sexta-feira, 6 de agosto de 2021

 


MARIA DO CÉU  

(Samba-canção de Augusto Pellegrini)

 

Ela se chama Maria

Maria do Céu

Jeitinho tão doce

Pãozinho de mel

 

Desde o dia em que vi a Maria

Parece, eu sabia

Estar o céu a encontrar

Um instante pra ver foi o bastante

Maria do Céu no céu deve morar

 

Com Maria dançando

Seus pés flutuando

Assim, deslizando no ar

A gente começa a subir

Vai pro céu devagar, sem sentir

O céu junto a mim a dançar

E a Maria do Céu

Sobre as nuvens rodar

É um momento perfeito

Misterioso efeito

Que pude encontrar

quinta-feira, 5 de agosto de 2021

 


COISAS (1988)
(Augusto Pellegrini)

OBSERVAÇÕES DE UMA ONDA DE PENSAMENTO

           Passava de meia-noite. Os pneus chiavam deslizando pela rua molhada pela chuva e o limpador de para-brisa dizia não com um gemido compassado de tristeza e de agonia.

            Ela, encolhida no banco dianteiro e encostada na porta, olhava para ele ao volante, num constante claro-escuro, manchas no rosto e nas mãos, sombras e luzes de postes e letreiros piscando seus anúncios.

            Eu, escondido no banco de trás, estou imóvel como os seus olhos. Ser profeta não basta, é preciso ser sombra.

            De repente, uma freada brusca e um baque surdo. Os corpos são jogados para frente e se sentem doer, numa crise de abandono.

            Saio então pela janela fechada e vejo os vultos por detrás dos vidros do carro e a dança das gotas da chuva que vão se perdendo no tempo, tudo de repente imóvel como uma fotografia.

            Pouco mais de meia-noite.

                    Acho que vou voltar para dentro do meu cérebro.
  

 (Problemas de um casal em crise de volta para casa numa noite de chuva)


 

 


AS CORES DO SWING
           (Livro de Augusto Pellegrini)

BANDLEADERS E DISCOGRAFIA


TEDDY HILL (1909-1978) 

Nome completo – Theodore Hill

Nascimento – Birmingham-Alabama-EUA

Falecimento – Cleveland-Ohio-EUA

Instrumento – sax-tenor

 

Comentário – Apesar de ter comandado uma banda bastante popular durante os anos 1930, Teddy Hill acabou escrevendo seu nome na história do jazz não exatamente como músico, mas como gerente do famoso Minton’s Playhouse, localizado no andar térreo do Hotel Cecil, no bairro do Harlem, em Nova York. O Minton’s havia sido fundado em 1938 pelo saxofonista Henry Minton, mas foi Hill quem conseguiu, em 1940, incrementar o lugar, graças ao seu conhecimento do mercado musical novaiorquino e ao seu bom relacionamento com a maioria dos artistas locais. Foi lá, com a participação de alguns músicos de vanguarda que buscavam uma alternativa para o swing – entre eles  Thelonious Monk, Kenny Clarke, Charlie Christian, Charlie Parker e Dizzy Gillespie – que o bebop foi sedimentado. Hill era um empresário de visão, mas era também um músico de valor, pois além do sax-tenor, seu instrumento habitual, ele também tocava clarinete, sax-soprano e bateria. Sua trajetória fala por si. Em 1927, ele havia se mudado do Alabama para Nova York a fim de realizar um trabalho com um grupo de irmãs cantoras chamado The Whitman Sisters. Não demorou muito e Hill se juntou à banda de George Howe, que meses mais tarde se transformaria na orquestra de Luis Russell. Em 1934, Hill montou o seu próprio grupo para tocar no Savoy Ballroom, onde teve momentos de grande sucesso, pois a orquestra possuía muito brilho e contava com músicos do quilate de Roy Eldridge, Dizzy Gillespie, Chu Berry, Dickie Wells e Bill Coleman, chegando a fazer uma turnê pela Europa. Foi em 1940 que ele assumiu o comando da Minton’s Playhouse, dando uma nova guinada na sua vida, que se estendeu pelos trinta anos seguintes, atuando como empresário musical, pois a sua ligação com a música, principalmente como promotor de shows e produtor de artistas, durou até 1969, quando ele decidiu gerenciar uma pousada do ramo hoteleiro de nome Baron Lounge. A sua carreira como músico, propriamente dita, se resumiu ao período entre 1927 e 1940, o que pode ter sido um enorme desperdício de talento. Se, por um lado, Hill deu uma contribuição decisiva para a história do jazz, permitindo que alguns músicos fizessem experimentos de uma nova corrente sem nenhum respaldo popular sem se importar em como iriam reagir os frequentadores da casa, por outro lado ele acabou privando o jazz de um músico que poderia ter contribuído muito mais com a sua própria arte.

 

Algumas gravações 

A Study In Brown (Larry Clinton)

At The Rug Cutter’s Ball (Teddy Hill)

Blue Rhythm Fantasy (Teddy Hill-Chappie Willett)

Got Me Doin’ Things (Mack Gordon)

I Know Now (Al Dubin-Harry Warren)

King Porter Stomp (Jelly Roll Morton)

(Lookie, Lookie, Lookie) Here Comes Cookie (Mack Gordon)

Passionette (Willie “The Lion” Smith)

The Love Bug Will Bite You (Pinky Tomlin)

Uptown Rhapsody (Leon Berry-Teddy Hill-Howard E.Johnson)

When Love Knocks At Your Heart (Teddy Hill) 

Where Is The Sun? (David Lee-John Redmond)

Would You Like To Buy A Dream? (Teddy Hill)

Yours And Mine (Nacio Herb Brown-Arthur Freed)

 

 

 

terça-feira, 3 de agosto de 2021

 


AS CORES DO SWING
           (Livro de Augusto Pellegrini)

BANDLEADERS E DISCOGRAFIA 


TED LEWIS (1890-1971) 

Nome completo – Theodore Leopold Friedman

Nascimento – Circleville-Ohio-EUA

Falecimento – Nova York-New York-EUA

Instrumento – clarinete e sax-alto

 

Comentário – Ted Lewis foi um famoso clarinetista, bandleader, cantor, ator e músico. Apesar de não ter sido um virtuose, serviu de modelo para muitos clarinetistas do início do século vinte que se inspiraram no seu sopro e na sua história para seguirem suas carreiras profissionais. Sua orquestra mostrava uma combinação de jazz, comédia, drama e música própria para dançar. Por este motivo, Lewis era chamado de “Mr.Entertainer” (“Senhor Diversão”). Durante toda a década de 1920, até meados dos anos 1930, Ted Lewis foi um verdadeiro recordista de gravação de discos e se tornou famoso não apenas nos Estados Unidos, mas também na Europa. Além disso, durante cinquenta anos (de 1917 a 1967) ele se manteve ativo, trabalhando em gravações, rádio, televisão, cinema e concertos. E isto tudo apesar de não ser considerado um “jazzista” na acepção da palavra – os críticos achavam que ele estava mais para Paul Whiteman do que para Benny Goodman. Apesar de todos estes paradoxos, Ted Lewis chegou a ser uma referência dentro da biografia do jazz. Muitos músicos do primeiro time do jazz passaram pela sua orquestra – Benny Goodman, Jack Teagarden, Muggsy Spanier, Jimmy Dorsey, Frank Teschemacher e até Fats Waller. O jovem Theodore “Ted” Friedman aprendeu a tocar clarinete desde cedo, e aos dezesseis anos ingressou num grupo de vaudeville e mudou seu nome para Lewis, em homenagem a um amigo que havia falecido. Em 1916, Lewis montou sua primeira banda – a Ted Lewis and His Nut Band – fazendo abertura para teatro de revistas, e depois tocou na banda do pianista Earl Fuller. Em 1917, Lewis teve a oportunidade de tocar com a Original Dixieland Jass Band, mas logo depois ele voltou a formar uma banda própria e começou a fazer um grande sucesso que se estendeu até o final dos anos 1960. Devido às suas origens no vaudeville, Lewis sempre se considerou um artista múltiplo, e gostava de entreter o público com música, dança, canto e sketches cômicos. Ted Lewis morreu pouco antes de completar oitenta e um anos e foi homenageado com um museu e um parque com seu nome na sua cidade natal, Circleville.

 

Algumas gravações 

A Jazz Holiday (Walter Melrose-W.Benton Overstreet)

Baby Face (Bert Kalmar-Harry Ruby)

Dallas Blues (Lloyd Garrett-Hart A.Wand)

Is Everybody Happy Now? (Maurice Rubens- Jack Osterman-Ted Lewis)

Is It True What They Say About Dixie? (Irving Caesar-Gerald Marks)

Magic Is Magic (Ted Lewis)

Me And My Shadow (Al Jolson-Dave Dreyer-Billy Rose)

My Little Girl (Ted Lewis-William Dillon)

Royal Garden Blues (Clarence Williams-Spencer Williams)

September Song (Kurt Weill-Maxwell Anderson)

Steppin’ Out (John S.Howard-Con Conrad)

Sweet Sue, Just You (Will J.Harris-Victor Young)

There’ll Be Some Changes Made (W.Benton Overstreet-Billy Higgins)

(The New) Saint Louis Blues (William Christopher Handy)

Unfortunate Blues (Henry Winston-Fred Ham)

When My Baby Smiles At Me (Ted Lewis-Andrew Sterling-Bill Munro)

When You’re Smiling (Mark Fisher-Joe Goodwin-Larry Shay)

You’ve Got That Thing (Cole Porter)

domingo, 1 de agosto de 2021

 


                        MEMÓRIAS

(Augusto Pellegrini)

Rebuscando o fundo da gaveta,
encontrei velhas fotografias.
O avô no campo, o primo muito sério,
a irmã sorrindo o riso de menina,
qual o retrato lá no cemitério.

Rebuscando o fundo da gaveta,
encontrei o álbum da família.
O tio Joaquim vestido de soldado,
a tia Alzira junto com as vizinhas,
o gato Anselmo sobre o almofadado.

Rebuscando o fundo da gaveta,
encontrei velhos recortes.
A guerra, o tango, a receita de torta,
a oração feita para Santo Onofre
que esteve fixa por detrás da porta.

Rebuscando o fundo da gaveta,
encontrei o meu passado.
O boletim, a promoção de curso,
o convite à missa de formatura
a pulseira de prata que pendia ao pulso.

Rebuscando o fundo da gaveta,
encontrei cupim e traças.
Papel rasgado em meio a mofo e entulho,
lápis sem ponta, caneta sem carga,
relógio envolto num papel de embrulho.

Rebuscando o fundo da gaveta,
encontrei o meu destino.
Rapaz idoso com a minha idade,
senhor moleque, louco ajuizado,
antigo e velho, mas com mocidade.

Rebuscando o fundo da gaveta,
encontrei o fundo da gaveta.
Nada mais óbvio, mais simples, mais rude
do que uma folha de madeira escura e plana,
cheirosa e fria, como um ataúde.

(Publicado no livro “À noite, todos os gatos” em 1998)

 

 


O SUTIÃ

 

          Hashiro Yoshimura entra na loja de artigos femininos e se dirige à atendente:

           - Boa tarde, senhora. Quero comprar um sutiã para minha esposa, non? – ligeiramente encabulado.

            - Pois não, senhor! O senhor sabe o tamanho?

            - Ahnn, não sei não, é assim como... – e faz gestos com as mãos tentando desenhar o artefato no ar.

           - Não tem problema, senhor. É mais ou menos do tamanho de dois melões? – tentando deixar o japonês mais à vontade.

            - Não, não... dois melões não... menor!

            - Dois mamões tipo papaya?

            - Não, não... dois mamões não... menor!

            - Duas mangas!

            - Não... menor...

            - Duas laranjas? – e a atendente começa a mostrar nervosismo.

            - Não, não... – e o japonês começa a entrar em desespero.

            - Dois ovos? – arrisca a atendente numa derradeira tentativa...

            - Isso!!!! Isso mesmo! Dois ovos!

            - Aahhhhhh !!! – suspirou a atendente.

            - Fritos, ovos fritos!!!

 

 

 


INGLÊS EM GOTAS

(Direitos reservados a Michael Strumpf & Auriel Douglas) 

 

HETERÔNIMOS E HOMÔNIMOS

 

Pergunta: Qual o nome que se dá para as palavras que possuem a mesma grafia, mas têm pronuncia e significado diferentes?

 

Resposta: Estas palavras são chamadas HETERÔNIMOS. Você deve estar falando de palavras como row – que significa “fila” e rima com slow (que significa “devagar” e tem o som de ÔU), e row – que significa “briga” e rima com wow (que é “uma exclamação” e tem o som de ÁU)

ou

lead – que significa “conduzir” e rima com weed (que significa “erva daninha” e tem o som de ÍD), e lead – que significa “chumbo” e rima com red (“vermelho”, com o som de ÉD).

 

Existem muitos outros HETERÔNIMOS, mas estes exemplos são suficientes para explicar.

 

Já HOMÔNIMOS são palavras que têm o mesmo som e a mesma grafia, mas com significados diferentes.

Eis o exemplo de alguns HOMÔNIMOS: Catholic (que professa a religião católica) e catholic (que significa “universal”); Pacific (o oceano) e pacific (que pratica a paz), bat (taco para rebater a bola no beisebol) e bat (morcego); lie (deitar) e lie (mentira).