quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

 


PÁGINAS ESCOLHIDAS

Extraído de um livro de contos que ainda não foi publicado
(Augusto Pellegrini)

OS SAPATOS DO SENADOR

A sorte e o azar fazem parte da rotina do cotidiano, pensava Ancelmo (com , como gostava de deixar bem claro). Esta visão filosófica e fatalista lhe servia de alento e de conforto para que ele pudesse suportar os constantes prós e contras da vida.
“A vida é como a maré”, ele conjeturava, “assim, as coisas mudam ou acontecem independentemente da nossa vontade”.
Por causa disso, Ancelmo vivia de uma forma epicurista, para não dizer irresponsável. Conhecido na roda dos amigos como “Bacana”, ele se esforçava no desempenho do seu papel para fazer jus ao epíteto e não desapontar o eleitorado.
Tinha um emprego, sim, mas trabalhava apenas o suficiente para ter algum dinheiro que desse para o gasto e gastava sem se importar com a forma com que gastava nem de que maneira iria repor o numerário.
Ele era o tipo de pessoa que valorizava os fatos, mas não ligava para as consequências, ou seja, não tinha história de passado, dava grande importância ao presente e desprezava o futuro.
Não que Ancelmo fosse destituído de expectativas. Expectativas havia, e todas muito otimistas, mas nada que necessitasse de alguma atenção especial.
Para ele, as coisas se resolveriam ao seu modo, peça por peça se encaixando até formar um quadro favorável e positivo. Ancelmo acreditava que o resultado final da montagem dessas peças sempre lhe seria benéfico.
A sua gastança não era programada e incluía bebida, mulheres, noitadas, e amigos desprevenidos a quem vez por outra patrocinava algumas doses.
Para fazer face às despesas, Bacana trabalhava como ajudante de tabelião num cartório da cidade, conseguido graças a um relacionamento antigo da família.
Como o salário não era lá essas coisas, apesar dos bem vividos trinta e quatro anos, ele ainda dependia de alguma grana que a mãe, diligente e caridosa, lhe mandava todo mês, sem o aval e o conhecimento do pai, austero fazendeiro e pecuarista de amplos recursos que continuava apostando no futuro do filho, acreditando que ele estava se preparando adequadamente para ser alguém na vida.
De certo modo, Ancelmo também acreditava nisso, pois sonhava em ser algum dia um famoso modelo fotográfico e ter sua cara estampada em comerciais de revista ou – melhor ainda – ter o seu talento exibido em anúncios de televisão, embora certamente talvez não fosse isso que o seu pai esperava.
Apesar de seu comportamento não muito ortodoxo, Ancelmo era um homem de alma pura, e a sua fada madrinha tivera o cuidado em mantê-lo afastado de tentações maiores, como o jogo e as drogas – considerados os piores vilões – e de outras ilegalidades mais corriqueiras, livrando a sua cara até do prosaico vício do cigarro e daquela fezinha enganadora das loterias oficiais.
Então, pelo sim, pelo não, Ancelmo, o Bacana, era o que se podia chamar de “um bom garoto”, pelo menos até começar um caso com a filha de um senador da República.

Nenhum comentário: