sábado, 14 de maio de 2016





A SUPREMACIA DAS AMÉRICAS


Apesar de o futebol ter suas origens no Continente Europeu, o primeiro torneio oficial realizado entre seleções de países do mesmo continente foi disputado na América do Sul. Foi a Copa América, que teve a sua primeira edição jogada em 1916 quando ainda se chamava Campeonato Sul-Americano de Seleções.
Na verdade, em 1910 a Argentina realizou um torneio teste com o nome de Copa Centenario de La Revolución de Mayo com a participação dela mais o Chile e o Uruguai, tendo como convidados alguns clubes portenhos – Alumni, Liga de Rosario e Belgrano – a fim de estabelecer um número aceitável de disputantes.  Os argentinos venceram e se autoproclamaram campeões das Américas, mas o torneio não foi reconhecido como oficial.
Seis anos depois, também na Argentina, foi disputada a primeira edição pra valer, coincidindo com a fundação da Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL), tendo a participação da Argentina, do Brasil, do Chile e do Uruguai. Desta vez os uruguaios venceram, repetindo a dose em 1917 em Montevidéu.
Em 1919 deu Brasil, que venceu o Uruguai no Estádio das Laranjeiras por 1x0, conquistando o seu primeiro título internacional. O gol, anotado por Arthur Friedenreich inspirou Pixinguinha a compor o choro “Um a Zero” – que muito tempo depois ganhou uma letra de Nelson Ângelo, um velho conhecido do Clube da Esquina. O Brasil repetiria a façanha em 1922, centenário da sua independência, sendo o título também conquistado nas Laranjeiras no meio de muita reclamação dos uruguaios.
Até 2016 foram realizadas 29 disputas sob o nome de Campeonato Sul-Americano de Seleções (de 1916 a 1967) e 15 disputas como Copa América (de 1975 até 2015), e os grandes vencedores foram Uruguai (15 vezes), Argentina (14 vezes) e Brasil (8 vezes).
Os maiores goleadores da competição, somando todas as edições das quais participaram, foram Norberto Méndez (Argentina) com 17 gols em 1945, 1946 e 1947, Zizinho (Brasil) também com 17 gols em seis torneios, de 1942 a 1957, Teodoro Fernández (Peru) com 15 gols em seis edições, de 1935 a 1947 e Severino Varela (Uruguai) também com 15 gols, em 1937, 1939 e 1942.  
O recorde de artilharia em um só torneio é de 9 gols e pertence a Jair Rosa Pinto (Brasil), em 1949, Humberto Maschio (Argentina), em 1957 e Javier Ambrois (Uruguai) também em 1957.
Os jogadores brasileiros que mais jogaram a Copa América foram Zizinho (33 vezes), Taffarel (25 vezes) e Djalma Santos (22 vezes), mas o recordista absoluto é o goleiro chileno Sergio Livingstone, com 34 participações.  
A fim de celebrar o centenário do torneio e da fundação da CONMEBOL, esta Copa América será uma edição especial, sendo pela primeira vez disputada em gramados fora da América do Sul, com a participação ampliada para 16 países, com a inclusão de Estados Unidos, México, Costa Rica, Jamaica, Panamá e Haiti somados às dez seleções sul-americanas – por ordem alfabética Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
As partidas serão jogadas em dez estádios de norte a sul, leste a oeste, incluindo aí o famoso Rose Bowl, de Pasadena, com capacidade para 92,5 mil pessoas, o MetLife Stadium, de Nova Jersey, para 82,5 mil e o NRB Stadium, de Houston, para 71,7 mil.
Com exceção do Equador, da Venezuela, e dos países na América do Norte e do Caribe todos os participantes já experimentarem pelo menos uma vez o gosto de dar a volta olímpica como campeões da América.
O Brasil é cabeça de chave do Grupo B e tem Equador, Haiti e Peru como adversários na primeira fase, uma tarefa considerada fácil mesmo tendo em vista a ausência de Neymar e a pouca produção que a seleção brasileira tem apresentado ultimamente, fruto de um esquema de jogo ultrapassado e de convocações equivocadas.
Os dois primeiros colocados deste grupo cruzarão na sequência com os dois melhores classificados no Grupo A, que reúne Estados Unidos, Colômbia, Costa Rica e Paraguai.
Aqui estará em jogo nada mais do que a supremacia das Américas.     
Será o primeiro grande desafio para o técnico Dunga, cuja imagem está atualmente desgastada e sofre resistências dentro da própria CBF. O segundo desafio será a conquista do ouro olímpico, em agosto, com uma visibilidade bem maior por se tratar de uma competição que o Brasil nunca venceu, com a responsabilidade de apagar a pálida imagem deixada pela Copa do Mundo de 2014.
  
(artigo publicado no caderno Super Esportes do jornal O Imparcial de 13/05/2016)


segunda-feira, 9 de maio de 2016





ONLY THE ENGLISH COULD HAVE INVENTED THIS LANGUAGE
(DIZER QUE APENAS OS INGLESES CONSEGUIRIAM INVENTAR ESSA LINGUAGEM PODE SER UM TANTO EXAGERADO, MAS EXISTEM ALGUMAS CURIOSIDADES INTERESSANTES NESTE IDIOMA, QUE VALEM A PENA SER ANALISADAS NESTA TRADUÇÃO)

Começaremos com BOX, cujo plural é BOXES,
mas o plural de OX é OXEN, não é OXES.
Existe a ave chamada GOOSE, e duas delas a gente chama de GEESE,
porém o plural de MOOSE nunca será MEESE.
Você pode ter um MOUSE solitário ou um ninho cheio de MICE,
todavia o plural de HOUSE é HOUSES, não é HICE.

Se o plural de MAN é sempre MEN,
então o plural de PAN não deveria ser PEN?
Eu falo do meu FOOT e mostro os meus FEET,
e posso lhe dar uma BOOT, cujo par seria BEET?
Se um dente é um TOOTH e todos os dentes são TEETH,
por que então o plural de BOOTH não é BEETH?

Então, para "um" usamos THAT e para três seriam THOSE,
mas o plural de HAT nunca será HOSE.
E o plural de CAT é CATS, não COSE.
Nós falamos de um BROTHER e também de uma BRETHREN,
mas nós falamos MOTHER, e nunca dizemos METHREN.
E os pronomes masculinos são HE, HIS e HIM,
mas imagine os femininos: SHE, SHIS e SHIM!

Vamos enfrentar a realidade - o Inglês é uma língua maluca.
Não existe nenhum EGG na EGGPLANT ou nenhum HAM no HAMBURGER;
e também não existem APPLE nem PINE no PINEAPLE.
Os bolos ingleses chamados MUFFIN não foram inventados na Inglaterra...
Nós achamos que tudo em inglês é muito bem explicado,
mas se começarmos a explorar seus paradoxos,
veremos que QUICKSAND funciona lentamente e que os RINGS de pugilismo são quadrados,
 e que um GUINEA PIG não é proveniente de Guiné nem é um PIG.

E por que os WRITERS WRITE mas os FINGERS não FING,
GROCERS não GROCE e HAMMERS não HAM?
Não parece estranho que você pode fazer AMENDS, mas não pode fazer uma AMEND?
Se você tiver um punhado de ODDS AND ENDS e se livrar de todos com exceção de um,
como você se referiria a isso?
Se TEACHERS TAUGHT, então PREACHERS não deveriam PRAUGHT?
Se um VEGETARIAN come VEGETABLES, o que um HUMANITARIAN come?

Às vezes eu penso que aqueles que crescem falando Inglês
deveriam ser confinados a um asilo para os verbalmente insanos.
Em qual outro idioma as pessoas RECITE AT A PLAY e PLAY AT A RECITAL?
A gente SHIP BY TRUCK mas SEND CARGO BY SHIP.
Nós temos narizes que RUN e pés que SMELL.
Nós estacionamos num DRIVEWAY e dirigimos num PARKWAY.
E como pode uma SLIM CHANCE e uma FAT CHANCE ser a mesma coisa,
enquanto A WISE MAN e A WISE GUY são exatamente opostos?