sexta-feira, 18 de maio de 2018






A SÃO PAULO DE ADONIRAN BARBOSA
Capítulo Final

Foi nesse ambiente ímpar que eu conheci uma figura também ímpar do poeta popular Adoniran Barbosa.
Adoniran era o mais legítimo intérprete das coisas de São Paulo, ao lado do conjunto Os Demônios da Garoa, do sambista Germano Mathias e dos quase desconhecidos Talismã e Geraldo Filme (estes últimos compositores de escolas de samba paulistanas), e se dava ao luxo de atentar contra a língua portuguesa sem o menor pudor, uma homenagem aos seus avós que como tantos outros italianos aportaram na cidade no final do século 19 para tentar uma vida mais digna.
Adoniran foi um batalhador em busca de um lugar ao sol, trabalhando como comediante, locutor e cantor tão logo conseguiu vislumbrar a oportunidade de mostrar o seu talento nas ondas do radio.

Senhoras e senhores ouçam bem,
a Pérola Negra este ano
vai cantar em homenagem para alguém
que é o patriarca do nosso samba urbano
Vila Esperança, Moóca, Bexiga e Barra Funda,
Adoniran,
o Arnesto me convidou prum samba, ele mora no Brás,
Adoniran Barbosa!

Embora sendo um poeta do botequim,
seu samba fez história entre os letrados,
e foi registrado no Museu Cravo Albim,
Barbosa Adoniran marcou a história
e foi cronista em samba, sem cartola
Barbosa Adoniran marcou a história
e foi cronista em samba sem cartola

Mamãe chamando no Jaçanã,
por que o trem das onze foi sair atrasado
e foi chegar no seu destino só de manhã?
Nicola abriu a porta, e Iracema
entrou de braços com Adoniran,
nos olhos, uma lágrima, um poema
ouvindo do poeta “até amanhã”

Deixou Iracema, voltou, e levou seu retrato
dizendo “eu não posso ficar”
Voltou pro Bexiga, pra Rua Major,
que esta é a maior fonte de inspiração,
com ele foram Joca e Mato Grosso,
tocando tamborim que era um colosso,
fazendo de São Paulo um samba-tema
do orvalho, da maloca e de Iracema

Adoniran, Adoniran,
seu samba fez escola entre os letrados
sem ter jamais sonhado em ser o rei da canção
Barbosa Adoniran marcou a história
e foi cronista em samba, sem cartola
Barbosa Adoniran marcou a história
e foi sambista em samba se cartola

Entre outras coisas, Adoniran também era um compositor que não conhecia teoria musical. O espírito urbano das suas composições retratava o ator que morava nele, às vezes histrião, às vezes irônico, às vezes dramático, como de resto o era a sua interpretação como cantor.
De certa forma éramos dois peixes fora d’água que se encontravam no mesmo lugar, sob o mesmo céu estrelado, sem ter muita relação histórica com o que se passava ao redor.
Havíamos aceitado o desafio, eu como compositor, ele como protagonista, e estávamos no mesmo barco até que o mesmo chegasse ao nosso porto seguro.
Numa escola de samba, a pessoa homenageada com o tema assume a condição de padrinho ou madrinha da associação durante o período que vai da escolha do tema pela comissão de carnaval até o dia do desfile.
Nessa condição, ela frequenta a escola durante os ensaios, decide se vai desfilar e de que forma irá desfilar e se torna amigo de todos, desde os membros da diretoria até o sambista de ala mais humilde, embora poucas vezes esta amizade se prolongue depois do carnaval.
Um dos pontos altos da celebração é a escolha do samba-enredo, quando o personagem do tema participa de uma festa com direito a ouvir e apreciar mais de uma dezena de sambas feitos em sua homenagem.
Adoniran não era habituado a comparecer a ensaios, pois os mesmos duravam horas a fio, e o poeta, apesar de apreciar o sereno que lhe dava inspiração, não tinha na alma a retumbância dos surdos e dos alto-falantes. Ele preferia o aconchego de uma cantina ou de uma esquina à luz de um poste, onde ele podia sussurrar poesia com sua pouca voz ao lado de uma taça de vinho ou de um violão solitário e preguiçoso.
Aparentemente, Adoniran não chegou a se comover pelo fato de ser cantado em prosa e verso. Ele, que já cantara tantos personagens, fictícios ou não – Iracema, Ernesto, Nicola, Malvina, Pafúncia, Mato Grosso, Joca, Geralda – sabia conviver perfeitamente com essa inversão de papeis.
No entanto, na noite da escolha do samba-enredo ele lá estava, de bigodinho aparado, chapéu e gravata borboleta – só faltava o cachecol que o acompanhava nas noites garoentas de São Paulo – e se mostrava muito animado.
Seus olhos miúdos brilhavam com a intensidade dos olhos de um gato e seu sorriso com o canto da boca equilibrava o costumeiro cigarro sem filtro que aceleraria a sua morte oito anos depois.
Ele percorreu várias mesas para cumprimentar as pessoas que o aplaudiam, subiu ao palco para receber homenagens enquanto era saudado pelo presidente da escola – o que de certa forma o constrangeu, homem simples que era – e terminou na chamada “mesa da diretoria” onde sentavam alguns diretores e compositores, e onde a cerveja rolava ao som do samba.
Amante de um bom uísque, Adoniran foi presenteado com uma garrafa e um balde de gelo, com o que se regalou.
Um diretor se desculpou pela pobreza da agremiação, que na impossibilidade de lhe oferecer algo mais requintado optou pelo brasileiríssimo Old Eight e algumas peças de frango a passarinho feito por uma das tias da escola.
Adoniran se limitou a responder – “num tem portança” – e em pouco mais de uma hora secou a garrafa.


quinta-feira, 17 de maio de 2018






SINOPSE DO PROGRAMA SEXTA JAZZ DE 10/03/2017
RÁDIO UNIVERSIDADE FM - 106,9 Mhz
São Luís-MA

THE WES MONTGOMERY TRIO 

Embora sendo um músico autodidata e tendo iniciado a sua carreira tardiamente, apenas aos 19 anos, o guitarrista Wes Montgomery acabou se constituindo em um dos mais influentes instrumentistas de jazz da sua época, orientando o seu estilo para o hard bop, o soul e o post-bop. Chamava a atenção o fato de ele usar o polegar ao invés da palheta, além de uma extrema liberdade e fluidez na execução. Ele começou a tocar influenciado por Charlie Christian, de quem memorizava os solos, e acabou sendo um modelo para outros guitarristas que vieram a seguir, como Pat Metheny, Jimi Hendrix e George Benson. Sua fase mais famosa é aquela em que ele minimizou a estrutura do som tocando apenas ao lado dos irmãos Buddy Montgomery (piano e vibrafone) e Monk Montgomery (contrabaixo). A gravação aqui apresentada foi feita em 1959 e tem a participação de Wes Montgomery na guitarra, Melvin Rhyne no órgão e Paul Parker na bateria e traz alguns hits inesquecíveis como "Satin Doll", "Round Midnight" e "The End of a Love Affair".


Sexta Jazz, nesta sexta, oito da noite, produção e apresentação de Augusto Pellegrini

segunda-feira, 14 de maio de 2018





A SÃO PAULO DE ADONIRAN BARBOSA
Parte 2

Por trabalhar dentro de uma linha de composição mais voltada para a canção e a bossa, foi com muita surpresa que recebi em 1974 um convite para ingressar na ala de compositores de uma escola de samba, no caso a paulistana Pérola Negra, que na época era recém-egressa do Grupo B.
O convite partiu de um dos integrantes da ala, um engenheiro chamado Francisco Siqueira, sambista bissexto que eu conheci por força do meu ofício na época, o nada romântico trabalho de inspecionar equipamentos industriais, o que eventualmente estava acontecendo na empresa onde ele era o gerente industrial.
A princípio relutei em aceitar, pois aquilo ia contra todas as convicções musicais que eu havia cultivado até então – jazz, samba-canção, bossa nova – mas dada à insistência do Chico acabei aceitando o desafio.
Fiquei na agremiação durante seis anos, onde fiz parceria com Chico Siqueira e com outros compositores, participei das festividades regulares da escola, dos eventos de samba de quadra, dos ensaios de rua, das escolhas dos sambas-enredos, e logrei ser o vencedor em 1979 com o samba “Carnaval, Intrigas e Opiniões” – cujo tema era as discussões sobre a origem do samba – feito em parceria com meu depois compadre Nelson “Zurumba” Gengo (a música foi gravada em LP 230023 pela CBS e elogiada em um artigo de 15 de fevereiro de 1979 publicado no Jornal do Brasil pelo crítico musical José Ramos Tinhorão, um luxo!).

Até parece que o samba
procura imitar a vida
as divergências da história
permanecem na memória.
Nascido no Cariri,
ou então em Salvador,
se veio da ginga dos bambas
ou do jongo do interior,
importante é conseguir
unir todas as correntes,
fazendo com alegria
o canto da nossa gente
Samba, sambé, sembahó
ou sambaquixaba,
passado que todos discutem,
futuro que nunca se acaba.
Eram castanholas e pandeiros,
depois flauta e cavaquinho.
Intrigas e opiniões
jamais dividirão
os nossos corações.
No céu um repinique de estrelas
mostrando o carnaval de amanhã,
na terra virá a Pérola Negra
sambando ao som de Aldebarã

(“Carnaval, Intrigas e OpiniõesAugusto Pellegrini e Nelson “Zurumba” Gengo)

Por ocasião dos desfiles, os compositores eram também responsáveis pela harmonia da escola, o que nos permitia participar deles como um todo, percorrendo o trajeto do desfile em toda a sua extensão, indo e voltando, e tentando manter as diversas alas cantando em uníssono e com entusiasmo, evitando também o aparecimento de espaços em branco entre os sambistas, o que a nomenclatura do samba chama de “buraco”.
Era empolgante a gente se sentir iluminado pelos holofotes, sustentados por uma bateria vibrante e por uma alegria contagiante que descia das arquibancadas para a avenida, que naquele tempo ainda não era chamada de “passarela do samba”.
Durante o ano a escola se dividia em múltiplas atividades, todas voltadas para a execução do desfile perfeito no Carnaval seguinte. A bateria ensaiava paradinhas e filigranas sob a batuta do seu mestre; o cantor principal, chamado de “puxador” cantava o samba-enredo por horas a fio para afinar as cordas vocais e fazer com que todos os elementos da escola memorizassem a música; as costureiras, em geral familiares dos participantes, produziam as fantasias elaboradas pelo diretor de carnaval, que acumulava as funções de figurinista; os artistas plásticos se confinavam em galpões escondidos dos olhos do mundo e preparavam as alegorias e os carros alegóricos.

domingo, 13 de maio de 2018






REFLEXOS DO PASSADO

(Augusto Pellegrini)

Quanto tempo passou
E a lembrança
Ainda vive a meu lado
O desejo morreu
De vingar minha vã mocidade
Foi bem disfarçado o veneno
Que tive em meus lábios
Em forma de beijos
Tão falsos, tão frios
E calados

Quanto tempo passou
E a promessa ficou na saudade
A esperança morreu
Foi-se o sonho, e com sinceridade
Vou ficando mais velho, e de tanto
Que pintaram, meus cabelos brancos
Tomam conta de mim
E a saudade me faz ser feliz

Felicidade
Já começo a sentir que chegou
Um sentimento de alegria e de perdão
A vingança crescendo
Conduz à maldade
Eu fiz bem, na verdade
Em calar minha dor

Ah, quanto tempo passou, afinal
Quanta idade pra compreender
Que tristeza e saudade só sofre
Quem não sabe viver
Quanto tempo passou, afinal
Quanta idade pra compreender
Que tristeza e saudade só sofre
Quem não sabe viver

1979