segunda-feira, 25 de dezembro de 2017




BODAS DE PRATA

O dia 13 de dezembro vai ficar marcado pelo torcedor do Flamengo como mais uma data a ser esquecida em virtude da perda de outro título continental, mais uma vez em pleno Maracanã. 
O  empate contra o Club Atletico Independiente valeu aos argentinos a Copa Sul-Americana de 2017 e fez com que o rubro-negro, apesar de ter montado um elenco caro e experiente, fechasse o ano festejando apenas a conquista do título carioca. 
Uma a uma, as conquistas previstas foram virando fumaça - Copa Libertadores, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil - o que fará de 2018 um ano muito importante, de renascimento e colheita.
Para um clube que em 2017 investiu quase 60 milhões em jogadores - Diego, Everton Ribeiro, Conca, Rômulo, Rhodolfo, Rever, Berrío - a apostou caro nas promessas da casa - Vinicius Junior, Lucas Paquetá, Lincoln, Felipe Vizeu - o time montado por Reinaldo Rueda (ele também, contratado para dar o perfil de experiência ao grupo) deixou bastante a desejar, alternando o bom e o mau futebol, e provocando altos e baixos no humor do torcedor.  
O Flamengo deve se mirar no próprio Independiente para planejar o futuro. O Independiente, conhecido como "Rojos de Avelleneda"  já teve seus momentos de glória no século passado, e a conquista da Copa Sul-Americana (prima pobre da Libertadores) servirá de estímulo para novos desafios.
O clube argentino já conquistou 16 títulos nacionais (ficando atrás apenas de Boca Juniors, River Plate e Racing Club), 2 Copas Sul-Americanas, 2 Supercopas Libertadores, uma Recopa Sul-Americana, e é o maior vencedor da Copa Libertadores de todo o continente, com 7 conquistas. Mesmo assim, amarga um jejum de 15 anos em títulos argentinos e sua última conquista importante foi também a Copa Sul-Americana de 2010, quando decidiu contra outro clube brasileiro, o Goiás.  
A data da partida, 13 de dezembro, tem um significado especial, pois nos remete a 1981, quando o Flamengo fechou um ano de ouro ao bater o Liverpool no Estádio Nacional de Tóquio por um sonoro placar de 3x0 e ganhou o seu único título de campeão mundial interclubes até o momento.
Em dezembro de 1981, com a conquista do título mundial, o Flamengo completou uma sequência vitoriosa que coroou aquele ano. Em apenas dez dias o rubro-negro faturou a Taça Guanabara com um 3x0 sobre o Campo Grande, venceu o Cobreloa-Chile por 2x0 pela Libertadores e ganhou o Campeonato Carioca sobre o Vasco por 2x1 depois de ter aplicado um sonoro 6x0 no Botafogo.
Ganhar do Liverpool por uma contagem tão elástica foi o toque especial que faltava para fechar um ano mágico. 
O Liverpool, que havia chegado à condição de disputar o Mundial Interclubes depois de derrotar o sempre poderoso Real Madrid por 1x0 , era considerado franco favorito nas casas de aposta, mas não foi páreo para os brasileiros que possuíam um dos melhores esquadrões da história, com Raul Plassmann, Leandro,  Marinho, Mozer e Júnior,  Andrade, Adilio e Zico, Tita, Lico e Nunes, comandados por Paulo César Carpegiani.
A festa de bodas de prata da conquista maior do clube poderia ter sido realizada num clima de consagração caso o time tivesse passado na prova final deste ano, mas quis o destino que num jogo brigado palmo a palmo a vitória ficasse com o lado contrário.
O Flamengo saiu na frente nos dois jogos disputados contra o Independiente, mas permitiu a virada em Buenos Aires e o empate no Rio de Janeiro diante de um time que mostrou que tem intimidade com a bola e que ganhando ou perdendo mantém a mesma postura tática em obediência ao sistema traçado pelo seu técnico.
O Maracanã viu muita disposição dos dois lados, poucos chutes a gol, e dois gols nascidos de falhas que poderiam ter sido evitadas. No gol do Flamengo, a defesa "roja" bateu cabeça e Paquetá teve o vislumbre de apenas roçar na bola para que ele fosse parar no fundo do gol. O empate argentino, menos de dez minutos depois, surgiu de um pênalti evitável de Cuellar e da malandragem do argentino Meza que se deixou tocar dentro da área. O empate saiu com requintes de crueldade, através do árbitro de vídeo, sistema colocado em prática no estádio especialmente para a decisão.
No final as esperadas bodas de prata ficaram sem a esperada comemoração.
     

Nenhum comentário: