AS CORES DO SWING
(Livro de Augusto Pellegrini)
BANDLEADERS E DISCOGRAFIA
RED NICHOLS (1905-1965)
Nome completo – Ernest Loring Nichols
Nascimento – Ogden-Utah-EUA
Falecimento – Las Vegas-Nevada-EUA
Instrumento – corneta e trompete
Comentário – Red Nichols foi um dos trompetistas
mais famosos dos anos 1920, e ele alcançou grande notoriedade porque já naquela
época os seus discos eram vendidos na Europa (ao contrário de Bix Beiderdecke e
Louis Armstrong, aos quais ele chegou a ser comparado). Filho de um professor
de música, Nichols ganhou o apelido de “Red” por causa dos seus cabelos ruivos,
e aprendeu a tocar corneta com 12 anos de idade. Red Nichols começou a se
interessar pelo jazz influenciado pela Original Dixieland Jass Band. Em 1923,
ele se juntou à orquestra Miff Mole and His Little Molers que posteriormente se
transformou na sua própria banda, a qual chamou Red Nichols and His Five
Pennies, contando com o próprio trombonista Miff Mole e com o saxofonista e
clarinetista Jimmy Dorsey. Ele também fez diversas apresentações e gravações
com o seu grupo utilizando outros nomes – The Arkansas Travelers, The Red
Heads, The Louisiana Rhythm Kings e The Charleston Chasers. Neste período,
foram incorporados ao grupo os músicos Benny Goodman, Glenn Miller, Jack
Teagarden, Pee Wee Russell, Joe Venuti, Eddie Lang, Adrian Rollini e Gene
Krupa, o que adicionou um incipiente swing
ao seu estilo, que era voltado para o dixieland.
Os Five Pennies foram muito solicitados nos salões locais, tocando uma música
incomum, com intervalos diferenciados e escalas que fugiam ao modelo da época.
Problemas com a Depressão fizeram com que Nichols encerrasse as atividades do
conjunto em 1932, embora ele mantivesse um grupo não oficial que se apresentava
de vez em quando em lugares diferentes. Em 1944, Nichols passou uma temporada
trabalhando na Casa Loma Orchestra dirigida pelo maestro Glen Gray, e em 1945
ele retomou os Five Pennies, agora como um sexteto mais voltado para o jazz
tradicional. Apesar de pretender tocar swing,
sua música sempre teve um forte acento dixieland,
o que o manteve longe do carisma das big
bands. Nichols se mudou para a Califórnia, onde continuou fazendo um
relativo sucesso com os Five Pennies durante os anos 1950. Os últimos anos da
sua carreira foram dedicados a constantes turnês pelos Estados Unidos, até que
um ataque cardíaco provocou a sua morte em 1965, quando tinha sessenta anos de
idade. Red Nichols se manteve musicalmente em atividade desde os anos 1920 até
os anos 1960.
Algumas gravações
Alabama Stomp (James P.Johnson-Henry Creamer)
Bugle Call Rag (Jack
Pettis-Elmer Schoebel-Billy Myers)
Carolina In The Morning (Walter Donaldson-Gus Kahn)
China Boy (Phil
Boutelje-Dick Winfree)
Davenport Blues (Bix
Beiderbecke)
Five Pennies (Red
Nichols)
Harlem Twist (Fud
Livingston-Chauncey Morehouse)
Hot Lips (Henry
Busse-Henry Lange-Lou Davis)
I’m Just Wild About Harry (Eubie Blake-Noble Sissle)
I’ll See You In My Dreams (Isham Jones-Gus Kahn)
Mississipi Mud (Harry
Barris)
Stampede (Fletcher
Henderson)
Sugar Foot Strut (Billie
Pierce-Henry Myers-Charles Schwab)
That’s A Plenty (Lew
Pollack-Ray Gilbert)
That’s No Bargain (Red
Nichols)
The Sheik Of Araby (Harry Beasley Smith-Ted Snyder-Francis Wheeler)
There’ll Come A Time (Wingy Manone-Miff Mole)
Washboard Blues (Hoagland
“Hoagy” Carmichael)