sábado, 3 de junho de 2017






A MAGIA DA CHAMPIONS LEAGUE

(publicado no Caderno de Esporte do jornal O Imparcial de 02/06/2017)

A Liga dos Campeões da UEFA - oficialmente "UEFA Champions League" - é um torneio que reúne os melhores times do continente europeu, elencados de acordo com sua classificação nos campeonatos domésticos, e existe desde 1955. Seu charme em termos de apelo é apenas comparável às Copas do Mundo e o troféu oferecido ao clube vencedor é o mais prestigiado do futebol europeu.
 O mundo do futebol é organizado de modo que seja mantido um calendário atraente tanto para o público como para os patrocinadores, numa época em que a cada dia crescem as oportunidades de "fazer dinheiro" com o lazer.
Os atletas e todos aqueles que vivem do esporte têm que adaptar seu calendário e seu fuso horário às demandas exigentes que esta exposição lhes dá.
O futebol nasceu pobre e nu, mas com o passar do tempo, ele foi recebendo "upgrades" naturais, passando pela fase do amadorismo, desde as suas origens até o início do século 20, dando vez ao profissionalismo, que começou timidamente e com ressalvas, até ingressar na fase do capitalismo selvagem, agora em pleno século 21. 
Sua atração propiciou a abertura para continentes onde até então poucas pessoas se interessavam pela matéria, adotou a tecnologia como base de trabalho e fez sua inserção no mundo globalizado com status de gerenciador de amizades.
O futebol se organizou de modo a formar jogadores a partir de categorias menores, estabeleceu um intercâmbio de atletas e de ideias e se tornou uma vitrine fantástica apresentada por meio de espetáculos que congregam milhares de assistentes e milhões - às vezes bilhões - de espectadores nas competições entre os seus diversos times através de torneios como campeonatos nacionais e continentais e das copas internacionais e intercontinentais.
Em todos os países e em todos os continentes o futebol virou artigo de exportação e é tratado como commodity.
Voltando ao "caput" inicial, a Champions League é hoje em dia o "grand finale" de toda essa força que une os torcedores e as nações em termos de futebol. 
A sua edição da temporada 2016-2017 será encerrada amanhã, sábado, entre o Real Madrid e a Juventus de Turim em partida realizada no Millennium Stadium em Cardiff, País de Gales, trazendo de volta um dos grandes clássicos da Europa.
O Real Madrid, maior vencedor da Champions,  já conquistou o torneio onze vezes e luta por um atual bicampeonato, ao passo que a Juventus foi campeã apenas duas vezes. Ambos se enfrentaram na final de 1997-1998 em Amsterdã com vitória do Real por 1x0.
Os maiores vencedores da Champions League são Real Madrid (11 vezes), AC Milan (7 vezes), Bayern München, Barcelona e Liverpool (5 vezes).
Apenas 22 clubes conseguiram o título, dos 39 que chegaram às finais. O jogador mais vezes vencedor foi o espanhol Francisco Gento, que levantou a taça seis vezes atuando pelo Real Madrid.
O torneio foi realizado pela primeira vez na temporada 1955-1956 com o nome de European Champions Club Cup (Taça dos Campeões) e seguiu com este nome até a temporada de 1991-1992, quando foi rebatizado para UEFA Champions League (Liga dos Campeões), e assim permanece até hoje. 
No total, 49 jogadores brasileiros já levantaram o troféu ao longo do tempo, passando por Didi, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho. Sávio e Roberto Carlos, jogando juntos pelo Real Madrid, e Daniel Alves, jogando pelo Barcelona, são os brasileiros mais vezes campeões do torneio, com três títulos cada.
Daniel estará buscando a sua quarta conquista, desta vez com a Juventus. Lá também estarão Neto, Alex Sandro e Hernanes lutando pelo primeiro título europeu. 
Do outro lado, pelo Real, estarão Casemiro e Marcelo (campeões na temporada passada) e Danilo (pela primeira vez) tentando carimbar a taça.

Obs: O jogo terminou com a vitória do Real Madrid por 4x1.
 
   
 

quinta-feira, 1 de junho de 2017




O SILÊNCIO

Quando você me olha
E não fala nada
Eu sinto um vazio imenso
Dentro da alma

Quando você me olha
E permanece muda
Eu sinto vontade imensa
De pedir ajuda

Quando você me olha
E não diz uma palavra
Eu sinto espinhos rasgando
A minha alma escrava

Quando você me olha
Com seu olhar de censura
Eu sinto que a luz do dia
Fica lentamente escura

Quando você me olha
E mostra reprovação
Eu me sinto um marinheiro
No olho do furacão

Quando você me olha
Com aquele olhar intenso
Eu sinto que há mil palavras
Por detrás do seu silêncio

Quando você me olha
Com o seu olhar oblíquo
Eu me sinto incomodado
Com seu emudecer contínuo

Mas quando você me olha
Com um olhar malicioso
Sinto ganas de dizer
Mil palavras que não ouso


Jun 2017

 

segunda-feira, 29 de maio de 2017




NÃO VOU JAMAIS AMAR

(samba composto em 1976)

Me vejo perdido num canto
A chorar de aflição
Passado, saudade
Lembrança, desilusão
Palavras que têm consistência
Num samba, é verdade
Mas que na realidade
Só fazem magoar um coração

Pedaços da minha vida
Espalhados ao chão
Colhidos e reconfessados
Por meu violão

Se toda a filosofia
Pudesse assim demonstrar
Toda a verdade contida
Num samba na mesa de um bar
Confesso, então eu diria
Ironia, melhor não falar
Em samba e na poesia
Não vou jamais amar