sábado, 19 de março de 2022

 


O DIA MAIS LINDO 

1968

(Samba de Augusto Pellegrini)

 

O dia mais lindo do pobre

É o feriado

Ele pode descansar

Falou com os amigos

Dormiu de madrugada

Não tem que levantar

Esquece o relógio do ponto

Esquece o olhar do patrão

Esquece a sineta do almoço

Esquece a produção

 

Da porta do bar vê passeando na avenida

A gente bonita que tem alta posição

Vive imponente, a na certa anda esquecida

Que os dois vão repousar no mesmo chão

 

O dia mais lindo do pobre

É o feriado

Ele pode descansar

Ganhando no mole

O dinheiro miserável

Que a lei mandou pagar

Feriado de santo de igreja

Ou com desfile militar

Mas vem a danada certeza

Do dia se acabar

 

O dia mais lindo do pobre

É o feriado

Cada jogo uma emoção

Chutou muita bola

No terreno do lado

Fez gol de seleção

Feriado de santo de igreja

Ou com desfile militar

Mas vem a danada certeza

Do dia se acabar
(É ou não é?)

Do dia se acabar

 

sexta-feira, 18 de março de 2022

 


NOVOCABULÁRIO INGLÊS

(Copyright FluentU)

Commonly mispronounced words in the English language 

(ver tradução após o texto)

 PRONUNCIATION   

Ironically, many people mispronounce this word! It’s that sneaky dropping of the “o” from the word that is confusing.   

Say: pruh-nun-see-AE-shun

                       
                                                            TRADUÇÃO 

Palavras muito comuns de serem pronunciadas erradamente na língua inglesa 

PRONUNCIATION (PRONÚNCIA)

Ironicamente, muita gente pronuncia esta palavra (pronunciation) de forma errada! O que confunde é o som descendente do “o” no final da palavra.  

Diga: prou-nan-si-EI-shan

 

 

quarta-feira, 16 de março de 2022

 

                                                Joe Pass

O IMPROVISO NO JAZZ
(Augusto Pellegrini)
 

(Parte 3) 

No jazz isto não acontece, pelo simples fato de que o intérprete jazzista, por mais que memorize certas improvisações, sempre adicionará ou omitirá algum detalhe, levando em consideração o seu “mood” no momento da execução, a interação com os outros instrumentos e a sua criatividade pessoal.

Isto porque o jazz baseia a sua sonoridade em uma peculiaridade que o diferencia dos outros gêneros musicais, tendo como base dois elementos importantes que não existiam na música erudita e não estão presentes em boa parte das músicas modernas: as blue notes (algumas notas diminuídas na escala diatônica tradicional, conferindo à interpretação uma nova escala) e o off-beat (inversão na batida convencional, provocando uma acentuação rítmica não convencional).

Estas são algumas características do jazz, e o músico que não se identifica com elas jamais produzirá o verdadeiro jazz.

O jazz precisa ter também um balanço todo especial, que conhecemos por swing. Além do mais, ele também necessita de espontaneidade, vitalidade e de um correlacionamento entre os executantes que dispensa, embora não exclua, uma regência ou partituras escritas.

Finalmente, o jazz necessita de um fraseado e de uma sonoridade que espelhem a individualidade de cada músico, quer nos solos quer nas intervenções em conjunto.

O músico de jazz precisa possuir estas características, isto é, ter muita alma e muito “feeling”. Isto significa ter uma sensibilidade aguçada que extrapola o puro e simples conhecimento técnico na execução do instrumento ou na interpretação vocal. E é esse swing, essa interação e essa sensibilidade que propiciam o improviso do músico.

O jazzista deve “sentir” cada passagem da melodia de uma maneira muito particular e expressar o seu sentimento em termos de música obedecendo não apenas o que lhe diz o seu instinto, mas também o que determina a concepção do verdadeiro jazz.

O estilo conhecido como “swing” ou o jazz das “big bands”, que possuem como uma das características a formação de naipes de instrumentos que produzem sons harmônicos dotados de blue notes e de off-beats, têm como base arranjos escritos em partituras, o que evita sons desencontrados de instrumentos do mesmo naipe e valoriza a linha harmônica dos instrumentos quando executados em conjunto. No entanto, os solos individuais permitem que os músicos desenvolvam os seus improvisos dentro de um determinado número de compassos que lhes forem designados, mesmo obedecendo ao que foi estabelecido pelo arranjador.

Os temas construídos para o jazz tradicional e para o bebop também obedecem a linhas melódicas rígidas, mas os solos individuais se libertam da rigidez do tema e dão luz aos improvisos.

  

          

segunda-feira, 14 de março de 2022

 


SINOPSE DO PROGRAMA SEXTA JAZZ DE 16/08/2019
RÁDIO UNIVERSIDADE FM 106,9 Mhz
São Luís - MA

MISHA TSIGANOV

Vindo de uma família de artistas - seu pai era escultor e sua mãe professora de música - Misha Tsiganov se dedica ao piano desde cedo. Sua atividade profissional data do final dos anos 1990, e desde então ele tem trabalhado exaustivamente como pianista, compositor e arranjador, tendo participado de diversos festivais internacionais de jazz e tocado ao lado de astros como Clark Terry, os irmãos Michael e Randy Brecker, Wynton Marsalis, Joe Chambers, Gary Bartz, Claudio Roditi, e muitos outros. Seu estilo pianístico tem uma estreita ligação com o jazz moderno, mas guarda reminiscências dos grandes pianistas eruditos que a Rússia produziu ao longo do tempo. No programa, ele presta homenagem a diversos músicos através de arranjos e composições, culminando com a música Billie's Bouce, onde ele apresenta o bebop de Charlie Parker com a pitada free de John Coltrane. 

Sexta Jazz, nesta sexta, oito da noite, produção e apresentação de Augusto Pellegrini

                                                                                                                                    

 

 

 

 


COMO NASCEM AS CANÇÕES
(Augusto Pellegrini)
 

(Parte 3) 

Igualmente antológica foi a briga musical entre Noel Rosa e Wilson Batista, que se arrastou por cerca de cinco anos desde o início da década de 1930. Tudo começou quando Batista se desentendeu com Noel e compôs um samba que física ou moralmente ameaçava o desafeto.

A música que iniciou a querela se chama “Lenço No Pescoço” (“Meu chapéu de lado, tamanco arrastado / Lenço no pescoço, navalha no bolso / Eu passo gingando, provoco e desafio / Eu tenho orgulho em ser tão vadio ... / ...Eu sou vadio porque tive inclinação / Eu me lembro, era criança, tirava samba-canção / Comigo não / Quero ver quem tem razão”).

Noel não gostou do recado e, encorajado pelo amigo e também compositor Orestes Barbosa, resolveu responder. A resposta veio com “Rapaz Folgado” (“Deixa de arrastar o teu tamanco / Pois tamanco nunca foi sandália / E tira do pescoço o lenço branco / Compra sapato e gravata / Joga fora essa navalha / Que te atrapalha... / ... Malandro é palavra derrotista / Que só serve pra tirar todo o valor do sambista / Proponho ao povo civilizado / Não te chamar de malandro / E sim de rapaz folgado”).

Alguns meses se passaram até que Wilson Batista desse a sua resposta, com “Mocinho Da Vila” (“Você, que é mocinho da Vila / Fala muito em violão, barracão, e outros fricotes mais / Se não quiser perder o nome / Cuide do seu microfone / E deixe quem é malandro em paz / Injusto é o seu comentário / Falar de malandro quem é otário / Mas malandro não se faz / Eu, de lenço no pescoço, desacato / E também tenho o meu cartaz”).

Noel então compôs “Feitiço Da Vila” (“Quem nasce lá na Vila / Nem sequer vacila / Ao abraçar o samba / Que faz dançar os galhos do arvoredo / E faz a lua nascer mais cedo”). O samba, que ficou conhecido pela sua poesia e pelo seu bom mocismo, não atacava diretamente o seu oponente, pois a princípio ele foi composto para elogiar Vila Isabel, bairro carioca onde ele, Noel, tinha nascido e sempre morou. No entanto, há no final da música uns versos não muito conhecidos nos quais Noel joga um pouco de pimenta no assunto: (“Quem nasce pra sambar / Chora pra mamar / em ritmo de samba / Lá não tem cadeado no portão / Porque na Vila não tem ladrão”).

Wilson respondeu com “Conversa Fiada” (“É conversa fiada dizerem / Que o samba da Vila tem feitiço / Eu fui ver pra crer e não vi nada disso / A Vila é tranquila, porém eu vos digo – cuidado! / Antes de irem dormir deem duas voltas no cadeado”), para o qual Noel contra-atacou com “Palpite Infeliz” (“Quem é você, que não sabe o que diz? / Meu Deus do céu, que palpite infeliz / Salve Estácio, Salgueiro e Mangueira / Oswaldo Cruz e Matriz / Que sempre souberam muito bem / Que a Vila não quer abafar ninguém / Só quer mostrar que faz samba também... / ...Eu já chamei você pra ver / Você não viu porque não quis / Quem é você, que não sabe o que diz?... /... “Quem é você, que não sabe / aonde tem o seu nariz? / “Quem é você, que não sabe o que diz?”).

Wilson Batista perdeu a compostura e compôs “Frankenstein Da Vila” fazendo alusão a uma deformidade que Noel possuía no queixo (“Boa impressão nunca se tem / Quando se encontra com alguém / Que até parece o Frankenstein / Mas como diz o refrão / Por uma cara feia perde-se um bom coração... /... Entre os feios estás na primeira fila / Eu te batizo Fantasma da Vila / Esta indireta é contigo / E depois não vá dizer / Que eu não sei o que digo / Sou teu amigo”).

Noel ficou evidentemente chocado com tamanha descortesia, mas não respondeu.

Certo dia ambos se encontraram em um café no centro da cidade e Wilson Batista provocou Noel mostrando uma nova composição que voltava a explorar a velha polêmica. A música se chamava “Terra De Cego” (“Perde a mania de bamba / Todos sabem qual é / O teu diploma no samba / És o abafa da Vila, bem sei / Mas na terra de cego / Quem tem um olho é rei / Pra não terminar a discussão / Não deves apelar / Para um barulho na mão / Em versos podes bem desabafar / Pois não fica bonito um bacharel brigar”). Noel de pronto reescreveu a letra e mudou o título para “Deixa De Ser Convencida” (“Deixa de ser convencida / Todos sabem qual é / Teu velho modo de vida / És uma perfeita artista, eu bem sei / Também fui do trapézio / Até salto mortal no arame eu já dei / E no picadeiro desta vida / Serei o domador / Serás a fera abatida / Conheço muito bem acrobacia, por isso não faço fé / Em amor, em amor de parceria / Muita medalha eu ganhei”). Depois disso, nunca mais se viram. Noel, que já estava doente, morreu pouco depois, em 1937.

Com a morte de Noel, Wilson Batista se mostrou arrependido pelos seus versos deselegantes, e mais tarde compôs em parceria com Waldemar Gomes um samba no qual exaltava o rival; a música se chama “Quero Um Samba” (“Diga para o dono do baile / Que nós queremos sambar / A noite inteira sem tocar um samba / Nem parece que estamos no Rio / A terra de Sinhô e o berço de Noel”), e depois um outro, chamado “Terra Boa”, feito em parceria com Ataulfo Alves, no qual elogia alguns brasileiros famosos (“Terra de Santos Dumont / Carlos Gomes, Ruy Barbosa / Grande Duque de Caxias / Castro Alves, Noel Rosa”).

 

domingo, 13 de março de 2022

 



E EU, SÓ

(Augusto Pellegrini) 

Outro dia vai indo, lindo
Esta noite chegando vazia

E eu só 

Nesta hora anoitece, cresce
A escuridão sobre o dia
E eu só
 

Onde está a moreneza
Dos teus olhos tão tristes?
De seu todo encanto 
Onde está você?

 

Março de 2022

 


O IMPROVISO NO JAZZ
(Augusto Pellegrini)
 

(Parte 2) 

A improvisação é uma forma de o intérprete apresentar a música, na qual ele busca impor uma identidade própria, de acordo com o seu feeling do momento.

Isto significa que dependendo daquele instante, da disposição, do humor e do estado de espírito em que se encontra, o mesmo intérprete pode apresentar diferentes maneiras de se expressar em diferentes ocasiões, exibindo improvisos diferentes para a mesma música. Isto significa também que um improviso quase nunca é repetido nos detalhes pelo mesmo músico quando de diferentes apresentações da mesma música, mesmo se ele estiver se apresentando com os mesmos músicos.

Como já foi ressaltado, a improvisação pode nascer tanto da habilidade técnica e da sensibilidade que o músico tenha para executar sua interpretação, como de alguma dificuldade que ele possa ter para desenvolver ipsis litteris aquilo que foi escrito pelo compositor. Assim, ele acaba alterando a linha melódica original, e ao fazê-lo acaba muitas vezes, com a sua releitura, compondo uma nova melodia, diversa daquela que foi escrita, embora feita sobre a mesma base harmônica.

Ao contrário do que muita gente pode pensar, a improvisação não acontece apenas com o jazz ou com a música popular moderna.

Muitas músicas que hoje chamamos de erudita, mas que podiam ser consideradas “música popular” na época em que foram compostas, também são pródigas em improvisação, pois frequentemente sofrem modificações no andamento e na melodia nas mãos dos solistas.

O piano de Lizst, Chopin ou Mozart ou o violino de Paganini frequentemente traduziam diferentes variações sobre um mesmo tema, podendo tornar a mesma música mais alegre, mais contemplativa, mais agressiva ou mais romântica, dependendo do desejo do executante.

Estas improvisações, no entanto, nada tinham de jazzistas e muitas vezes não eram exatamente improvisações, mas formas estudadas de executar a melodia e de explorar o mesmo tema em tonalidades maior/menor em diferentes situações.