quinta-feira, 31 de março de 2011

SEXTA JAZZ COM ANDREA CANTA

  

As andanças pelo mundo afora do músico maranhense Nosly sem dúvida lhe renderam muitos dividendos em termos de estudo, vivência e aprimoramento. Ainda bem que, de vez em quando, ele divide com a gente a experiência e o conhecimento adquiridos em outras terras, de modo que estes dividendos acabam rendendo juros também por aqui.
Assim, foi Nosly o responsável por trazer a lume a cantora Andrea Canta, nascida na Alemanha – Düsseldorf, para ser mais preciso – mas vestida com todas as roupas da latinidade e da moderna música internacional.
O projeto foi na verdade uma prévia do que se pretende fazer em outubro deste ano no III Lençóis Jazz & Blues Festival, um trabalho lapidado pelo dublê de músico e produtor Tutuca.
É a terceira vez que a cantora visita o Brasil, onde já esteve participando de shows e de workshops numa intensa troca de experiência entre os valores musicais aprendidos na sua terra natal e aqueles que ela vem descobrindo pelo mundo.
Como seu próprio nome indica, Andrea canta, e canta muito bem. Quem conferiu sua apresentação na quinta-feira 24 de março no Botequim, sabe do que eu estou falando.
Acompanhada pelo próprio Nosly no violão, além de Jair Torres na guitarra, Mauro Sérgio no baixo e Isaías Alves na bateria – com direito a canja do saxofonista Sávio Araújo – Andrea passeou por diversos estilos que variaram entre a música popular brasileira, o reggae, o soul, os ritmos latinos e o pop internacional, além de alguma investida no jazz, tudo com muita alegria e firmeza de quem sabe o que está fazendo.
Andrea Canta adquiriu uma vasta experiência ao trabalhar com grandes nomes da música moderna nos Estados Unidos, na Inglaterra, em Cuba e na Jamaica.
Ela confessa seu fascínio desde muito jovem pela música brasileira e cubana, fazendo com que desenvolvesse um trabalho baseado nessas influências, o que acabou por levá-la a Havana onde gravou com uma das mais conceituadas bandas daquelas bandas, a Ng La Banda.
Ela tem também experiência como compositora e produtora de estúdio, com gravações realizadas pela EMI, Wea, Highlife Time e outras, incluindo nos seus trabalhos “cuts” da world music e da dance music e a música “Beachball”, um hit internacional gravado ao lado do grupo Nalin & Kane.
Vocês têm um encontro marcado com Andrea Canta e a sua música nesta sexta-feira, dia 1 de abril – de verdade! – no Sexta Jazz da Rádio Universidade, oito da noite.
Lá, vamos ouvir a música de Andrea Canta e uma entrevista curiosa em half English – half Portuguese.
Bilíngüe, como a própria música de Andrea exige.