quinta-feira, 10 de março de 2011

WAYNE WALLACE NO SEXTA JAZZ


UM CUBANO NASCIDO NA CALIFÓRNIA
Muitas vezes o jazz escreve certo por linhas diferentes. Assim, mesmo tendo nascido no que podemos chamar berço do West-Coast jazz, o trombonista Wayne Wallace foi sempre fascinado pelos ritmos afro-cubanos, e como uma coisa leva à outra, ele se viu estudando na Escola Nacional de Artes em Havana, onde se aperfeiçoou entre 1993 e 1999 para se tornar um americano com a cara musical de Cuba, seja no trombone, no piano ou cantando.
Wayne começou com o piano aos seis anos e depois com o trombone aos dez, crescendo o suficiente para topar uns encontros com Narada Michael, Tito Puente, Sammy Davis, Jr., Pete Escovedo e outros mais.
Trombonista, compositor e arranjador dos mais considerados, Wayne recebeu diversas premiações por trabalhos de composição voltados para a música latina através da San Francisco Arts Commission, da N.E.A., da Zellerbach Foundation,  e do Creative Work Fund, e é detentor do Bay Area Theater Critics Award.
Extremamente competente, ele navega com desenvoltura por diversos gêneros musicais “calientes”, como o mambo, a salsa, o ska, o funk ou o bolero, tudo calcado no jazz e no blues.
Mas Wallace não fica só na execução ou na composição.
Ele tem atuado como produtor de artistas importantes no contexto internacional – e aqui podemos citar Celine Dion, Angela Bofill, Chris Isaak, Earth Wind and Fire e Whitney Huston, entre outros. Ele também trabalha com trilhas para cinema e televisão.
Seus recentes CDs “To Hear From There”, “The Reckless Search For Beauty” e “Dedication” são uma prova de inventividade, e marcam definitivamente a profunda união musical dos ritmos caribenhos com o jazz, revivendo as incursões feitas no século passado por Dizzy Gillespie ao lado de Machito, Mario Bauzá e Chano Pozo.
É interessante notar que ao contrário de Gillespie, Wayne Wallace se cerca de músicos também americanos, exceção feita a um ou outro músico convidado, mas todos devidamente lambuzados com o molho e o tempero da verdadeira cozinha musical cubana.
É este Wayne Wallace que vocês terão oportunidade de conhecer – ou re-ouvir, conforme for o caso – nesta sexta-feira, dia 11 de março, no programa Sexta Jazz, 8 da noite, na Rádio Universidade (você pode ouvir pela internet acessando o site universidadefm.ufma.br)
Nota: O CD que será executado no programa, “To Hear From Here” me foi gentilmente presenteado pelo radialista, crítico musical e produtor (e roqueiro nas horas incertas) Gilberto Mineiro.


Nenhum comentário: