sábado, 5 de setembro de 2015





SÉRIE B EM DESTAQUE 

Não me recordo de na era dos pontos corridos o Campeonato Brasileiro da Série B fechar a segunda rodada do returno com tanto equilíbrio.
Pra se fazer uma ideia, a diferença que separa o líder – Botafogo-RJ – e o quinto colocado – Paysandu-PA – é de apenas dois pontos. E é de quatro pontos a diferença entre o primeiro e o sétimo colocado, no momento o Náutico-PE.
No meio do sanduiche, isto é, entre o segundo e o quarto lugar estão Vitória-BA, Sampaio Corrêa-MA e Paysandu-PA, pela ordem. Todos, portanto, com reais condições de assumir a liderança na próxima rodada ou de dormir na oitava posição.
Na prática, todos têm evidentes possibilidades de conquistar o título, e sonoras possibilidades de terminar o turno na zona de classificação para a Série A de 2016.
É claro que uma situação como essa só acontece porque os times têm mostrado muita irregularidade nas suas campanhas.
Os quatro primeiros colocados têm um percentual de aproveitamento de 61,9 a 58,7% (o nosso Sampaio tem 60,3% de sucesso).
Grosso modo, isto significa seis resultados positivos em dez jogos realizados, mas como a estatística não tem alma, ficam no mesmo pacote as vitórias fora de casa, as derrotas em casa, os empates improváveis e os empates heroicos.
Uma coisa é certa: qualquer destes cinco primeiros colocados que enfileirar uma sequência cinco ou seis vitórias e conseguir ganhar uns quinze a dezoito pontos de enfiada nas próximas partidas começará a sentir o gostinho definitivo de habitar a zona de acesso à Série A e até sonhar com o título, principalmente se os adversários começarem a vacilar, como todos têm feito até o momento.
O Sampaio Corrêa terá uma verdadeira prova de fogo nestas próximas seis partidas, e precisará acumular o maior número possível de pontos se quiser manter suas pretensões para pelo menos terminar o returno entre os quatro líderes.
Com exceção do Ceará-CE, que está no momento ocupando a penúltima posição, a quem o Sampaio enfrenta em casa daqui a duas rodadas, o que vem por aí é um convite à superação.
A começar pelo próximo adversário, Náutico-PE (7º colocado), em Recife. Também fora de casa o Sampaio enfrentará o Criciúma-SC (9º) e o Bahia-BA (4º), recebendo, além do já mencionado Ceará, também o América-MG (6º) e o Santa Cruz-PE (8º).
No sétimo jogo, o Tubarão receberá o Botafogo-RJ (1º colocado no momento), isto é enfrentará praticamente todos os seus adversários diretos numa sequência direta.
Pra quem curte um desafio, o Sampaio Corrêa terá que se desdobrar e dar provas de muita garra e maturidade num espaço de trinta dias contando com o desgaste físico e emocional, viagens a Recife, Salvador e Criciúma, e eventuais perdas de jogadores por contusão e suspensão.
Isto se o inoportuno (embora sempre oportuno) questionamento sobre o silêncio mantido pelo presidente Sérgio Frota pela venda do Centro de Treinamento José Carlos Macieira feita em 2009 por Antônio Cícero Oliveira Martins para e empresa Hispamix não venha causar um racha de proporções imprevisíveis no comando tricolor, levando a encrenca para dentro de campo e mexendo com a cabeça dos jogadores.
Afinal, os atletas, que de tempos em tempos enfrentam problemas com atraso de salário, também gostariam de saber, assim como os torcedores e os jornalistas de O Imparcial, onde foram parar os R$ 6,75 milhões da venda do terreno, que aparentemente ainda não foi legalizada por problemas de documentação.
Dentro e fora do campo, o Sampaio Corrêa vai enfrentar uma verdadeira batalha e precisará de determinação, cabeça no lugar e muito futebol no pé para sair dela ileso.

      

   

 

 

 

(artigo publicado no caderno Super Esportes do jornal O Imparcial de 04/09/2015)

 

 

Nenhum comentário: