sexta-feira, 23 de maio de 2014





ARTIGO PUBLICADO NO CADERNO “SUPER ESPORTE” DO JORNAL “O IMPARCIAL” DE 22/05/2014

 

A BÉLGICA DESPONTA NUM GRUPO FRACO

 

Se for levado em consideração o retrospecto das seleções participantes, o Grupo H é sem dúvida um dos menos qualificados, pois as quatro seleções têm a tradição de não passar de figurantes nas Copas em que participaram.
Mas no meio da incerteza, a Bélgica atual parece ser uma boa aposta.
Apesar de a Bélgica ter sido um dos primeiros países a adotar e organizar o futebol – aconteceu em 1895 – e de ter disputado onze edições da Copa, o melhor que ela conseguiu até hoje foi um quarto lugar em 1986. Nas Olimpíadas, conquistou o bronze em 1900 e o ouro em 1920, e na Eurocopa sua melhor posição foi um vice-campeonato em 1980.
Nesta Copa, o que leva o torcedor a acreditar nos Diabos Vermelhos é o bom elenco do momento e a fantástica participação nas Eliminatórias, sendo a primeira do seu grupo, com 8 vitórias e 2 empates, apenas 4 gols sofridos em 10 jogos e nove pontos à frente da Croácia, segunda colocada.
O craque do time é o meia Eden Hazard, um dos destaques do Chelsea, mas a seleção conta com outros jogadores bastante rodados que atuam pelos principais clubes europeus, como os goleiros Simon Mignolet (Liverpool) e Thibaut Courtois (Atlético Madrid), os zagueiros Vincent Kompany (Manchester City) e Daniel Van Buyten (Bayern Munich), o meia Adnan Januzaj (Manchester United) e os atacantes Romeru Lukaku (Everton) e Dries Marten (Napoli). 
A segunda força do grupo bem que poderia ser a Rússia, mas os jogadores do país – fechado em suas fronteiras – não têm a versatilidade daqueles que jogam nos maiores centros futebolísticos da Europa. Depois da implosão da URSS, os russos disputaram apenas duas Copas (1994 e 2002), e nunca passaram da primeira fase (mesmo na fase soviética, onde russos, ucranianos, georgianos, bielorrussos e outros jogavam no mesmo time, em nove Copas disputadas a seleção só alcançou um quarto lugar em 1966).
A Rússia conseguiu um terceiro lugar na Eurocopa 2008, foi bem nas Eliminatórias da Copa 2014 jogando com um time renovado, e se classificou em primeiro no seu grupo, um ponto à frente de Portugal.
Seus principais jogadores são o goleiro Igor Akinfeev (CSKA), os defensores Vasili Berezutski e Sergei Ignashevich (também CSKA), os meio-campistas Viktor Fayzulin (Zenit), Aleksandr Samedov (Locomotiv), Igor Denisov (Dinamo Moscou) e Roman Shirokov (FC Krasnodar) e o atacante Aleksandr Kokorin (Dinamo Moscou).
Nas quatro Copas que disputou, a Argélia teve um brilhareco ao vencer a Alemanha (2x1 em 1982), mas foi eliminada do mesmo jeito. Seus maiores trunfos internacionais são um título na Copa das Nações Africanas (1990) e a medalha de ouro nos Jogos Pan-Africanos de 1978. Seus principais jogadores são os zagueiros Carl Medjani (Valenciennes) e Faouzi Ghoulan (Napoli), os meias Saphir Taider (Internazionale) e Nabil Bentaleb (Tottenham Hotspur) e os atacantes Sofiane Feghouli (Valencia), Islam Slimani (Sporting) e Hilal Soudani (Dinamo Zagreb).
A Coréia do Sul vem participando de todas as Copas desde 1986 e conquistou o quarto lugar em 2002, quando sediou o torneio junto com o Japão, e tem a seu crédito duas Copas da Ásia (1956 e 1960) e um bronze olímpico em 2012.
Alguns dos seus principais jogadores atuam na Europa – embora vistam a camisa de times apenas medianos – e o zagueiro Kim Young-Gwon defende o Guangzhou Evergrande, da China. O time é rápido e agressivo, e espera ser também consistente com os defensores Hong Jeong-Ho (Augsburg) e Yon Suk-Young (Queens Park Rangers), os meias Ki Sung-Yueng (Sunderland) e Koo Ja-Cheol (Mainz 05) e os atacantes Park Chu-Young (Watford) e Ji Dung-Won (Augsburg).
Prestem atenção nestes nomes...

Nenhum comentário: