terça-feira, 27 de abril de 2021

 


AS CORES DO SWING
           (Livro de Augusto Pellegrini)

BANDLEADERS E DISCOGRAFIA


KAY KYSER (1905-1985) 

Nome completo – James Kern Kyser

Nascimento – Rocky Mount-North Carolina-EUA

Falecimento – Chapel Hill-North Carolina-EUA

Instrumento – nenhum (cantor)

 

Comentário – Apesar de não conhecer teoria musical, Kay Kyser acabou se transformando, durante um período que se estendeu de 1933 até o final dos anos 1940, num dos mais populares bandleaders de swing da América. Kyser começou sua carreira artística quando, devido ao seu grande carisma, foi convidado a substituir o líder da banda da Faculdade de Direito de North Carolina, um músico de nome Hal Kemp, para organizar uma apresentação musical. Ele ficou tão fascinado pelo palco e se tornou tão popular na liderança dos músicos que decidiu abandonar o estudo de Direito e continuar trabalhando com música, ao mesmo tempo em que se matriculava no curso de Teatro da Universidade, onde se graduou com mérito. Kyser ingressou numa emissora de rádio local e começou a apresentar um programa de perguntas e respostas chamado “Kay Kayser’s Kollege of Musical Knowledge”. Em pouco tempo ele se tornou uma personalidade respeitada, o que facilitou a sua tarefa de contratar alguns músicos e formar a sua orquestra, que logo se transformou numa verdadeira coqueluche do swing dançante. Kyser cantava e fazia “sketches” engraçados com a participação dos seus músicos e de outros cantores. Ciente da sua falta de conhecimento musical, ele contratou como arranjador o maestro e professor do Conservatório de Música de Cincinnati, George Duning, e assim a sua orquestra acabou sendo muito aplaudida pelo público e elogiada pelos críticos. Em 1939, Kay Kyser resolveu tentar o cinema e investiu muito dinheiro para estrelar em um filme da RKO chamado “That’s Right, You’re Wrong”, que lhe rendeu mais fama e sucesso. Em seguida, Kay Kyser estrelou outros dois filmes, “You’ll Find Out” (RKO-1940) – no qual ele lançou o Sonovox, antecessor do Vocorder, um aparelho que modificava a voz, dando a ela a sonoridade de instrumentos musicais – e “Carolina Blues” (Columbia-1944). Em 1949 Kyser voltou a trabalhar no rádio e na televisão, mas tendo ficado relativamente rico, ele se aposentou em 1950, abandonando de vez as atividades artísticas e se fixando em Chapel Hill para se dedicar junto com a família a um movimento filosófico-religioso chamado Movimento da Ciência Cristã. Apesar de ter tido uma participação significativa na área de entretenimento, Kay Kyser se manteve musicalmente ativo apenas cerca de vinte anos, desde o iníco dos anos 1930 até o final dos anos 1940.

 

Algumas gravações 

Bell Bottom Trousers (Moe Jaffe)

Can’t Get Out Of This Mood (Jimmy McHugh-Frank Loesser)

‘Cause My Baby Says It So (Al Dubin-Harry Warren)

I Love An Old Fashioned Song (Sammy Cahn-Jule Styne)

I Never Knew I Could Love Anybody (Tom Pitts-Ray Eagan-Roy K.Marsh-Paul Whiteman)

If My Heart Had A Window (John Jacob Loeb)

It’s Kind Of Lonesome Out Tonight (Duke Ellington-Don George)

Like Someone In Love (Johnny Burke-Jimmy Van Heusen)

Long Ago (And Far Away) (Jerome Kern-Ira Gershwin)

Music, Maestro, Please! (Herbert Magidson-Allie Wrubel)

On A Slow Boat To China (Frank Loesser)

Pushin’ Sand (George Simmons-Roc Hillman)

Sweet And Lovely (Gus Arnheim-Jules LeMare-Harry Tobias)

The Nearness Of You (Hoagland “Hoagy” Carmichael-Ned Washington)

(There’ll Be Bluebirds Over) The White Cliffs Of Dover (Walter Kent-Nat Burton)

Two Sleepy People (Hoagland “Hoagy” Carmichael-Frank Loesser)

You’ll Find Out (Doug Eldridge-Allan T.Flowers-Ric Ivanisevic-Fred Nelson Jr)

 

 

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