domingo, 4 de julho de 2021

 


AS CORES DO SWING
           Livro de Augusto Pellegrini)

BANDLEADERS E DISCOGRAFIA


RAY MCKINLEY (1910-1995) 

Nome completo – Raymond Frederick McKinley

Nascimento – Fort Worth-Texas-EUA

Falecimento – Largo-Flórida-EUA

Instrumento – vocal e bateria

 

Comentário – Durante os anos 1930, Ray McKinley era um respeitado baterista e cantor de dixieland que de repente despertou para a novidade do swing. Ele começou a vida de músico se apresentando em territory bands (bandas itinerantes que tocavam em bailes) de Fort Worth, fazendo apresentações por toda a região do Texas até ser contratado em 1929 para trabalhar com a banda do músico Smith Ballew. Foi lá que McKinley conheceu o trombonista Glenn Miller, consolidando uma amizade que durou até a morte de Miller em 1944. Pouco tempo depois, Ray se desligou de Ballew e ingressou como cantor na orquestra dos irmãos Dorsey, permanecendo com Jimmy Dorsey quando os irmãos se separaram, até que em 1939 se tornou o co-lider do recém-formado grupo do trombonista Will Bradley. McKinley e Bradley ficaram juntos até 1942, interpretando uma espécie de swing com um forte acento de boogie-woogie. O grupo alcançou um relativo sucesso, tendo aparecido em 1949 no filme “Make Believe Ballroom”. Foi cantando com Bradley que McKinley gravou um dos seus maiores sucessos – “Beat Me Daddy, Eight To The Bar”. Mais tarde Ray resolveu se desligar de Bradley e se juntar à Glenn Miller’s Army Air Force Orchestra, partindo para a Europa a fim de participar do esforço de guerra junto com a banda do amigo. Com a morte de Glenn Miller, Ray se tornou um dos líderes do grupo na Europa e o manteve em atividade até que os músicos retornassem para a América. McKinley passou algum tempo tocando num pequeno combo junto com o clarinetista Peanuts Hucko e o pianista Mel Powell, até que, em 1946, conseguiu montar a sua própria orquestra, contando com a participação do arranjador Eddie Sauter. A orquestra de Ray McKinley permaneceu nas paradas por bom tempo, apesar de não contar com a plena aprovação dos críticos, que a consideravam ultrapassada e comercial. Nesta empreitada, ele utilizou um modelo de música que prescindia das origens e tentou produzir arranjos mais modernos com alguma influência do estilo bop, embora não conseguisse se livrar da forte característica do dixieland, suas raízes de origem. Em 1956 McKinley voltou a comandar a Glenn Miller Orchestra, até se aposentar da música em 1966. Sua atividade musical vai do início dos anos 1930 até meados dos anos 1960.

 

Algumas gravações 

Beat Me Daddy, Eight To The Bar (Raymond Birch)

Blue Moon (Richard Rodgers-Lorenz Hart)

Carioca (Gus Kahn-Vincent Youmans)

Celery Stalks By Midnight (Will Cobb-Gus Edwards)

Harlem Nocturne (Earle Hagen-Dick Rogers)

How High The Moon (Morgan Lewis-Nancy Hamilton)

Mama’s Gone, Good-Bye (Peter Bocage-Armand John Piron)

Over The Rainbow (Edgar “Yip” Harburg-Harold Arlen)

Red Silk Stockings And Green Perfume (Dick Sanford-Bob Hilliard-Sammy Mysels)

Rhapsody In Blue (George Gershwin)

Saint Louis Blues (William Christopher Handy)

Sentimental Journey (Bud Green-Les Brown-Ben Homer)

Struttin’ With Some Barbecue (Lil Hardin)

The Blue Room (Richard Rodgers-Lorenz Hart)

Thou Swell (Richard Rodgers-Lorenz Hart)

You Came A Long Way From St.Louis (Bob Russell-Pete Rugolo)

 

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