sábado, 18 de setembro de 2021

 


NOVOCABULÁRIO INGLÊS

(Copyright Vocabulary.Com) 

(ver tradução após o texto)

 

SERENDIPITOUS 

SERENDIPITOUS is an adjective that describes accidentally being in the right place at the right time like bumping into an old friend in some unusual occasion, or finding a hundred dollar bill on the ground. It comes from a fairy tale called “The Three Princes of Serendip” in which three princes make one lucky and surprising discovery after another.  


             “It was SERENDIPITOUS when Thomas found the ring he thought he had lost under the cupboard.”

             “Perhaps the meeting wasn’t SERENDIPITOUS at all…”

 

             “It was pure SERENDIPITOUS coincidence.”

 

             

            TRADUÇÃO 

GOLPE DE SORTE, FORTUITO, FELIZ COINCIDÊNCIA  

Em inglês, “serendipitous” é um adjetivo que descreve alguma coisa que está no lugar certo na hora certa, como se encontrar com um velho amigo numa ocasião totalmente inesperada ou achar uma nota de cem reais no chão.  A expressão vem de um conto de fadas chamado “Os Três Príncipes de Serendip”, no qual três príncipes fazem descobertas maravilhosas, uma após a outra.    

            “Foi muita sorte Thomas ter encontrado debaixo do armário o anel que ele já tinha dado como perdido.”

“Talvez o encontro não tenha sido tão casual assim...”

“Tudo não passou de pura coincidência.”

 

 

 

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

 


     PÁGINAS ESCOLHIDAS

COISAS (1988)
(Augusto Pellegrini)

TRILOGIA – O ENCONTRO

A água está parada e turva na margem do lago sobre o qual eu me debruço fazendo coreografia com os chorões.
“Cuidado, rapaz, esta imagem que vês ao lado da tua bem pode ser uma sereia, fascinante e bela como as ondas do mar, mas pérfida como os seus abismos”.
Há realmente uma sereia sorrindo para mim no espelho opaco das águas. Os mais lindos olhos, o sorriso mais ameno e os cabelos flutuando ao vento.
Nada mudou, mas agora tenho solidão a dois.
“Encontraste essa deusa na água e te apaixonaste por ela. Cuidado, digo-te mais uma vez, pois a água é mística e os seus mistérios são insondáveis”.
Já somos um casal de mãos entrelaçadas e percorremos o parque entre velhas árvores e ruídos silvestres.
Nossos lábios murmuram palavras que só nossos ouvidos escutam. O dia entardece e entardecemos nós dois. Vem a vontade doida de amar – por que você me fita com esses olhos de amor? – e tudo deixou de ser paz para mim.
Então sorrio – “por que esse sorriso tolo, se a natureza é a tua única companhia? – e tenho como retribuição a tua expressão de enigma.
E aí, caímos em transe.

(Encontro inesperado num fim de tarde, em plena natureza)


 

terça-feira, 14 de setembro de 2021

 



SINOPSE DO PROGRAMA SEXTA JAZZ DE 12/04/2019
RÁDIO UNIVERSIDADE FM 106,9 Mhz
São Luís - MA 

ARTIE SHAW GREATEST HITS

O jazz se vestia de glamour na época das grandes orquestras, dos grandes salões e dos grandes maestros-solistas. Fazendo parte das orquestras mais reverenciadas - ao lado de Benny Goodman, Tommy Dorsey e Glenn Miller - Artie Shaw ajudou a revolucionar a Era do Swing com uma orquestra que irradiava o som do jazz convencional sem abdicar de certos instrumentos e efeitos na música de salão ainda presentes nos anos 1930. A orquestra de Artie Shaw soube equilibrar muito bem a harmonia e o improviso típicos do jazz com naipes de violinos e tambores selvagens, com um resultado fascinante e envolvente. Artie Shaw foi também um dos inovadores que transformaram uma grande orquestra em pequenos combos, e deu uma lição de patriotismo ao deixar para trás todo o conforto dos salões de Nova York e Chicago por um engajamento junto aos soldados americanos na cruenta guerra do Pacífico, onde tocava em meio a chuvas tropicais, pântanos e mosquitos. Como clarinetista, Shaw possuía uma habilidade ímpar, como celebridade ele balançou o mundo pop da época e como galã ele se casou oito vezes com algumas das mulheres mais fatais da América. O programa desta sexta-feira mostra gravações de 1938 a 1941 e traz entre os músicos as figuras de Billy Butterfield (trompete), Ray Conniff (trombone), Buddy Rich (bateria) e Tony Pastor (sax-tenor).   

Sexta Jazz, nesta sexta, oito da noite, produção e apresentação de Augusto Pellegrini

                                                                                                                                    

 

 

 

 

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

 


EU E A MÚSICA

A SÃO PAULO DE ADONIRAN BARBOSA

Parte 2

Por trabalhar dentro de uma linha de composição mais voltada para a canção e para a bossa, foi com muita surpresa que recebi em 1974 um convite para ingressar na ala de compositores de uma escola de samba, no caso a paulistana Pérola Negra, que na época era recém-egressa do Grupo B.
O convite partiu de um dos integrantes da ala, um engenheiro chamado Francisco Siqueira, sambista bissexto que eu conheci por força do meu ofício na época, o nada romântico trabalho de inspecionar equipamentos industriais, o que eventualmente estava acontecendo na empresa onde ele era o gerente industrial.
A princípio relutei em aceitar, pois aquilo ia contra todas as convicções musicais que eu havia cultivado até então – jazz, samba-canção, bossa nova – mas dada à insistência do Chico acabei aceitando o desafio.
Fiquei na agremiação durante seis anos, onde fiz parceria com Chico Siqueira e com outros compositores, participei das festividades regulares da escola, dos eventos de samba de quadra, dos ensaios de rua, das escolhas dos sambas-enredos, e logrei ser o vencedor em 1979 com o samba “Carnaval, Intrigas e Opiniões” – cujo tema era as discussões sobre a origem do samba – feito em parceria com meu depois compadre Nelson “Zurumba” Gengo (a música foi gravada em LP 230023 pela CBS e elogiada em um artigo de 15 de fevereiro de 1979 publicado no Jornal do Brasil pelo crítico musical José Ramos Tinhorão, um luxo!).

Até parece que o samba
procura imitar a vida
as divergências da história
permanecem na memória.
Nascido no Cariri,
ou então em Salvador,
se veio da ginga dos bambas
ou do jongo do interior,
importante é conseguir
unir todas as correntes,
fazendo com alegria
o canto da nossa gente

Samba, sambé, sembahó
ou sambaquixaba,
passado que todos discutem,
futuro que nunca se acaba.

Eram castanholas e pandeiros,
depois flauta e cavaquinho.
Intrigas e opiniões
jamais dividirão
os nossos corações.
No céu um repinique de estrelas
mostrando o carnaval de amanhã,
na terra virá a Pérola Negra
sambando ao som de Aldebarã

(“Carnaval, Intrigas e OpiniõesAugusto Pellegrini e Nelson “Zurumba” Gengo)

Por ocasião dos desfiles, os compositores eram também responsáveis pela harmonia da escola, o que nos permitia participar deles como um todo, percorrendo o trajeto do desfile em toda a sua extensão, indo e voltando, e tentando manter as diversas alas cantando em uníssono e com entusiasmo, evitando também o aparecimento de espaços em branco entre os sambistas, o que a nomenclatura do samba chama de “buraco”.
Era empolgante a gente se sentir iluminado pelos holofotes, sustentados por uma bateria vibrante e por uma alegria contagiante que descia em cascata das arquibancadas para a avenida, que naquele tempo ainda não era chamada de “passarela do samba”.
Durante o ano a escola se dividia em múltiplas atividades, todas voltadas para a execução do desfile perfeito no Carnaval seguinte. A bateria ensaiava paradinhas e filigranas sob a batuta do seu mestre; o cantor principal, chamado de “puxador” cantava o samba-enredo por horas a fio para afinar as cordas vocais e fazer com que todos os elementos da escola memorizassem a música; as costureiras, em geral familiares dos participantes, produziam as fantasias elaboradas pelo diretor de carnaval, que acumulava as funções de figurinista; os artistas plásticos se confinavam em galpões escondidos dos olhos do mundo e preparavam as alegorias e os carros alegóricos.                                                                       
Foi nesse ambiente ímpar que eu conheci uma figura também ímpar do poeta popular Adoniran Barbosa.
Adoniran era o mais legítimo intérprete das coisas de São Paulo, ao lado do conjunto Os Demônios da Garoa, do sambista Germano Mathias e dos quase desconhecidos Talismã e Geraldo Filme (estes últimos compositores de escolas de samba paulistanas), e se dava ao luxo de atentar contra a língua portuguesa sem o menor pudor, uma homenagem aos seus avós que como tantos outros italianos aportaram na cidade no final do século 19 para tentar uma vida mais digna.
Adoniran foi um batalhador em busca de um lugar ao sol, trabalhando como comediante, locutor e cantor tão logo conseguiu vislumbrar a oportunidade de mostrar o seu talento nas ondas do radio.
Entre outras coisas, Adoniran também era um compositor que não conhecia teoria musical. O espírito urbano das suas composições retratava o ator que morava nele, às vezes histrião, às vezes irônico, às vezes dramático, como de resto o era a sua interpretação como cantor.
De certa forma éramos dois peixes fora d’água que se encontravam no mesmo lugar, sob o mesmo céu estrelado, sem ter muita relação histórica com o que se passava ao redor.
Havíamos aceitado o desafio, eu como compositor, ele como protagonista, e estávamos no mesmo barco até que o mesmo chegasse ao nosso porto seguro.
Numa escola de samba, a pessoa homenageada com o tema assume a condição de padrinho ou madrinha da associação durante o período que vai da escolha do tema pela comissão de carnaval até o dia do desfile.
Nessa condição, ela frequenta a escola durante os ensaios, decide se vai desfilar e de que forma irá desfilar e se torna amigo de todos, desde os membros da diretoria até o sambista de ala mais humilde, embora poucas vezes esta amizade se prolongue depois do carnaval.
Um dos pontos altos da celebração é a escolha do samba-enredo, quando o personagem do tema participa de uma festa com direito a ouvir e apreciar mais de uma dezena de sambas feitos em sua homenagem.
Adoniran não era habituado a comparecer a ensaios, pois os mesmos duravam horas a fio, e o poeta, apesar de apreciar o sereno que lhe dava inspiração, não tinha na alma a retumbância dos surdos e dos alto-falantes. Ele preferia o aconchego de uma cantina ou de uma esquina à luz de um poste, onde ele podia sussurrar poesia com sua pouca voz ao lado de uma taça de vinho ou de um violão solitário e preguiçoso.
Aparentemente, Adoniran não chegou a se comover pelo fato de ser cantado em prosa e verso. Ele, que já cantara tantos personagens, fictícios ou não – Iracema, Ernesto, Nicola, Malvina, Pafúncia, Mato Grosso, Joca, Geralda – sabia conviver perfeitamente com essa inversão de papeis.
No entanto, na noite da escolha do samba-enredo ele lá estava, de bigodinho aparado, chapéu e gravata borboleta – só faltava o cachecol que o acompanhava nas noites garoentas de São Paulo – e se mostrava muito animado.
Seus olhos miúdos brilhavam com a intensidade dos olhos de um gato e seu sorriso com o canto da boca equilibrava o costumeiro cigarro sem filtro que aceleraria a sua morte oito anos depois.
Ele percorreu várias mesas para cumprimentar as pessoas que o aplaudiam, subiu ao palco para receber homenagens enquanto era saudado pelo presidente da escola – o que de certa forma o constrangeu, homem simples que era – e terminou na chamada “mesa da diretoria” onde sentavam alguns diretores e compositores, e onde a cerveja rolava ao som do samba.
Amante de um bom uísque, Adoniran foi presenteado com uma garrafa e um balde de gelo, com o que se regalou.
Um diretor se desculpou pela pobreza da agremiação, que na impossibilidade de lhe oferecer algo mais requintado optou pelo brasileiríssimo Old Eight e algumas peças de frango a passarinho feito por uma das tias da escola.
Adoniran se limitou a responder – “num tem portança” – e em pouco mais de uma hora secou a garrafa.