sexta-feira, 4 de junho de 2021

 


AS CORES DO SWING
           (Livro de Augusto Pellegrini)

BANDLEADERS E DISCOGRAFIA


MIFF MOLE (1898-1961) 

Nome completo – Irving Milfred Mole

Nascimento – Roosevelt-Long Island-New York-EUA

Falecimento – Nova York-New York-EUA

Instrumento - trombone

 

Comentário - Miff Mole é um bandleader que marcou seu nome como sendo o trombonista responsável pela criação de um estilo de solo que abria novas perspectivas para o instrumento, pois fugia daquele tradicional contracanto normalmente usado no hot jazz. Ele começou estudando piano e violino, mas aos quinze anos escolheu o trombone, e a partir daí praticamente se profissionalizou, tocando na orquestra de Guy Sharp por dois anos para se tornar uma figura significativa no cenário musical de Nova York. Em 1922 Mole já era membro do Original Memphis Five e trabalhava em orquestras de emissoras de rádio e em grupos que animavam o cinema mudo. Entre 1926 e 1929 ele formou a Miff Mole and His Little Molers, da qual participava o trompetista Red Nichols. Depois, com a inclusão de outros músicos de renome, como Eddie Lang e Jimmy Dorsey, os Molers realizaram diversas gravações, algumas delas com a participação da cantora Sophie Tucker, conhecida como “The Last of the Red Hot Mamas”, uma sensação na época. Em comum acordo com Miff Mole, a banda passou a ter o comando de Red Nichols e a se chamar Red Nichols and His Five Pennies, que mais tarde, com a saída de Mole, recebeu Glenn Miller como trombonista e arranjador. Com o aparecimento de Jack Teagarden no cenário do jazz hot, trazendo uma interpretação que continha uma dose maior de blues, Miff Mole voltou a trabalhar em emissoras de rádio – WOR e NBC – e em 1940 fez parte da orquestra de Paul Whiteman. Já influenciado pelo estilo de Teagarden, ele tocou com Benny Goodman em 1942 e 1943, dirigindo posteriormente diversas bandas de dixieland. Mole mudou-se para Chicago, onde se apresentou regularmente até 1954, quando desacelerou sua atividade musical por problemas de saúde. Suas últimas aparições se deram ao lado do clarinetista Pee Wee Russell e do baterista Baby Dodds no Nick’s Tavern, tradicional ponto de Manhattan. Miff Mole faleceu aos sessenta e três anos devido a um enfarte, depois de mais de quarenta anos de atividade jazzista.

 

Algumas gravações 

After You’ve Gone (Turner Layton-Henry Creamer)

Ballin’ The Jack (Chris Smith-Jim Burris)

Crazy Rhythm (Irving Caesar-Joseph Meyer-Roger Wolfe Kahn)

Darktown Strutters’ Ball (Shelton Brooks)

Davenport Blues (Bix Beiderbecke)

Exactly Like You (Jimmy McHugh-Dorothy Fields)

Feelin’ No Pain (Joseph Anthony “Fud” Livingstone)

Fidgety Feet (Eddie Edwards-Nick LaRocca-Henry Ragas-Tony Sbarbaro-Larry Shields)

How Come You Do Me Like You Do? (Gene Austin-Roy Bergere)

Original Dixieland One-Step (Nick LaRocca)

Saint Louis Blues (William Christopher Handy)

Shim-Me-Sha-Wabble (Spencer Williams)

That’s A-Plenty (Lew Pollack-Ray Gilbert)

Who’s Sorry Now? (Bert Kalmar-Harry Ruby-Ted Snyder)

You Made Me Love You (James V.Monaco-Joseph McCarthy)

You Took Advantage Of Me (Richard Rodgers-Lorenz Hart)

You’re The Cream In My Coffee (Buddy De Sylva-Lew Brown-Ray Henderson)

 

 

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