quinta-feira, 11 de dezembro de 2014





FECHADO PRA BALANÇO 

 (ARTIGO PUBLICADO NO CADERNO “SUPER ESPORTES” DO JORNAL “O IMPARCIAL” DE 11/12/2014) 

O ano futebolístico do Brasil termina marcado por grandes emoções.  A jornada foi brilhante para uns, espinhosa para outros, mas como diz o manjado ditado, entre mortos e feridos salvaram-se todos, ou quase todos.
No cardápio, nenhuma conquista ou sequer um vice-campeonato internacional. Apesar de ter sido disputada no Brasil e mesmo com toda a expectativa criada e toda a festa programada, a Copa do Mundo teve a final jogada entre a Alemanha e a Argentina. Ao Brasil restou um honroso (alguns dirão melancólico) quarto lugar.
A Copa representou o maior vexame internacional de toda a nossa história, superando o fiasco de 1950, quando pelo menos chegamos ao vice-campeonato perdendo por um apertado 2x1 (e não eliminados pelos alarmantes 7x1 de 2014) e o resultado final daquele Mundial teve uma repercussão mínima se comparada à globalização e universalização da notícia dos dias de hoje.
Estranhamente, porém, os derrotados de 1950 foram chamados de “covardes” e passaram um bom tempo se escondendo, ao passo que os derrotados de 2014 vão muito bem, obrigado, e o “efeito Alemanha” aparentemente não alterou a sua rotina. Sinal dos tempos.
No âmbito continental, nenhum time brasileiro chegou sequer à final de qualquer das duas Copas disputadas.
A Copa Libertadores teve como campeão o San Lorenzo da Argentina e o paraguaio Club Nacional em segundo, e a Copa Sul-Americana teve o campeão definido ontem à noite entre River Plate, da Argentina, e Atlético Nacional, da Colômbia.
Os clubes brasileiros que chegaram mais perto – Cruzeiro e São Paulo – ficaram nas quartas de final e na semifinal respectivamente.
O ano 2014 deve ser definitivamente esquecido e se possível riscado do calendário brasileiro no que diz respeito aos torneios internacionais e continentais.
No aspecto interno, os mineiros deram demonstração de força, com o Cruzeiro dando um passeio nos pontos corridos do Campeonato Brasileiro e o Atlético se superando na épica conquista da Copa do Brasil.
Os cariocas foram a maior decepção, pois o seu melhor representante – o Fluminense – não passou de um sexto lugar no Brasileiro e o Botafogo caiu para a divisão de baixo, sendo o penúltimo colocado entre os 20 participantes.
É verdade que o Vasco subiu da Série B para a Série A, mas chegou em terceiro, a 7 pontos do Joinville campeão, e em momento algum pareceu almejar  algo mais do que isso.
Apesar de o campeão brasileiro ter sido anunciado com duas rodadas de antecedência, o sistema de pontos corridos mostrou sua eficácia, pois até a última rodada foi mantido um grande frisson, se não pelo título, mas por uma vaga na chave de grupos na Libertadores – obtida pelo Internacional, que com um gol aos 50 minutos do segundo tempo jogou o Corinthians para a repescagem – e pela manutenção de um último clube para a Série A de 2015, com uma vaga disputada a cada minuto de jogo por Palmeiras, Vitória e Bahia, que resultou na queda dos dois baianos.
Localmente, tivemos um ano equilibrado do Sampaio Correa na Série B. O tricolor mostrou um time amadurecido e teve momentos durante a sua trajetória em flertou com entre os quatro primeiros para se habilitar a disputar a Série A no ano que vem. Chegou em décimo lugar, na metade da tabela, mas em momento algum passou pelo desespero de ficar entre os rebaixados.

Nenhum comentário: