terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

TANIA MARIA NO SEXTA JAZZ

 
(No dia 28/01/2011, Tania Maria estava em São Luís curtindo a cidade e os parentes quando foi procurada pelos produtores Celijon Ramos e Fafá Cristina para uma possível aparição no meu programa Sexta Jazz, na Rádio Universidade. Ela concordou gentilmente e teve um programa feito com a sua presença e em sua homenagem)

O programa já havia começado quando ela apareceu com o seu séquito. Ela não parecia nenhuma rainha, pois este não é o seu jeito de ser, mas a sua presença e sua simpatia iluminaram o estúdio de uma forma diferente, pois existia realeza no ar.
Não vou falar da Tânia Maria cantora, compositora ou pianista, pois muito já foi dito e ainda se diz em releases os mais diversos, biográficos e discográficos.
Além do mais, a sua música fala por ela.
Vou falar da mulher amadurecida pelos anos e curtida em bons barris de jazz que se vê e vê a todos com a simplicidade que só as grandes pessoas possuem. 
Conversamos sobre os mais diversos assuntos em on e em off que envolveram desde os primórdios da sua carreira de cantora até algumas admiráveis carraspanas que já passou porque, é claro, isso é muito bom e ninguém é de ferro.
Pra não dizer que não falei da artista Tânia Maria, cabe dizer que sua obra discográfica é vasta, rica e absolutamente autêntica, não se percebendo nela traços dos grandes pianistas americanos – Tatum, Peterson, Evans, Brubeck – mas a malícia de João Donato ou Johnny Alf.
Mesmo residindo em Paris, depois de um estágio em Nova York, ela não nega suas origens e compõe com o espírito brasileiro, inclusive lançando mão do nosso idioma em diversas criações.
O estúdio se curvou, emocionado, quando Tânia Maria declarou alto e bom som sem ter sido perguntada: “eu não costumo dar entrevistas, e este é o primeiro programa radiofônico de jazz do qual em participo”.
Sexta Jazz e Augusto Pellegrini agradecem comovidos.

7 comentários:

Celijon Ramos disse...

Para quem é fã como eu e Fafá, ter colaborado para que mais pessoas tomem conhecimento da obra da grande musicista que é Tania Maria, nos deixou imensamente contente e também nas nuvens, principalmente, quando ela própria declara ser o primeiro programa radiofônico de que participa. Certamente um verdadeiro gol. Salve Cabecinha e Bimbinha, o Sexta Jazz!
Um abração!

Augusto Pellegrini disse...

Foi gol de placa, sim senhor. Estou providenciando a gravação do programa para que você possa postá-lo para os amigos jazzófilos degustarem como se faz com um bom vinho (ao lado de um bom vinho).
Desejo dar um abraço todo especial a você e à Fafá, produtores supimpas!

Érico Cordeiro disse...

Mestre Augusto,
Golaço, de bicicleta, com direito a matada no peito e tudo.
Infelizmente, não pude ir com esse séquito maravilhoso, onde algumas semanas antes já havia sido muito ternamente acolhido.
Parabéns a você e ao mesus compadres Celijon e Fafá!
Abraços fraternos!!!!

Augusto Senna disse...

Caro chará Augusto,

A primeira vez que ouvi falar de Tânia Maria foi através do Ed Motta, então pude conhecer a genial artista e magnífico ser humano, que por intermédio da Blue Note foi lançada ao mundo, mostrando o que há de melhor em se tratando de Brazilian Jazz, ou Bossa Nova, que tem um apreço inigualável por sua música. Que o espírito criativo continue a iluminar essa diva da nossa mais pura e singela tradição musical. Deus te abençoe Tânia. És um brilhante em toda a contelação de estrelas fulgurantes em nossa galáxia de expoentes musicais.
Apresso-me em estampar seu cartaz em nosso endereço jazzístico:
http://whatsjazz.blogspot.com.br

Grande apreço.
Keep'on Jazzin'.
Augusto Senna.

pituco disse...

sou fã...quero ouvir também...perfavore

abraçsonoros

Augusto Pellegrini disse...

Vamos ouvir,pituco, assim que a gente conseguir a gravação da Rádio Universidade e colocar o programa no blog!

Jarbas Couto e Lima disse...

Parabéns, Augusto, Celijon e Fafá!
Através de vocês, legítimos representantes dos amantes da boa música, Tânia Maria recebe o merecido reconhecimento dos "jazzófilos" maranhenses! Foi uma goleada!