AS CORES DO SWING
(Livro de Augusto Pellegrini)
BANDLEADERS E DISCOGRAFIA
CHARLES MINGUS (1922-1979)
Nome completo – Charles Mingus, Jr.
Nascimento – Nogales-Arizona-EUA
Falecimento – Cuernavaca-México
Instrumento – baixo e piano
Comentário – Quer pela força e magnetismo emanados
pelo seu contrabaixo acústico, quer pelos intrincados horizontes da sua obra,
Charles Mingus é um dos mais comentados e controvertidos músicos da história do
jazz. Baixista, pianista e compositor, ele também escreveu o seu nome como
condutor de uma orquestra que foi construída para transmitir os seus anseios e
frustrações. Quando criança, Charles cresceu dentro de padrões muito rígidos e
era basicamente obrigado a ouvir apenas música religiosa. No entanto, ele não
se furtava em escutar às escondidas discos de jazz, como os da orquestra de
Duke Ellington. Esta duplicidade de gêneros acabou sendo responsável pela
consolidação de um estilo emotivo e bluesístico que acompanhou Mingus durante
toda a sua vida. Ele começou profissionalmente em 1943 tocando contrabaixo com
o grupo de Louis Armstrong, passando em 1947 para Lionel Hampton e mais tarde,
em 1950, para a banda de Red Norvo. Em 1955, Mingus criou um grupo que promovia
workshops especializados em executar
as suas músicas. Este grupo fazia um trabalho muito bem elaborado no qual
misturava blues, rhythm & blues, gospel,
música clássica moderna, música latina e bebop,
e seria o embrião da sua futura orquestra. Como elemento regulador do seu som
híbrido estava a música de Duke Ellington, que Mingus continuava a considerar o
“agente motivador” das suas criações. Como contrabaixista Charlie Mingus foi um
músico ímpar. Seu ritmo era muito marcante, e sua pulsação tão forte que o som
do seu instrumento se sobressaía do restante da orquestra. Como pessoa, ele era
imprevisível, alternando instantes de grande lirismo e ternura com momentos de
intensa angústia e irritação, e esta alteração de humor acabou fazendo parte da
sua música. Até pouco antes de morrer, vítima de uma esclerose paralisante, ele
conduziu a sua orquestra elaborando arranjos surpreendentes que fugiam do
convencional e extraíam sonoridades diferentes das usuais. Charles Mingus se manteve musicalmente ativo
por cerca de quarenta anos.
Algumas gravações
A Colloquial Dream (Scenes In The City) (Charles Mingus)
Cumbia & Jazz Fusion (Charles Mingus)
East Coasting (Charles
Mingus)
Fables Of Faubus (Charles
Mingus)
Good-Bye, Pork Pie Hat (Charles Mingus)
Meditation On Inner Peace (Charles Mingus)
Mingus Fingers (Charles
Mingus)
Moanin’ (Bobby
Timmons)
Mood Indigo (Irving
Mills-Barney Bigard-Duke Ellington)
My Jelly Roll Soul (Charles Mingus)
Orange Was The Color Of Her Dress, Then Silk Blues (Charles Mingus)
Peggy’s Blue Skylight (Charles Mingus)
Pithecanthropus Erectus (Charles Mingus)
So Long, Eric (Charles
Mingus)
Three Or Four Shades Of Blues (Charles Mingus)
Ysabel’s Table Dance (Charles Mingus)