domingo, 18 de abril de 2021

 


AS CORES DO SWING
           (Livro de Augusto Pellegrini)

BANDLEADERS E DISCOGRAFIA


JOE LOSS (1909-1990) 

Nome completo – Joshua Alexander Loss

Nascimento – Londres-Inglaterra

Falecimento – Londres-Inglaterra

Instrumento – violino

 

Comentário – Filho de um carpinteiro judeu que havia imigrado da Rússia para a Inglaterra, Joe Loss foi educado na Jew’s Free School (Escola Livre dos Judeus) e começou a aprender violino aos sete anos de idade. Ele continuou sua educação musical na Hackner Academy of Music e depois no Trinity College of Music e no London College of Music. Ainda jovem, mas já um excelente violinista, Joe tocou no Tower Ballroom, em Blackpool, e participou da orquestra de Oscar Rabin, ao mesmo tempo em que dirigia uma banda de adolescentes, chamada The Magnetic Dance Band, que buscava interpretar o som do swing já em voga na Inglaterra. As suas primeiras apresentações profissionais foram realizadas dentro de um cinema, abrilhantando e dando som aos filmes do cinema mudo. Em 1930, Joe formou uma banda de sete músicos para tocar no Waldorf, em Londres. A banda tomou corpo para no final da década se transformar na respeitável Joe Loss Orchestra. A orquestra se manteve em atividade mesmo durante a guerra e se tornou famosa por interpretar músicas que eram hits de algumas orquestras americanas, como “In The Mood”, sucesso de Glenn Miller, e “Begin The Beguine”, sucesso de Artie Shaw. Ao longo do tempo, Joe Loss se especializou em tocar e gravar revivals, como a música “The Stripper” (1958), originalmente gravada pela orquestra de David Rose, “Wheels Cha Cha” (1961), baseado na música “Wheels”, gravada pelo grupo The String-A-Longs, e “March Of The Mods” e “Finnjenka Dance” (1964), também gravadas por David Rose. Este repertório lhe valeu algumas acusações de que sua música teria um cunho mais comecial do que jazzístico. A seu favor, no entanto, existe o fato que mesmo usando sucessos de outras orquestras para se promover, ele jamais copiava os arranjos, fazendo a sua leitura dentro de um estilo próprio. Apesar do declínio de popularidade das big bands, Joe Loss se manteve na ativa até o final dos anos 1980, quando se aposentou da música.

 

Algumas gravações 

A Tisket-A-Tasket (Al Feldman-Ella Fitzgerald)

Amapola (Joeseph Lacalle-Albert Gamse)

At The Woodchopper’s Ball (Woody Herman-Joe Bishop)

Begin The Beguine (Cole Porter)

Chattanooga Choo-Choo (Mack Gordon-Harry Warren)

Deep In The Heart Of Texas (June Jordan-Bernie Reagon)

Goodnight My Love (Mack Gordon-Harry Revel)

I Wish I Knew (Mack Gordon-Harry Warren)

In The Mood (Joe Garland-Andy Razaf)

Jeepers Creepers (Johnny Mercer-Harry Warren)

So Rare (Harry Herst-Jack Sharpe)

That Old Feeling (Lew Brown-Sammy Fain)

The Breeze And I (Ernesto Lecuona-Al Stillman)

The Peanut Vendor (Moises Simon)

They Say It’s Wonderful (Irving Berlin)

You Go To My Head (J. Fred Coots-Haven Gillespie)

 

 

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