista Lionel Hampton, que deixara o grupo. Em 1946, Norvo tocou na orquestra de Woody Herman, fazendo parte do seu primeiro “herd”. Red Norvo não se limitou a ser o Mr.Swing e fez incursões no campo do bebop ao lado de Charlie Parker e Dizzy Gillespie, e depois montou um trio inusitado ao lado do guitarrista Tal Farlow (mais tarde substituído por Jimmy Rainey) e do baixista Charles Mingus (mais tarde substituído por Red Mitchell), com os quais executou gravações e sessões musicais memoráveis. Em 1961, Norvo chegou a diminuir a intensidade do seu trabalho depois de uma cirurgia no ouvido, mas aos poucos foi recuperando a forma, trabalhando com a banda Newport All-Stars, comandada pelo maestro George Wein, e depois como artista freelancer durante a década de 1970 e parte dos anos 1980. Com a saúde debilitada, após sofrer um enfarte, ele se retirou da música, após cinqüenta e cinco anos de atividade, vindo a falecer aos noventa e um anos, deixando como legado uma grande versatilidade na execução do vibrafone.

 

Algumas gravações 

Cheek To Cheek (Irving Berlin)

Exactly Like You (Jimmy McHugh-Dorothy Fields)

Have Mercy (Chick Webb)

I Can Read Between The Lines (Red Norvo-Peter Tinturin)

I Get A Kick Out Of You (Cole Porter)

I’ll Remember April (Gene DePaul-Don Raye-Patricia Johnston)

Lullaby Of Birdland (George Shearing)

Night And Day (Cole Porter)

1-2-3-4-Jump (Red Norvo-Flip Phillips)

Remember (Irving Berlin)

Some Like It Hot (Gene Krupa-Frank Loesser-Ray Biondi)

Something For The Boys (Cole Porter)

Spider’s Web (Red Norvo)

Sweet Georgia Brown (Ben Bernie-Maceo Pinkard-Kenneth Casey)

There Will Never Be Another You (Harry Warren-Mack Gordon)

You Leave Me Breathless (Friedrich Hollaender-Ralph Freed)

You’re So Desirable (Ray Noble)

Zing! Went The Strings Of My Heart (James F.Hanley)