domingo, 10 de dezembro de 2017





QUEM É QUEM NO GRUPO DO BRASIL

(artigo publicado no O Imparcial de 10/12/2018)


As bolinhas, que o folclore diz podem ser quentes ou geladas, marcaram o destino da seleção brasileira na Copa do Mundo que se aproxima, e o sorteio nos reservou como adversários a Suíça, Costa Rica e a Sérvia.
Como diz o popular, sorteio é sorteio, mas acima de tudo numa Copa do Mundo ninguém pode escolher adversários. As pedreiras vão aparecer, cedo ou tarde.
Nossos adversários na primeira fase não tem pretensões ao título, mas se esforçarão para fazer uma boa figura. Sair classificado num grupo que tem a força do Brasil será para qualquer dos três países um motivo de comemoração.
Os analistas se dividem ao comentar a dureza ou as facilidades que o Brasil encontrará para se livrar dos três primeiros adversários e avançar em direção às oitavas de final, com um afunilamento seletivo que poderá fazer com que cruzemos na sequência com Alemanha ou Espanha.
Considerando o nível técnico e o atual ranking das seleções, o Brasil não tem o que temer - estamos em 2º lugar, a Suíça está na 8ª posição, Costa Rica é a 26ª colocada e a Sérvia ocupa o 37º posto, dentro de um universo de 206 países.
O problema está na forma de jogar dos nossos adversários, que têm em conta que o Brasil fatalmente passará para a outra fase e brigam entre si pelo segundo lugar no grupo. Assim espera-se que os nossos três adversários joguem totalmente retrancados contra nós para colher um empate ou mesmo perder de pouco a fim de decidir a segunda vaga entre si, num jogo aberto.
A história é francamente favorável às cores brasileiras no que diz respeito aos nossos concorrentes.
Brasil e Suíça já se enfrentaram 8 vezes, sendo a primeira um empate de 2x2 no Mundial de 1950, jogando no Pacaembu. As outras sete partidas foram jogos amistosos, com cinco delas disputadas na Suíça e apenas duas no Brasil - em Cuiabá e no Recife. No total o Brasil venceu três vezes, a Suíça venceu duas e aconteceram três empates, mas os resultados foram todos muito magros, jamais passando de dois gols para o time vencedor.
A Suíça já participou de dez Copas do Mundo, e o seu melhor desempenho foi em 1934 e 1938, onde foi eliminada nas quartas de final, o que não significa muito, pois a quantidade de disputantes era menor e o regulamento diferente.
A principal característica dos suíços é o seu forte sistema defensivo, chamado de "catenaccio", palavra italiana que significa "parafuso", que é a forma como os seus jogadores "apertam" os seus adversários. Seus principais jogadores são o lateral direito Stephan Lichtsteiner (que atua pela Juventus-Itália), o meiocampista Granit Xhaka (Arsenal-Inglaterra) e os meias Xherdan Shakiri (Stoke City-Inglaterra) e Admir Mehmedi (Bayer Leverkusen-Alemanha).  
O retrospecto brasileiro contra Costa Rica é avassalador: em  10 jogos realizados, o Brasil venceu 9  e sofreu apenas uma derrota, 3x0 num amistoso disputado em 1960 em San José. Os costarriquenhos já nos enfrentaram em duas Copas do Mundo (1990 e 2002), ocasiões em que o Brasil venceu por 1x0 e 5x2 respectivamente, e outras duas vezes na Copa América (1997 e 2004), com duas goleadas brasileiras, 5x0 e 4x1. No total, foram 32 gols marcados pelo Brasil contra apenas 9 de Costa Rica.
A Costa Rica esteve presente em apenas quatro Copas do Mundo (1990, 2002, 2006 e 2014) e sua melhor classificação foi um 7º lugar na Copa de 2014. Seus dois jogadores mais badalados são o atacante Brian Ruiz (que joga no Sporting-Portugal) e o goleiro Keylor Navas (Real Madrid).  
A Sérvia é um adversário com o qual não temos história, pois  houve apenas uma partida disputada entre os dois países, em 2014, quando o Brasil venceu por 1x0 um amistoso em São Paulo. A antiga Iugoslávia, da qual a Sérvia fazia parte junto com Bósnia e Herzegovina, Croácia, Eslovênia, Macedônia e Montenegro, sempre produziu um futebol de respeito, técnico e aguerrido, e sempre foi um adversário difícil de ser batido. Com a fragmentação do país em diversas repúblicas independentes, o seu futebol ficou enfraquecido.
A Sérvia participou da Copa do Mundo de 2010 e conseguiu uma vitória memorável contra a Alemanha.  Mesmo assim, foi eliminada na fase de grupos por ter sido derrotada por Gana e pela Austrália. É uma equipe homogênea, que tem como destaque o ala Aleksandar Kolarov (Roma-Itália) e o meia Nemanja Matic, que atua pelo Manchester United-Inglaterra.     


         

Nenhum comentário: