sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

 

                                               Foto: Roscoe Mitchell

AS CORES DO SWING
           (Livro de Augusto Pellegrini)


ART ENSEMBLE OF CHICAGO (formada em 1966) 

LiderRoscoe Mitchell (1940-       )

Nome completo – Roscoe Edward Mitchell, Jr.

Nascimento – Chicago-Illinois-EUA

Instrumento – saxofones (tenor, soprano, baixo, barítono e alto) e flauta

 

Comentário – A Association For The Advancement Of Creative Musicians (Associação para o Desenvolvimento de Músicos Criativos), mais conhecida pela sigla AACM, foi uma espécie de agremiação musical formada em 1966 para desenvolver um trabalho que visava a produção de um jazz experimental dentro da febre vanguardista que surgiu na segunda metade do século vinte. O grupo evoluiu e se transformou em uma orquestra com identidade própria, assumindo em 1969 o nome de Art Ensemble of Chicago. Os fundadores da AACM foram os saxofonistas Roscoe Mitchell e Joseph Jarman, o trompetista Lester Bowie, o baixista Malachi Favors e o baterista Famoudou Don Moye. A continuidade de uma ideia bem sucedida e a manutenção dos músicos fundadores contribuíram para a execução de um trabalho que beirava a perfeição, fazendo com que a crítica avaliasse o Art Ensemble of Chicago como o melhor e mais influente grupo de jazz “avant-garde” dos anos 1960 até 1980. O grupo foi pioneiro na elaboração de um trabalho que fazia uma estranha fusão entre o jazz, a arte cênica e elementos africanos através de uma representação conhecida como happening. O desempenho performático da banda combinava uma livre e diversificada alteração no tempo, muita dinâmica e uma textura que era a tônica teatral das suas apresentações. O líder Roscoe Mitchell já havia trabalhado o estilo durante o tempo em que participara da banda experimental do também revolucionário pianista Muhal Richard Abrams. Ele foi o principal mentor do grupo, que começou como Roscoe Mitchell Art Ensemble, formado dois anos antes da AACM. Por conta do seu trabalho e da sua vitalidade, o Art Ensemble Of Chicago se mantém até os dias de hoje fazendo uma música que continua na vanguarda do jazz, apesar dos quarenta anos já decorridos da saída de Don Moye, de Joseph Jarman (que se retirou para ser um monge budista), e da morte de Lester Bowie e Malachi Favors. O lema da orquestra é “somos a grande música negra, da antiguidade ao futuro”.

 

Algumas gravações 

As Clear As The Sun (Roscoe Mitchell-Malachi Favors-Famoudou Don Moye)

Everyday’s A Perfect Day (Joseph Jarman-Famoudou Don Moye)

It’s The Sign Of The Times (Malachi Favors)

Jamaica Farewell (Roscoe Mitchell)

Nine To Get Ready (Roscoe Mitchell)

People In Sorrow (Lester Bowie-Joseph Jarman-Roscoe Mitchell-Malachi Favors)

Slow Tenor And Bass (Roscoe Mitchell)

Song For My Sister (Roscoe Mitchell)

The J Song (Joseph Jarman)

The Meeting (Roscoe Mitchell)

Voyage (Roscoe Mitchell-Malachi Favors)

Way Way Down Yonder (Malachi Favors)

We Bop (Lester Bowie)

Zero / Alternative Line (Lester Bowie-Roscoe Mitchell)

Nenhum comentário: