sábado, 18 de junho de 2016




VAYA COM DIÓS, DUNGA!

Reproduzo abaixo uma pequena postagem que o jornalista Carlos Andrade, meu amigo há trinta e cinco anos, me enviou através da rede social. Pontual e crítico, ele anteviu a traulitada que Dunga e o seu incrível exército de Brancaleone levariam do Peru, antigo freguês de caderneta. A reprodução do texto foi devidamente autorizada pelo autor, e a formatação sem parágrafos obedece à técnica utilizada nas postagens de rede social:

“A natural goleada do Brasil diante do Haiti de 7x1 lembrou, pelo resultado, o tamanho da nossa seleção quando joga com outra de verdade, como foi o caso da Alemanha na Copa do Mundo, no Brasil. Naquele momento, o Haiti era aqui. E, se depender de Dunga e de empates sem gols como com o Equador, ainda vai continuar sendo por muito tempo. Oxalá o Brasil perca para o Peru e não avance na competição. Só assim, e somente assim, a seleção que já teve orgulho de ser canarinho deixe de ser comandada por um anão no apelido e, pior, nas decisões profissionais que o cargo de treinador exige dele. Dos oito gols da partida sete foram por erros do Haiti e um por mérito do Haiti. Ou seja, para o Brasil, restou fazer o jogo da estreia: o 0x0. Agora vai decidir se vai ou vem contra o Peru. Uma derrota permitirá ao país uma situação inimaginável: sofrer na humilhação do 7x1 e chorar na obrigação dos 7x1.”

Como resposta, depois da desclassificação sacramentada, eu respondi:

“Como em tudo na vida, o futebol também evoluiu. Novos conceitos, novo tipo de preparação, novas exigências, tudo isso fez o futebol mundial tomar caminhos diferentes nos últimos vinte anos. E, enquanto todos buscaram alternativas e estudaram novas fórmulas para crescer, o Brasil parou. Não é à toa que os nossos jogadores, salvo algumas exceções, deixaram de ser ídolos nos demais países, e também não é à toa que os nossos técnicos não conseguem emplacar em times do exterior – semana passada Luxemburgo e Mano Menezes foram demitidos de clubes da segunda divisão chinesa! Ficar em terceiro lugar – e ser eliminado – em um grupo que tinha Equador, Peru e Haiti mostra que estamos cada vez “mais pequenos”. Sem desculpa pelo gol peruano ter sido feito com o braço. Afinal, deixamos de perder na estreia porque o árbitro não validou um gol legítimo dos equatorianos. Além disso, não fizemos um só gol no Equador nem no Peru. Os sete marcados contra o Haiti não valem. O Haiti ainda é pior do que o Brasil. E olhem que eu estou falando de futebol...”  

Faz muito tempo que eu venho criticando a falta de cuidado com que é tratada a seleção brasileira pelos seus responsáveis. Os motivos são vários, mas tudo indica que o principal deles é que atletas e dirigentes ainda ostentam a ilusão de que praticamos o melhor futebol do mundo, que todos os nossos jogadores são craques, que os europeus são uns cinturas-duras, que os sul-americanos são nossos eternos fregueses e que todos tremem quando vêm a camisa amarela crescer diante deles.
Com base nestes conceitos o futebol brasileiro não evoluiu, nem na organização, nem na orientação tática ou técnica, nem no tipo de treinamento, nem na cabeça dos jogadores. 
Especificamente, a falta de competência e de estatura de Dunga vem de longe. Ele sempre mostrou falta de habilidade, seja na convocação, na escalação e na orientação, mas isso não foi levado em conta mesmo tendo o Brasil perdido a Copa América de 2015 para o Paraguai e mesmo ocupando no momento a sexta colocação nas Eliminatórias para a Copa de 2018.
Com Dunga, o Brasil ganhava amistosos inúteis contra adversários sem pedigree ou sem interesse, porque tais amistosos não adicionavam tecnicamente nada a ninguém.
Agora, a três meses da sétima rodada das Eliminatórias, Tite é finalmente convidado para exercer o comando técnico, sonho de consumo do torcedor brasileiro (com exceção do corintiano, que vê a saída do seu técnico vitorioso com bastante apreensão).
A seleção olímpica vai ficar sob o comando de Rogério Micale, nada mais justo, porque foi ele quem conduziu o trabalho até agora. Sua missão será ganhar uma medalha – e para a opinião pública só a de ouro vale – e mostrar ascendência dobre o grupo de jogadores acima de 23 anos, entre eles Neymar, única presença já confirmada na lista de 35 até o momento em que este artigo foi escrito.
Começamos um novo tempo depois de uma era de trevas.
Seja bem-vindo, Tite. “Vaya com Diós”, Dunga!

  



(artigo publicado no caderno Super Esportes do jornal O Imparcial de 17/06/2016)



Nenhum comentário: