sábado, 3 de junho de 2017






A MAGIA DA CHAMPIONS LEAGUE

(publicado no Caderno de Esporte do jornal O Imparcial de 02/06/2017)

A Liga dos Campeões da UEFA - oficialmente "UEFA Champions League" - é um torneio que reúne os melhores times do continente europeu, elencados de acordo com sua classificação nos campeonatos domésticos, e existe desde 1955. Seu charme em termos de apelo é apenas comparável às Copas do Mundo e o troféu oferecido ao clube vencedor é o mais prestigiado do futebol europeu.
 O mundo do futebol é organizado de modo que seja mantido um calendário atraente tanto para o público como para os patrocinadores, numa época em que a cada dia crescem as oportunidades de "fazer dinheiro" com o lazer.
Os atletas e todos aqueles que vivem do esporte têm que adaptar seu calendário e seu fuso horário às demandas exigentes que esta exposição lhes dá.
O futebol nasceu pobre e nu, mas com o passar do tempo, ele foi recebendo "upgrades" naturais, passando pela fase do amadorismo, desde as suas origens até o início do século 20, dando vez ao profissionalismo, que começou timidamente e com ressalvas, até ingressar na fase do capitalismo selvagem, agora em pleno século 21. 
Sua atração propiciou a abertura para continentes onde até então poucas pessoas se interessavam pela matéria, adotou a tecnologia como base de trabalho e fez sua inserção no mundo globalizado com status de gerenciador de amizades.
O futebol se organizou de modo a formar jogadores a partir de categorias menores, estabeleceu um intercâmbio de atletas e de ideias e se tornou uma vitrine fantástica apresentada por meio de espetáculos que congregam milhares de assistentes e milhões - às vezes bilhões - de espectadores nas competições entre os seus diversos times através de torneios como campeonatos nacionais e continentais e das copas internacionais e intercontinentais.
Em todos os países e em todos os continentes o futebol virou artigo de exportação e é tratado como commodity.
Voltando ao "caput" inicial, a Champions League é hoje em dia o "grand finale" de toda essa força que une os torcedores e as nações em termos de futebol. 
A sua edição da temporada 2016-2017 será encerrada amanhã, sábado, entre o Real Madrid e a Juventus de Turim em partida realizada no Millennium Stadium em Cardiff, País de Gales, trazendo de volta um dos grandes clássicos da Europa.
O Real Madrid, maior vencedor da Champions,  já conquistou o torneio onze vezes e luta por um atual bicampeonato, ao passo que a Juventus foi campeã apenas duas vezes. Ambos se enfrentaram na final de 1997-1998 em Amsterdã com vitória do Real por 1x0.
Os maiores vencedores da Champions League são Real Madrid (11 vezes), AC Milan (7 vezes), Bayern München, Barcelona e Liverpool (5 vezes).
Apenas 22 clubes conseguiram o título, dos 39 que chegaram às finais. O jogador mais vezes vencedor foi o espanhol Francisco Gento, que levantou a taça seis vezes atuando pelo Real Madrid.
O torneio foi realizado pela primeira vez na temporada 1955-1956 com o nome de European Champions Club Cup (Taça dos Campeões) e seguiu com este nome até a temporada de 1991-1992, quando foi rebatizado para UEFA Champions League (Liga dos Campeões), e assim permanece até hoje. 
No total, 49 jogadores brasileiros já levantaram o troféu ao longo do tempo, passando por Didi, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho. Sávio e Roberto Carlos, jogando juntos pelo Real Madrid, e Daniel Alves, jogando pelo Barcelona, são os brasileiros mais vezes campeões do torneio, com três títulos cada.
Daniel estará buscando a sua quarta conquista, desta vez com a Juventus. Lá também estarão Neto, Alex Sandro e Hernanes lutando pelo primeiro título europeu. 
Do outro lado, pelo Real, estarão Casemiro e Marcelo (campeões na temporada passada) e Danilo (pela primeira vez) tentando carimbar a taça.

Obs: O jogo terminou com a vitória do Real Madrid por 4x1.
 
   
 

Nenhum comentário: