quinta-feira, 20 de novembro de 2014






O FANTASMA DA COPA 

(ARTIGO PUBLICADO NO CADERNO “SUPER ESPORTES” DO JORNAL “O IMPARCIAL” DE 20/11/2014) 

Depois da fracassada campanha de um hexacampeonato que deveria ter acontecido, mas não aconteceu, sobraram especulações de todo tipo.
O povo demonstrou o seu descontentamento de uma maneira fúnebre. O ufanismo foi pro brejo, e sobraram nas ruas vazias o chão pintado de verde e amarelo e as bandeirolas flanando ao sabor do vento.
Na sequência, houve por parte da própria CBF a execração pública de Felipão e da psicóloga Regina Brandão, que admitiu ter havido um pânico geral no grupo de jogadores e que não soube como evitá-lo.
Adicione-se a isso que o sintoma de desconforto emocional já se manifestara através de um choro coletivo e convulsivo dos jogadores durante a execução do Hino Nacional antes do confronto com o México em Fortaleza (tal atitude foi creditada pela psicóloga ao efeito causado pelo Hino Nacional cantado à capela mesmo depois de a banda ter encerrado a parte musical).
O fato é que às vésperas da Copa os jogadores não se sentiam confiantes – o reserva Dante acaba de admitir isso – e muitos deles se confessavam assustados pela enorme responsabilidade de disputar o torneio em casa, sob a cobrança de uma torcida entusiasmada por toda a expectativa que foi gerada pelo evento.
A ausência de jogadores experientes para segurar a barra – Ronaldinho, Robinho, Kaká, sei lá – foi sentida e percebida pela comissão técnica quando já era tarde, pois a convocação já havia sido anunciada e sacramentada.
Foi Parreira, um veterano de Copas do Mundo (e não Felipão nem a psicóloga) quem detectou o problema, tão logo os jogadores se apresentaram em Teresópolis.
Ele cogitou inclusive que a seleção mudasse o local da hospedagem para um hotel, cenário ideal para jogadores acostumados a se concentrar antes de partidas pelos seus clubes, mas a CBF de pronto vetou a ideia.
Todos se lembram de que durante uma entrevista coletiva antes da estreia contra a Croácia, Parreira afirmou que o ambiente era ótimo, que a disposição dos jogadores era excelente, que o Brasil disputaria uma Copa sem problemas e que “já estávamos com uma mão na taça”.
Há alguns dias, o mesmo Parreira foi entrevistado em um canal de televisão, onde declarou que a seleção brasileira não era tecnicamente superior a alguns concorrentes nem estava psicologicamente preparada para enfrentar um desafio daquele tamanho. Ele diz que havia problemas com a organização, deixando transparecer nas entrelinhas que temia algumas seleções, como Alemanha, Holanda, Argentina, Espanha e Itália, e que aquela declaração sobre “a mão na taça” havia sido uma tentativa de injetar um pouco de ânimo nos jogadores amedrontados.
A nova seleção, agora “sob nova direção” – como costuma ser anunciado em postos de gasolina e churrascarias à beira da estrada – vem cumprindo o seu papel. Foram 6 vitórias em 6 amistosos disputados, com 14 gols marcados e apenas um sofrido, o que qualifica o ataque e também a defesa.
Por conta de uma contusão de Thiago Silva, ele perdeu a posição para Miranda e a faixa de capitão para Neymar. Voltou a ser chamado e agora é banco, mas não perdeu a mania de chorar, o que faz a gente pensar que possivelmente o baixo astral que tomou conta da melancólica seleção da Copa emanava dele.
Dunga está tentando ser político à sua maneira, mas com certeza não gostou nem um pouco da reclamação do zagueiro que chegou aos seus ouvidos através da imprensa, e declarou laconicamente que “ninguém é dono de nada” e que “cada um tem o direito de expressar a sua opinião e de assumir aquilo que fala”. Mas durante o jogo contra a Áustria, acabou colocando o chorão no lugar de Miranda e substituindo Neymar para dar ao zagueiro a faixa de capitão.
Dunga estava indo bem no comando da nova seleção e acaba de dar a primeira escorregada, o que faz estremecer a sua liderança e traz de volta o fantasma da Copa, que parecia ter sido exorcizado. O mal-estar volta a rondar a seleção.

 

 

Nenhum comentário: