sexta-feira, 15 de novembro de 2019







NOVOCABULÁRIO INGLÊS
(Copyright MacMillan)

(ver tradução após o texto)

CHUGGER

The next time you see a smartly dressed person standing with a clipboard in the centre of a shopping mall, think twice before you try to avoid them. This person could be a charity mugger, or CHUGGER. CHUGGERS aren’t interested in where you shop or which toilet roll you use, they just want you to sign up for regular donations to charity.  

            “I was recently ambushed by a charity mugger, or a CHUGGER, in Oxford Street, London. ‘Good morning, sir. Do you like children and would like to help them?’…” (The Guardian, 11th January 2005)
  

TRADUÇÃO

AGENTE DE CARIDADE
A próxima vez que você ver uma pessoa muito bem vestida, parada com uma prancheta na mão no meio de um shopping center, pense duas vezes antes de evitar ser abordado por ela. Esta pessoa pode ser um AGENTE DE CARIDADE. Os AGENTES DE CARIDADE não estão interessados em saber onde você faz as compras ou que marca de papel higiênico você usa, eles querem apenas que você se comprometa a fazer doações regulares para instituições de caridade.

 “Eu fui recentemente atacado por um AGENTE DE CARIDADE na Oxford Street, em Londres. ‘Bom dia, senhor. Você gosta de crianças e gostaria de lhes dar uma ajuda?’...” (publicado no The Guardian em 11 de janeiro de 2005)

quarta-feira, 13 de novembro de 2019






FAÇA DE CONTA 
1978
(Samba de Nelson Gengo e Augusto Pellegrini)

Faça de conta que tudo
Não passou de intriga
E a briga que existiu
Foi sem querer
Vamos rever o passado
E esquecer nossas vidas
Avaliando a situação
Prometendo não mais
Reviver a dor

Eu não chorei pelo que aconteceu
E nem pelo dissabor que me aborreceu 
Vivi sempre sentindo saudade
Fugindo da realidade
Tentando esquecer teus apelos
Senti dentro de mim um aperto
Neste momento te peço
De braços abertos espero pelo teu regresso



segunda-feira, 11 de novembro de 2019







SINOPSE DO PROGRAMA SEXTA JAZZ DE 02/03/2018
RÁDIO UNIVERSIDADE FM - 106,9 Mhz
São Luís-MA

THE NEWPORT JAZZ FESTIVAL

Não se pode precisar exatamente a partir de quando os festivais de jazz - eventos que conseguem reunir em grandes espaços uma grande diversidade de artistas tocando para um público que não caberia num auditório convencional - foram iniciados. A história, no entanto, nos fornece relatos de eventos com este formato que começaram a acontecer durante a década de 1950, tanto nos Estados Unidos, em Newport, quanto na Europa, mais exatamente na Inglaterra, em Hampshire. Com o passar do tempo e com as novas tendências do jazz os festivais foram se modernizando e inclusive agregando outros gêneros musicais. Este programa mostra como era um festival de jazz "das antigas" com apresentações do Newport Jazz Festival de 1968, portanto há exatos 50 anos, onde numa mesma jornada o público teve a oportunidade de ver Louis Armstrong, Ben Webster, Rex Stewart, Willie "The Lion" Smith, Jimmy Rushing e as orquestras de Duke Ellington e Benny Goodman. Aqui, o ouvinte vai ouvir velhos standards como "On The Sunny Side Of The Street", "Cherokee", "Rockin' Chair" e "Black And Tan Fantasy", músicas que se perpetuaram no tempo.         

Sexta Jazz, nesta sexta, oito da noite, produção e apresentação de Augusto Pellegrini