terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

 


AS CORES DO SWING
           (Livro de Augusto Pellegrini)

BANDLEADERS E DISCOGRAFIA


CARLA BLEY (1938-      ) 

Nome completo – Carla Borg

Nascimento – Oakland-Califórnia-EUA

Instrumento – piano e órgão

 

Comentário – Ao contrário da maioria dos músicos de jazz que iniciaram a sua vida profissional ainda adolescentes, Carla Bley somente se interessou pela música aos vinte anos, quando trabalhava em clubes de jazz de Nova York como vendedora de cigarros. Ela possuia, no entanto, alguma formação musical, pois quando criança tocava piano e havia cantado no coro de uma igreja de cristãos fundamentalistas. Até aquele momento ela não havia tentado a música como profissão até que começou a prestar atenção no jazz que rolava nos seus locais de trabalho. Carla se apaixonou pelo bebop e pelo pianista canadense Paul Bley, com quem se casou em 1957, florescendo então o enorme talento de uma pianista-compositora praticamente autodidata, que iria se transformar numa das peças fundamentais do jazz post-bop. Mais ela tarde se interessou pelo free-jazz de Ornette Coleman, de quem passou a adotar o estilo. Além de tocar piano, Carla também escrevia arranjos, realizando interessantes trabalhos para Paul Bley, George Russell e Jimmy Giuffre. Em 1964 Carla se casou com o trompetista Michael Mantler, com o qual formou inicialmente a Jazz Composers Guild Orchestra, que um ano mais tarde teria o nome simplificado para Jazz Composers Orchestra. Dois anos depois, Carla e Mantler fundaram uma associação destinada a apresentar, divulgar e produzir formas não convencionais de jazz, a JCOA – Jazz Composer’s Orchestra Association. O grande público veio finalmente conhecer o trabalho de Carla Bley quando o quarteto do vibrafonista Gary Burton gravou uma seqüência de suas músicas num álbum intitulado “A Genuine Tong Funeral”. Em 1969, Carla Bley compôs e arranjou para a Liberation Music Orchestra, de Charlie Haden, e em 1971 ela cimentou a sua reputação com uma grande obra, a ópera-jazz “Escalator Over The Hill”. Durante os anos 1970 e 1980, Carla Bley continuou dirigindo a sua associação e a compor e gravar para o seu próprio selo, chamado Watt. Nos últimos anos ela também manteve ativa a sua Jazz Composers Orchestra, com a qual faz diversas turnês e gravações e tem trabalhado com o baixista Steve Swallow, com quem é casada atualmente. Aos oitenta e três anos, Carla Bley segue trabalhando com arranjos, composição e apresentações eventuais. Mesmo para quem começou tarde, ela já enfileira mais de cinquenta anos de uma carreira que teve uma enorme influência na modernização do jazz orquestrado.

 

Algumas gravações 

All Fall Down (Carla Bley)

Birds Of Paradise (Carla Bley)

Exaltation / Religious Experience / Major (Carl Spaque Ruggles)

Fresh Impression (Carla Bley)

Goodbye Pork Pie Hat (Charles Mingus)

Heavy Heart (Carla Bley)

Masquerade In Three Parts (Carnation / Dark Glasses / Mustache) (Steve Swallow)

Misterioso (Thelonious Monk)

On The Stage In Cages (Carla Bley)

Peau Douce (Steve Swallow)

Reactionary Tango (Steve Swallow)

Sidewinders In Paradise (Carla Bley)

Strange Arrangement (Carla Bley)

Tijuana Traffic (Carla Bley)

United States (Carla Bley)

Who Will Rescue You? (Carla Bley)

 

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