segunda-feira, 14 de maio de 2018





A SÃO PAULO DE ADONIRAN BARBOSA
Parte 2

Por trabalhar dentro de uma linha de composição mais voltada para a canção e a bossa, foi com muita surpresa que recebi em 1974 um convite para ingressar na ala de compositores de uma escola de samba, no caso a paulistana Pérola Negra, que na época era recém-egressa do Grupo B.
O convite partiu de um dos integrantes da ala, um engenheiro chamado Francisco Siqueira, sambista bissexto que eu conheci por força do meu ofício na época, o nada romântico trabalho de inspecionar equipamentos industriais, o que eventualmente estava acontecendo na empresa onde ele era o gerente industrial.
A princípio relutei em aceitar, pois aquilo ia contra todas as convicções musicais que eu havia cultivado até então – jazz, samba-canção, bossa nova – mas dada à insistência do Chico acabei aceitando o desafio.
Fiquei na agremiação durante seis anos, onde fiz parceria com Chico Siqueira e com outros compositores, participei das festividades regulares da escola, dos eventos de samba de quadra, dos ensaios de rua, das escolhas dos sambas-enredos, e logrei ser o vencedor em 1979 com o samba “Carnaval, Intrigas e Opiniões” – cujo tema era as discussões sobre a origem do samba – feito em parceria com meu depois compadre Nelson “Zurumba” Gengo (a música foi gravada em LP 230023 pela CBS e elogiada em um artigo de 15 de fevereiro de 1979 publicado no Jornal do Brasil pelo crítico musical José Ramos Tinhorão, um luxo!).

Até parece que o samba
procura imitar a vida
as divergências da história
permanecem na memória.
Nascido no Cariri,
ou então em Salvador,
se veio da ginga dos bambas
ou do jongo do interior,
importante é conseguir
unir todas as correntes,
fazendo com alegria
o canto da nossa gente
Samba, sambé, sembahó
ou sambaquixaba,
passado que todos discutem,
futuro que nunca se acaba.
Eram castanholas e pandeiros,
depois flauta e cavaquinho.
Intrigas e opiniões
jamais dividirão
os nossos corações.
No céu um repinique de estrelas
mostrando o carnaval de amanhã,
na terra virá a Pérola Negra
sambando ao som de Aldebarã

(“Carnaval, Intrigas e OpiniõesAugusto Pellegrini e Nelson “Zurumba” Gengo)

Por ocasião dos desfiles, os compositores eram também responsáveis pela harmonia da escola, o que nos permitia participar deles como um todo, percorrendo o trajeto do desfile em toda a sua extensão, indo e voltando, e tentando manter as diversas alas cantando em uníssono e com entusiasmo, evitando também o aparecimento de espaços em branco entre os sambistas, o que a nomenclatura do samba chama de “buraco”.
Era empolgante a gente se sentir iluminado pelos holofotes, sustentados por uma bateria vibrante e por uma alegria contagiante que descia das arquibancadas para a avenida, que naquele tempo ainda não era chamada de “passarela do samba”.
Durante o ano a escola se dividia em múltiplas atividades, todas voltadas para a execução do desfile perfeito no Carnaval seguinte. A bateria ensaiava paradinhas e filigranas sob a batuta do seu mestre; o cantor principal, chamado de “puxador” cantava o samba-enredo por horas a fio para afinar as cordas vocais e fazer com que todos os elementos da escola memorizassem a música; as costureiras, em geral familiares dos participantes, produziam as fantasias elaboradas pelo diretor de carnaval, que acumulava as funções de figurinista; os artistas plásticos se confinavam em galpões escondidos dos olhos do mundo e preparavam as alegorias e os carros alegóricos.

Nenhum comentário: