domingo, 9 de outubro de 2016





O NOVO FORMATO DA LIBERTADORES

No último fim de semana a Conmebol decidiu fazer algumas modificações no formato da Copa Libertadores da América, já valendo para a temporada de 2017.
A principal novidade é a duração do torneio, que passa a ser disputado em 42 semanas ao invés das atuais 27, começando em fevereiro e se estendendo até novembro.
Para os clubes brasileiros isto pode ser mais um desafio, pois se a CBF tem dificuldades em administrar o calendário lidando com as poucas datas que temos no momento para os campeonatos domésticos, imagine encaixar estas novas datas no nosso exíguo ano esportivo.
Existe a possibilidade de alguns times terem que encarar mais de noventa jogos no ano, o que é absurdamente exaustivo.
Outra alteração promovida pela Conmebol é o aumento de clubes participantes, passando de 38 para 42. Na prática, porém, não haverá muita diferença pois o inchaço será abatido já na fase da chamada Pré-Libertadores.
Com isso, o futebol brasileiro passa a classificar 7 clubes, sendo 6 vagas para os seis primeiros colocados pelo Campeonato Brasileiro e uma vaga para o campeão da Copa do Brasil. O número pode subir para 8 se os campeões da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana estiverem entre os seis primeiros do Campeonato Brasileiro, e para 9 em 2018 se um clube brasileiro vencer a Copa Libertadores 2017.
O resultado imediato disto é que reacenderam as chamas de todos os dez primeiros colocados no Brasileirão pois o chamado G4 foi ampliado para G6.
No momento, as seis vagas do campeonato estão sendo ocupadas por Palmeiras, Flamengo, Atlético Mineiro, Santos, Fluminense e Atlético Paranaense, mas Grêmio, Corinthians, Botafogo e Ponte Preta seguem no calcanhar dos líderes, de modo que, faltando onze rodadas, a situação do campeonato e dos classificados ainda permanece indefinida.
Os quatro primeiros já terão garantida a participação na fase de grupos, mas os demais terão que disputar a Pré-Libertadores em duas partidas eliminatórias no sistema mata-mata.
Além do Brasil, também Argentina, Chile e Colômbia foram beneficiados com uma vaga a mais cada um.
Os dez clubes da competição que não avançarem às oitavas de final  serão incluídos na Copa Sul-Americana, que será disputada de junho a dezembro do mesmo ano.
A decisão polêmica ficou por conta da disputa da final do torneio, e por ser polêmica será objeto de estudos posteriores, podendo ser adotada apenas em 2018 caso seja acordada pelo Comitê.
A ideia é copiar a Liga dos Campeões da Europa e fazer uma final única em um local preestabelecido (no momento a Libertadores é disputada no sistema ida-e-volta, sendo um jogo na casa de cada um dos finalistas).
Mas no caso da Liga dos Campeões se os finalistas se enfrentam numa final em Lisboa, Paris ou Roma, o deslocamento dos jogadores e torcedores pode ser feito por trem, de uma forma econômica e tranquila, diferentemente do que aconteceria numa final única na América do Sul (e México, que tem 3 times na disputa).
Imaginemos uma final como a de 2016, com um clube do Equador e um time da Colômbia se enfrentando por exemplo cidade de Montevidéu.
As dificuldades logísticas e o pouco apelo comercial podem levar a um fracasso de público, não condizente com a grandeza do torneio. Por outro lado, uma final em Quito e outra em Bogotá colocaria a final em ebulição.
Uma pesquisa conduzida a respeito do assunto mostra que 48% dos entrevistados concordam com a partida única, sob o argumento de que premiaria o melhor time e deixaria a final mais emocionante, mas 31% consideram que os fatores econômicos da América Latina e as enormes distâncias a serem percorridas serão grandes dificuldades a serem superadas. Para 21% dos pesquisados o sistema ida-e-volta deve ser mantido porque o fator “casa” tem que ser levado em consideração.   



(Artigo publicado no caderno de Esportes do jornal O Imparcial de 07/10/2016)




Nenhum comentário: