terça-feira, 3 de setembro de 2013


 
SAUDAÇÕES AO NEW-MARACANÃ

Quando da realização dos Jogos Pan-Americanos de 2007, o Rio de Janeiro foi brindado com um estádio poliesportivo zero quilômetro, batizado com o grandiloquente nome de Estádio Olímpico João Havelange, popularmente conhecido como Engenhão.
Como a cidade já possuía o Maracanã, o Engenhão foi construído mais para abrigar as modalidades de atletismo do que para servir de palco para o futebol (lá seriam disputadas apenas quatro partidas pela competição).
O estádio foi erigido para acomodar mais de 46 mil pessoas sentadas, com a possibilidade de ser ampliado para 60 mil ocupantes tendo em vista 2016, e era considerado o mais bonito e moderno da América Latina. Custou  aproximadamente 400 milhões de reais, uma ninharia, se comparado com o custo do ainda não acabado estádio do Corinthians, estimado em quase um bilhão (mas este é um assunto que fica para uma próxima vez).
Construído com recursos públicos, o Engenhão foi posteriormente arrendado para o Botafogo, e apesar da distância do centro nervoso do Rio de Janeiro acabou servindo para a realização de muitos jogos. Desde o fim de março deste ano, no entanto, está interditado por problemas na futurista cobertura, com risco real de desabamento, de acordo com os laudos.
Agora que a cidade já pode contar com o New-Maracanã, não há previsão de quando serão iniciados os serviços de reforma, e como ninguém tem pressa, o Botafogo voltou a ficar sem casa.
O New-Maracanã tem uma história a ser contada.
O Maracanã é um estádio com 63 anos de idade que já havia sofrido duas grandes reformas (em 1999 e 2007), mas manteve as características do projeto arquitetônico inicial. Para a Copa do Mundo, ele poderia ser simplesmente adaptado às necessidades da Fifa, mas foi posto literalmente abaixo e teve a sua arquitetura – um dos cartões postais do Rio de Janeiro – brutalmente violentada.
O custo total das três reformas atinge a casa dos 2,4 bilhões, transformando-o em um dos seis estádios mais caros do mundo.
Quando foi imposto o tal padrão Fifa, a astúcia e o engenho humano se colocaram em campo para que muita gente ganhasse muito dinheiro, mesmo que isso custasse o esfacelamento de outros complexos esportivos e uma desapropriação desumana de áreas habitadas e de marcos históricos.
Depois de pronto, o New-Maracanã ficou bonito e fashion como uma obra de exposição, mas perdeu o glamour e a identidade.
Pior, o estádio foi praticamente dado de presente para um consórcio de empreiteiras e investidores que não colocaram um centavo na sua construção e vão se beneficiar das benesses do seu funcionamento, através de uma licitação que se denuncia viciada e preparada para atender interesses aparentemente escusos que passam pelos Governos Estadual e Municipal e por empresas que garantem a campanha eleitoral de alguns políticos da Cidade Maravilhosa.
Como o Vasco tem São Januário e o Botafogo – em tese – tem o Engenhão, a lucratividade do Consórcio vai depender dos contratos feitos com o Flamengo e o Fluminense, mas os termos são desvantajosos para os clubes, que começam a espernear.
O Flamengo está inclusive disposto a levar seus jogos para Brasília, apesar do custo e da logística, ou para Juiz de Fora, e o Fluminense reluta em assinar o contrato, se contentando em jogar em Volta Redonda.
Por outro lado, entidades e manifestantes pedem o fim da concessão e querem que o estádio seja operacionalizado pela Prefeitura, segundo o aforismo “quem pariu Mateus que o embale”. Há ainda muita história para ser contada.   
 
                                                                                                    
 

Nenhum comentário: