sábado, 27 de fevereiro de 2021

 


A CORDA
(Augusto Pellegrini)

 

A corda.

A corda balança como se na outra extremidade habitasse um cadáver. Um fio de prumo no prumo, dependurado, fixado lá no alto do prédio, passando em frente da janela que é só vidro, no décimo-primeiro andar, altura suficiente para o homem sentir as sensações de Ícaro, projetar-se nos ares, voar sem asas.

Eis a corda.

A corda balança ao sabor do vento e bate na parede corrugada de concreto ao lado do fio do telefone e do para-raios prendidos com grampos.

A corda está arrebentada, criminosamente arrebentada na altura do décimo-primeiro andar, mas puxada para baixo pelo peso do morto enquanto vivo agora prende frouxa até o nono.

E o andaime, lá em baixo, aos pedaços.

            -o-o-o-

De repente, a corda se distendeu mais do que devia e depois afrouxou. Ao mesmo tempo soou um grito, parecia uma sirene, foi se distanciando e terminou com um baque sinistro. Lá em baixo, um corpo retorcido no solo, esborrachado como um tomate.

           -o-o-o- 

“Eu fui pra praia sexta-feira à noite” – explica Zacarias. “A noite estava clara, quente, e eu suarento. Peguei minha roupa de banho e de baixo, apanhei o ônibus e fui pra praia. Não tenho testemunhas, mas estava lá. A praia estava quente, clara, e eu suarento. Era noite, mas mesmo assim tomei um banho de mar – você já fez isso? – é uma beleza! As ondas estavam altas, a orla deserta e a água subia até o fim da areia, a lua parecia maior no seu contraste com o céu de fundo negro. Água de coco gelada, cheiro de mar”.

“Tudo estava maravilhoso, eu havia até esquecido meu apartamento com meus livros, minhas gravuras, meus anjos de porcelana, meus problemas. Mas uma armação de madeira, dessas enormes feitas para colar cartazes, trouxe-me à mente o meu drama”.  

“Estão pintando o lado de fora do edifício onde moro, onde montaram uns andaimes de madeira e corda pra acomodar os pintores com as suas tintas. Existe inclusive uma corda descendo na vertical bem em frente à minha janela. Uma corda grossa, cheia de nós, para segurar a madeira e o pintor sentado nela”.

“Fugi de casa e fui pra praia porque estou ficando maluco”, continuou Zacarias. “Cada vez que olho a corda penso escutar a polícia batendo na minha porta para me levar aos berros pelo corredor cheio de eco, me atirando no elevador e depois numa cela, ditando a minha sentença”.

“Cortaram a corda, professor, cortaram a corda bem na cara da minha janela!”.  

 



sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

 


AS CORES DO SWING
           (Livro de Augusto Pellegrini)

BANDLEADERS E DISCOGRAFIAS


CLARKE-BOLAND BIG BAND (formada em 1961, encerrada em 1973)

 

Líder – KENNY CLARKE (1914-1985)

Nome completo – Kenneth Spearman Clarke

Nascimento – Pittsburgh-Pennsylvania-EUA

Falecimento – Paris-França

Instrumento – bateria

 

Co-lider – FRANCY BOLAND (1929-2005)

Nome completo – François Boland

Nascimento – Namur-Bélgica

Falecimento – Bruxelas-Bélgica

Instrumento - piano

 

Comentário – Kenny Clarke se notabilizou como um dos músicos responsáveis pelos primeiros passos do bebop, pois foi o baterista que deu um novo enfoque à forma de tocar o instrumento, indo além da pulsação e fazendo com que a bateria participasse efetivamente da execução da música. Clarke começou tocando bateria, piano, vibrafone e trombone na época de estudante. Em 1935, aos vinte e um anos de idade, ele foi baterista do grupo de Roy Eldridge e depois tocou na Jetter-Pillars Band, na Edgar Hayes’ Big Band e finalmente na orquestra de Teddy Hill, que acabou se desfazendo em 1939. No início dos anos 1940, Clarke era o baterista oficial do Minton’s Playhouse, casa localizada no Harlem onde se realizavam as famosas jam-sessions das madrugadas novaiorquinas que culminaram com o aparecimento do bebop, estilo que viria revolucionar o jazz e abrir todo um leque de possibilidades para interpretações futuras. Em 1952 Kenny Clarke participou da primeira formação do Modern Jazz Quartet antes de se mudar para a França em 1956, onde formou um trio com o baixista Oscar Pettiford e o pianista Bud Powell. Na Europa, Clarke adotou a religião muçulmana e passou a se autodenominar Liaqat Ali Salaam. Em 1961, ele iniciou uma profícua parceria com Francy Boland, pianista e compositor belga residente na França, formando primeiro um sexteto, depois um octeto, e finalmente uma das melhores orquestras europeias da época. Antes de conhecer Clarke, Boland já havia tocado na orquestra do alemão Kurt Edelhagen e com o trompetista Chet Baker. Boland tinha a especial característica de ser um bandleader “quente” que dava aos seus músicos total liberdade de improviso. A Kenny Clarke-Francy Boland Big Band era uma orquestra espetacular, e produzia um som forte e vibrante. Em 1968 eles inovaram numa formação com dois bateristas (quase homônimos - Kenny Clarke e Kenny Clare) e um estupendo naipe de saxofones (Johnny Griffin, Tony Coe, Ronnie Scott, Sahib Shihab e Derek Humble). A orquestra durou quase doze anos, quando Francy Boland mudou-se para a Suíça e passou a trabalhar apenas esporadicamente como arranjador. Clarke se manteve musicalmente ativo desde os meados dos anos 1930 até o início dos anos 1980. Já Francy Boland trabalhou com a música desde os anos 1950 até meados dos anos 1990.

 

Algumas gravações 

Get Out Of Town (Cole Porter)

Griff’s Groove (Francy Boland)

I Don’t Want Nothin’ From Nobody (Jimmy Woode-Kenny Clarke)

Just Give Me Time (Francy Boland)

Long Notes Blue (Here Is Cecco Beppe) (Francy Boland)

My Favorite Things (Richard Rodgers-Oscar Hammerstein II)

My Kinda World (Jimmy Woode)

Night Lady (Francy Boland)

November Girl (Francy Boland-Jimmy Woode)

Saturday Night Dance (Jimmy Giuffre)

Sax No End (Francy Boland)

Sonor (Kenny Clarke)

This Could Be The Start Of Something Big (Steve Allen)

‘Tis Autumn (Henry Nemo)

Topsy (Eddie Durham-Edgar Battle)

Wives And Lovers (Burt Bacharach-Hal David)

You Stepped Out Of A Dream (Nacio Herb Brown-Gus Kahn)

 

 

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

 


AS CORES DO SWING
          (Livro de Augusto Pellegrini)

BANDLEADERS E DISCOGRAFIA


Charlie Spivak (1907-1982) (*) 

Nome completo – Charles Spivak

Nascimento – Kiev-Ucrânia

Falecimento – Greenville-South Carolina-EUA

Instrumento – trompete

(*) Alguns biógrafos dão como data de nascimento 1905

 

Comentário – Conta a história que a família de Charlie Spivak emigrou da Ucrânia para a América logo depois que ele veio ao mundo, embora certas fontes garantam que ele na realidade teria nascido nos Estados Unidos – em New Haven-Connecticut – no ano de 1905. De qualquer modo, foi em New Haven, com cerca de dez anos de idade, que Charlie começou a aprender trompete e a tocar na banda da escola. Depois de algumas apresentações em pequenos grupos locais, ainda adolescente, Charlie foi trabalhar profissionalmente como trompetista na orquestra de Don Cavallaro. De 1924 até 1930 Charlie participou da banda de Paul Specht, tendo depois ingressado na orquestra de Ben Pollack e mais tarde trabalhado com os irmãos Dorsey, Ray Noble, Bob Crosby e Jack Teagarden, nesta ordem. Durante dois anos (1936 e 1937) Spivak trabalhou como músico de estúdio e de emissoras de rádio, realizando algumas gravações com as orquestras de Gus Arnheim, Glenn Miller e Raymond Scott. Com o encorajamento e a ajuda financeira de Glenn Miller, Charlie Spivak montou a sua orquestra em 1939. No começo, a experiência não foi muito bem sucedida, mas no ano seguinte ele contratou alguns músicos da orquestra de Bill Downer, que havia encerrado as atividades de bandleader, e conseguiu decolar, mantendo o grupo em atividade até 1959. A música de Spivak tinha um apelo mais dançante do que jazzístico, e a sua orquestra era especializada em baladas românticas e canções populares. Depois de 1959, Spivak comandou algumas orquestras em regime temporário, apresentando-se em Las Vegas e South Carolina, e se manteve em atividade nos palcos e nos estúdios até pouco antes de morrer, aos setenta e cinco anos (ou setenta e sete, de acordo com alguns registros). Músico de longa carreira, que começou em meados dos anos 1920 e se estendeu até o final dos anos 1970, Spivak tinha uma peculiaridade: era um excelente trompetista, dono de uma notável sonoridade, mas raramente improvisava. No entanto, ao lado de Bunny Berigan, acabou se constituindo no modelo de trompete que influenciaria Harry James anos depois.

 

Algumas gravações 

At Last (Mack Gordon-Harry Warren)

Autumn Nocturne (Josef Myrow-Kim Gannon)

Besame Mucho (Consuelo Velázquez-Sunny Skylar)

For Sentimental Reasons (William Best-Deek Watson)

How Deep Is The Ocean (Irving Berlin)

I Only Have Eyes For You (Al Dubin-Harry Warren)

I Remember You (Johnny Mercer-Victor Schertzinger)

I Surrender, Dear (Harry Barris-Gordon Clifford)

It’s Been A Long, Long Time (Sammy Cahn-Jule Styne)

Nature Boy (Eden Ahbez)

Poinciana (Nat Simon-Buddy Bernier)

Sentimental Trumpet (Charles Shirley)

Stardreams (Charlie Spivak-Sonny Burke-Sylvia Dee)

Tenderly (Walter Gross)

We Three (My Echo, My Shadow and Me) (Dick Robertson-Sammy Mysels)

What’s Cookin’? (Charlie Spivak)

 

 


CARTAGO

(Augusto Pellegrini)

A morte rasga a carne da vil soldadesca
Em meio à intensa névoa e a um grande rebuliço
E a virgem segue nua e exposta ao sacrifício
Toda banhada em sangue na cena dantesca

A horda invade a praça, as ruas e as vielas
Ao som do grito louco dos conquistadores
O fogo queima tudo, portas e janelas
E os moradores lutam, sucumbindo em dores

O massacre segue solto, gritos e gemidos
Os animais se lançam numa cruel debandada
Espadas ceifam vidas em brutal alarido
E o sangue lava as ruas e corre nas calçadas

Como ponto final a um século de guerras
Um povo escravizado, a vida num impasse
O invasor espalha sal na conquistada terra
Para que o chão estéril nunca mais vicejasse

Não temos uma guerra, é execução, somente
Pois o povo indefeso não é feito de soldados
Pura maldade de um invasor inclemente
É Roma destruindo a República de Cartago
 

Fevereiro 2019

 

 

 

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

 


AS CORES DO SWING
           (Livro de Augusto Pellegrini)

BANDLEADERS E DISCOGRAFIA


CHARLIE BARNET (1913-1991) 

Nome completo – Charles Daly Barnet

Nascimento – Nova York-New York-EUA

Falecimento – San Diego-California-EUA

Instrumento – sax-tenor, sax-alto e sax-soprano

 

Comentário – Charlie Barnet foi um caso raro de um músico de jazz que nasceu milionário. Sua família queria que ele fosse advogado, mas ele preferiu alternar as responsabilidades de músico profissional com uma boa vida de play-boy, o que provavelmente tenha contribuído para que ele não tivesse uma cotação mais alta entre os críticos. Charlie começou a tocar ainda adolescente, tendo como referência os saxofonistas Johnny Hodges, Coleman Hawkins e Sidney Bechet, mas não escondia a sua admiração pelas orquestras de Duke Ellington e Count Basie. Como consequencia, ele montou a sua própria orquestra produzindo uma música e uma sonoridade bastante semelhantes às destes maestros que ele admirava. A orquestra explodiu em 1939 com a gravação da música “Cherokee”, de Ray Noble, que havia recebido um arranjo de Billy May tido como antológico. Como compositor, Barnet também usava o pseudônimo de Dale Bennett, sob qual compôs a música “Redskin Rhumba”, uma extensão de “Cherokee”. Barnet foi um dos primeiros bandleaders a utilizar músicos negros na sua orquestra branca (foi ele, por exemplo, quem lançou a cantora Lena Horne). Por este motivo, sua orquestra foi denominada “the blackest white orchestra of all” (“a orquestra branca mais negra de todas”). Pela sua orquestra passaram o pianista Dodo Marmarosa, o guitarrista Barney Kessel e os trompetistas Bobby Burnet, Roy Eldridge, Maynard Ferguson, Clark Terry e Doc Severinsen.  Em 1949, depois de ter substituído o swing pelo bebop, ele resolveu trabalhar menos e aproveitar mais a sua fortuna, que continuara a crescer em meio à sua atividade musical. Barnet alternava longas férias com breves turnês, o que aconteceu até o fim da sua vida. Ele gravou o seu último disco em 1966, mas continuou ativo como bandleader. Durante a década de 1940, Barnet aproveitou a sua grande popularidade para aparecer em quatro filmes de Hollywood, “Music In Manhattan” e “Jam Session” (ambos em 1944), “Idea Girl” (1946) e “A Song Is Born” (1948). A rigor, Charlie Barnet começou sua carreira de bandleader aos dezesseis anos e se manteve ativo durante mais de sessenta anos, até falecer em 1991.

 

Algumas gravações 

A Lover’s Lullaby (Frankie Carle-Larry Wagner-Andy Razaf)

Cherokee (Ray Noble)

Darn That Dream (Eddie DeLange-Jimmy Van Heusen)

Echoes Of Harlem (Duke Ellington)

Flying Home (Benny Goodman-Lionel Hampton-Sidney Robin)

Indian Love Call (Oscar Hammerstein II-Otto Harbach)

Leapin’ At The Lincoln (Charlie Barnet)

Midweek Function (Charlie Barnet)

My Old Flame (Arthur Johnston-Sam Coslow)

Night Song (Jimmy Mundy-Juan Tizol)

Scotch And Soda (Charlie Barnet)

Skyliner (Charlie Barnet)

Some Like It Hot (Gene Krupa-Frank Loesser-Ray Biondi)

The Breeze And I (Ernesto Lecuona-Al Stillman)

This Is No Dream (Tommy Dorsey-Ted Shapiro-Benny Davis)

What’s New? (Bobby Haggart-Johnny Burke)

 

domingo, 21 de fevereiro de 2021

 


SINOPSE DO PROGRAMA SEXTA JAZZ DE 09/11/2018
RÁDIO UNIVERSIDADE FM - 106,9 Mhz
São Luís - MA

COOL CAT - CHET BAKER PLAYS AND SINGS

Um dos mais emblemáticos trompetistas da sua época e considerado um ídolo pela geração do cool-jazz, Chet Baker tem um lugar reservado no Panteão do jazz ao lado de outros músicos do mesmo quilate. Chet Baker foi um inovador, tanto na arte de tocar o seu instrumento como na arte de cantar. O som da sua voz era uma extensão do som do seu trompete, e seu jeito de cantar possuía a leveza do West Coast e da bossa nova que crescia nos Estados Unidos. Os capítulos trágicos que fizeram parte da sua vida acabaram por lhe conferir um halo de misticismo que interferiu na sua música, bastante contemplativa. Neste álbum, Chet Baker toca trompete e canta alguns standards da música americana como "Round Midnight", "Blue Moon" e "My Foolish Heart", acompanhado pelo trio que esteve a seu lado durante o seu final de carreira, composto por Harold Danko (piano), Jon Burr (baixo) e Ben Riley (bateria). A gravação foi feita em dezembro de 1986, na Holanda, dois anos antes da sua morte.   

Sexta Jazz, nesta sexta, oito da noite, produção e apresentação de Augusto Pellegrini

                                                                                                                                    

 

 


FANTASIA DE UMA ÉPOCA 

(Samba-enredo composto por Augusto Pellegrini para a Escola de Samba Pérola Negra - São Paulo, em homenagem a Zequinha de Abreu) - 1976

 

E veio a noite do século passado

Menino de uma era de encanto e magia

José Gomes de Abreu, no seu reinado

A cidade encantava com uma linda melodia

No céu a lua

E os namorados, braços dados

No jardim a passear

Na rua violões e serestas

E o cantador iluminado pelos lampiões a gás

Na praça dos coretos a festa

Numa homenagem deste tempo

Para o tempo que virá

 

O tico-tico cá

O tico-tico lá

Época feita de ouro

De valsas e choros

Que bom recordar

Olé olá

O tico-tico cá

O tico-tico lá

Época feita de ouro

De valsas e choros

Que bom recordar

 

Em Santa Rita um nome respeitado

Maestro, poeta e compositor

Quantas alegrias ele nos proporcionou

Porém o seu talento era tão grande

Nunca se viu na cidade tal nobreza

Partiu para São Paulo, e então o mundo

Pode apreciar sua grandeza

Um grande dossel de notas musicais

De tanta beleza

 

No planalto de São Paulo

Conseguiu ser o que sempre quis

Tocou Os Pintinhos No Terreiro

Genuíno e bem brasileiro

Sucesso em todo o país

E foi famoso, autor de melodias imortais

Interpretando pro povo nas casas musicais

Cantemos todos, lembrando os tempos que não voltam mais

Interpretando pro povo dos nossos carnavais