sexta-feira, 6 de maio de 2016



FAÇAM SUAS APOSTAS

Vem chegando o fim de semana, e com ele a decisão de diversos campeonatos regionais – com certeza de pelo menos os quatro mais importantes do país. Seriam cinco, mas no Paraná parece que a coisa não tem volta, com os 3x0 sapecados pelo Atlético contra o Coritiba logo na primeira partida. Mesmo enfrentando o rival no seu estádio Couto Pereira o rubro-negro pode até perder por dois gols, logo tem tudo para acabar com o jejum de títulos que já dura sete anos.
Nas demais decisões tudo é incerteza.
Em Minas, o Clássico das Multidões agita Belo Horizonte. Atlético e América já se enfrentaram em oito finais, desde 1948 até 2012, com quatro vitórias do Galo, duas do Coelho e dois empates. Por conta do regulamento, que foi se modificando com os anos, estas oito finais resultaram em cinco títulos, três para os atleticanos e dois para os americanos. No total, 43 campeonatos para o Atlético Mineiro – o maior campeão estadual – e apenas 15 para o América.
Desta vez o América entra em campo precisando de um empate, pois venceu o primeiro jogo por 2x1, mas sua tarefa é sem dúvida indigesta.
Não existe favorito, pois o Atlético apesar de se ter se mostrado um time altamente irregular neste início de temporada, tem como trunfos pesados os jogadores Robinho e Lucas Pratto.
O Rio Grande do Sul apresenta o “quase clássico” entre o Internacional e o Juventude. O Colorado saiu na frente, vencendo o primeiro jogo pela contagem mínima na casa do adversário e joga por um simples empate em Porto Alegre.
Esta é a terceira vez que que estes clubes disputam o título gaúcho. E a partida tem o sabor de desempate, pois em 1998 o Juventude deu a volta olímpica em pleno Beira-Rio, levando o troco em 2008 através de um sonoro 8x1.
Aqui, ao contrário de Belo Horizonte, o Internacional entra em campo com ares de favorito.
Na Vila Belmiro, tradicional reduto santista, a equipe da casa se verá às voltas com o surpreendente Audax Osasco, que já colocou água no chope de todos os outros grandes de São Paulo, dois deles – São Paulo e Corinthians – já na reta final do campeonato.
A postura do Audax dentro de campo é tão arrumada que o comentarista não ficaria surpreso se ele aprontasse mais uma, apesar do aparente favoritismo santista.
Nas últimas dez finais do Paulistão o Santos esteve presente em nove e ganhou o título em cinco ocasiões, podendo marcar a sexta conquista no próximo domingo, o que não deixa de ser uma marca expressiva, e confere ao Peixe o já citado favoritismo, com muita cautela e caldo de galinha.  
O grande lance fica registrado para o Maracanã, onde Vasco e Botafogo farão outro jogo de tirar o fôlego.
O clube da Cruz de Malta vem cumprindo este ano uma campanha irrepreensível, mantendo uma invencibilidade de 24 jogos. Sua última derrota aconteceu em novembro do ano passado, 1x0 para o Fluminense pelo Campeonato Brasileiro. A partir daí foram 18 vitórias e 6 empates.
Caso o clube empate ou vença domingo alcançará o título de forma invicta, a exemplo do que ocorreu em 1992.
A história do Campeonato Carioca reservou 23 títulos para o clube de São Januário (sendo o primeiro conquistado em 1923) contra 20 do Glorioso (a partir de 1907).
Nem sempre a disputa do título se deu a partir de uma determinada partida, mas por nove vezes vascaínos e botafoguenses chegaram ao título e ao vice-campeonato no mesmo ano. Seis das nove vezes o Botafogo se sagrou campeão, e o Vasco da Gama as outras três.
Finalmente o torcedor carioca poderá prestigiar novamente o seu Maracanã – que esteve fora de combate por algum tempo – e lotar outra vez o templo do futebol carioca a exemplo do que ocorreu domingo passado, com perspectivas de muita emoção.   

  




 (artigo publicado no caderno Super Esportes do jornal O Imparcial de 06/05/2016)




Nenhum comentário: