domingo, 18 de maio de 2014






ARTIGO PUBLICADO NO CADERNO “SUPER ESPORTE” DO JORNAL “O IMPARCIAL” DE 15/05/2014

 

Grupo G – O RETROSPECTO FAVORECE A ALEMANHA

 

A Alemanha se afigura como a grande força do seu grupo, tanto no que diz respeito ao retrospecto como ao futebol atualmente praticado.
A seleção germânica deixou de disputar apenas duas das dezenove Copas realizadas (em 1930, quando não se interessou em viajar para o Uruguai, e em 1950, banida pela Fifa por causa das estripulias nazistas). Mas quando participou quase sempre deixou a sua marca: quatro vezes em terceiro lugar, quatro vezes em segundo e três vezes campeã (1954,1974 e 1990). Seu currículo também mostra três conquistas da Eurocopa.
O futebol da Alemanha foi fortemente marcado pela política. De 1938 a 1945 os austríacos, com a anexação do país, fizeram parte da seleção, mas isso não chegou a fazer diferença. De 1950 a 1990 ela atuou dividida, pois a forte Alemanha Ocidental e a fraca Alemanha Oriental possuíam seleções distintas – a união veio com a queda do muro de Berlim.
Os jogadores alemães aliam um grande refinamento técnico a muita força e determinação, atacando e defendendo em bloco. 
A base do time que vai se apresentar na Copa é formada por jogadores do Bayern Munich: o goleiro Manuel Neuer, os defensores Phillip Lahm e Jérôme Boateng e os meias Bastian Schweinsteiger, Thomas Müller e Mario Götze. Somam-se a estes o zagueiro Per Mertesacker (Arsenal), os meias Sami Khedira e Mezut Özil (Real Madrid) e Marco Reus (Borussia Dortmund) e os atacantes Lukas Podolski (Arsenal) e Miroslav Klose (Lazio), que disputa a sua última Copa com a intenção de ser o maior artilheiro dos Mundiais. 
Por outro lado, Portugal, seu mais forte adversário, tem um retrospecto muito fraco em Copas do Mundo. Disputou apenas cinco vezes, e o melhor que conseguiu foi um terceiro lugar em 1966. Pior na Eurocopa, para a qual se classificou apenas três vezes (o melhor resultado alcançado foi um vice-campeonato para a Grécia em 2004, apesar de jogar em casa).
O público brasileiro e a numerosa colônia lusitana terá a oportunidade de torcer por alguns bons jogadores, que estão a merecer um resultado melhor nessa competição. O goleiro será Eduardo (Braga) ou Rui Patrício (Sporting), seguidos dos defensores Fabio Coentrão (Real Madrid), Bruno Alves (Fernebahçe) e do luso-alagoano Pepe (Real Madrid), dos meias João Moutinho (Monaco) e Raul Meireles (Fernebahçe) e dos atacantes Nani (Manchester United), Hélder Postiga (Valencia), Hugo Almeida (Besiktas) e Cristiano Ronaldo (Real Madrid), atualmente o melhor jogador do mundo.
Gana é uma das maiores forças do futebol africano. Venceu quatro Copas das Nações Africanas e cinco Copas da África Ocidental, e conquistou três títulos mundiais do futebol de base – dois Campeonatos Sub-17 e um Sub-20. Participou de duas Copas do Mundo, em 2006, quando foi eliminada pelo Brasil na segunda fase, e em 2010, quando perdeu para o Uruguai nos pênaltis, nas quartas de final. Em Copas, jogou duas vezes contra os norte-americanos e venceu por 2x1 nas duas oportunidades.
Seu principal jogador é o meia Michael Essien, que joga no Milan. Outros destaques são os defensores Jonathan Mensah (Sunderland), John Boye (Rennes) e Daniel Opare (Standard Liège), o meia Sulley Ali Muntari (Sunderland) e os atacantes Asamoah Gyan (Sunderland), Kevin-Prince Boateng (Schalke 04) e Mathew Amoah (NAC Breda – Holanda).
Os Estados Unidos participaram de dez edições e sua melhor colocação foi um terceiro lugar em 1930. Atualmente o país ocupa a honrosa 13ª posição no ranking da Fifa e o primeiro lugar na CONCACAF. O nome mais conhecido é o veterano atacante Landon Donovan, que atualmente defende o LA Galaxy – EUA. Outros jogadores experientes são o goleiro Tim Howard (Everton) e o meia Jermaine Jones (Besiktas). O elenco também conta com os zagueiros Geoff Cameron (Stoke City) e John Brooks (Hertha Berlim), os meias Michael Bradley (Toronto) e Alejandro Bedoya (Nantes), e os atacantes Clint Dempsey (Fulham) e Jozy Altidore (Sunderland).         

                                                                                              Augusto Pellegrini

Nenhum comentário: