sábado, 17 de junho de 2017




A COPA DAS CONFEDERAÇÕES



Durante o período de 17 de junho a 2 de julho será realizada na Rússia a Copa das Confederações de 2017.
O evento, que agora faz parte do calendário da Fifa, começou romanticamente em 1992, como um simples torneio de verão para movimentar as atividades esportivas da Arábia Saudita.
Depois que a Fifa chancelou o torneio, em 1997, ele passou a agregar a finalidade de servir como ensaio para a Copa do Mundo que se realizará no ano seguinte, neste caso, Rússia-2018. Na ocasião são testados alguns aspectos importantes como segurança, mobilidade, serviços paralelos, alojamentos e condições dos estádios.
As seleções participantes também poderão fazer experiências para a montagem de equipes sólidas para 2018, sua maior ambição, isto é, teoricamente o torneio também deveria servir de teste para as seleções que dele participam e que estarão presentes na Copa do Mundo, mas isto não funciona bem assim. As principais seleções costumam esconder o jogo e voltar seu principal foco no ganho financeiro que a competição lhes dá.
Nas edições realizadas desde que assumiu o seu formato atual, o campeão da Copa das Confederações nunca foi o campeão da Copa do Mundo seguinte, o que está começando a virar um tabu.    
A Copa das Confederações é um torneio realizado com este nome desde 1997. Ele nasceu com a criação da Copa do Rei Fahd, disputada na Arábia Saudita em 1992 e 1995 e teve como campeões Argentina e Dinamarca.
A partir de 1997 a Copa foi definitivamente açambarcada pela Fifa, sendo disputada a cada dois anos de 1997 a 2003 e a cada quatro anos de 2005 em diante, sempre no ano anterior e no local onde será realizada a Copa do Mundo.
Somente em três das sete disputas até agora o anfitrião ganhou (México em 1999, França em 2003 e Brasil em 2013). Os outros quatro torneios foram conquistados pelo Brasil (1997, na Arábia Saudita), França (2001, na Coréia do Sul/Japão), Brasil (2005, na Alemanha) e Brasil (2009, na África do Sul).
Assim, o Brasil é o maior vencedor, com quatro títulos, vindo a seguir a França com três, e o México, a Dinamarca e a Argentina com uma conquista cada um.     
São oito os disputantes da Copa das Confederações. Sete países são qualificados de acordo com as suas conquistas prévias e o oitavo é aquele que representa a sede do torneio. Neste ano estarão presentes a Rússia (país anfitrião), a Alemanha (campeã do mundo, em 2014), a Austrália (campeã da Copa da Ásia, em 2015), o Chile (campeão da Copa América, em 2015), o México (campeão da Copa Ouro Concacaf, em 2015), a Nova Zelândia (campeã da Copa das Nações da Oceania, em 2016), Portugal (campeão da Eurocopa UEFA, em 2016) e Camarões (campeão da Copa das Nações Africanas em 2017). 
O maior artilheiro da competição é o brasileiro Romário, com sete gols assinalados em 1997. A seguir vêm Ronaldinho, também do Brasil, com seis gols em 1999, os brasileiros Adriano (2005), Luís Fabiano (2009) e Fred (2013) e o espanhol Fernando Torres (2013) com cinco gols marcados. Com quatro, os franceses Robert Pirès (2001) e Thierry Henry (2003).
É significativo ser observado que desde que o torneio foi regulamentado e administrado pela Fifa em 1997, esta é a primeira vez que o Brasil fica fora, pois não é o país sede, não é o atual campeão do mundo nem é o atual campeão da Copa América.

 (Artigo publicado no caderno de Esportes do jornal O Imparcial de 16/06/2017)





sexta-feira, 16 de junho de 2017





SINOPSE DO PROGRAMA SEXTA JAZZ DE 20/05/2016
RÁDIO UNIVERSIDADE FM - 106,9 Mhz
São Luís-MA 

STANLEY JORDAN - MAGIC TOUCH

Apesar de ser um músico com intensa bagagem - era formado em teoria musical e composição pela Universidade de Princeton e fez apresentações com Quincy Jones, Michael Urbaniak e Richie Cole, alem de ter participado de alguns festivais de jazz no início dos anos 1980 com Benny Carter e Dizzy Gillespie - Stanley Jordan foi alçado para o estrelato quando experimentava a sensação diferente de tocar como músico de rua. Na rua, ele foi "descoberto" por um diretor do selo Elektra Music que pouco depois, já dirigindo a Blue Note Records, o convidou para gravar o seu primeiro disco solo realmente profissional, "Magic Touch" (antes disso ele havia gravado sem muita repercussão o álbum "Touch Sensitive" pela Tangent Records). "Magic Touch" estourou nas paradas tanto para o público de jazz como da música pop, principalmente pela característica de Jordan tocar a guitarra solando com ambas as mãos, num estilo denominado "tapping". Até 2015, Jordan havia gravado dezesseis discos solo, mas talvez o mais emblemático seja este "Magic Touch", gravado em 1985, trazendo músicas muito representativas como Eleanor Rigby, Freddie Freeloader e Round Midnight.  

Sexta Jazz, nesta sexta, oito da noite, produção e apresentação de Augusto Pellegrini


segunda-feira, 12 de junho de 2017




INSISTENCE

Why do you insist that I should close the door?
I know it’s late, but the night preserved the heat
With which the intense afternoon sun almost burned us down
It may be night, but the warm sensation is what matters
In contrast to your bad mood

Why do you insist that I should close my mouth
If I like to talk to myself when I’m alone?
In the absence of an interlocutor who can understand me
And echoes my vain crazy conversation
Made of musical notes, like a solfeggio

Why do you insist that I should not listen
If all I want is to have open ears?
To know what the wind says about me
The trickling of the water in the puddle
And the rustling of the leaves nearby

Why do you insist that I renounce the wine
If it’s the wine that makes me company at night
While I wait in vain for that smile
And that serene look to warm my nest
Making this mansion a little less gloomy?

Why do you insist that I should not feel the night
And its friendly and wholesome companion
If this seems now to be all that remains
To try to escape the pain of your whipping
That is everything now that my soul longs for?

The door, the mouth, the wine, the absent night
Keep me company to cover your fault
Maybe tomorrow comes and brings some news
Like you smiling beautifully and shamelessly
Looking at me with tenderness… and not so much insistence

June 2017


 







SINOPSE DO PROGRAMA SEXTA JAZZ DE 20/02/2015
RADIO UNIVERSIDADE FM - 106,9 Mhz
São Luís-MA

PERRY BEEKMAN SINGS AND PLAYS COLE PORTER

Cole Porter foi um dos maiores compositores da história da música americana, tendo a seu crédito canções inesquecíveis como I Get a Kick out of You, I've Got You under my Skin, Begin the Beguine, I Love You, In The Still of the Night, I Love Paris, C'est Magnifique, Just One of Those Things, Anything Goes e a interpretadíssima Night and Day. Seu repertório é evocado neste primeiro disco solo do cantor e guitarrista Perry Beekman, que traduz o jazz em uma simplicidade que remonta os tempos do Nat "King" Cole Trio, pois se apresenta acompanhado apenas por um piano e um contrabaixo. Beekman interpreta Cole Porter com muita sensibilidade e dá um toque moderno às suas criações sem tirar a originalidade e a graça próprias de Porter. Trata-se de uma gravação feita em 2013 que evidencia que o bom jazz feito dos maiores standards da música americana ainda está em franca evolução.  


Sexta Jazz, nesta sexta, oito da noite, produção e apresentação de Augusto Pellegrini