segunda-feira, 18 de junho de 2018






PONTA-PÉ INICIAL
A HISTÓRIA DO FUTEBOL

PARTE 2 - COMO O FUTEBOL COMEÇOU NA INGLATERRA

Os romanos foram expulsos da Inglaterra no princípio do quinto século d.C., mas o jogo de futebol continuou a ser praticado no país.  
Com o passar do tempo, as partidas começaram a ser jogadas com a introdução de novas regras e com a participação de um número maior de pessoas. Na maioria das vezes, o jogo era apenas uma desculpa para os jovens de uma cidade ou vilarejo se engalfinharem com os de outras cidades, e os jogadores muitas vezes preferiam chutar uns aos outros em vez de chutar a bola. Isto acabou criando um problema para a prática do futebol porque ele se tornou um jogo violento e perigoso.
Em 1314, o prefeito de Londres proibiu a prática do futebol na cidade. Os reis da Inglaterra também não gostavam do jogo, pois preferiam que os homens praticassem arco e flecha nas suas horas de lazer. Afinal, tanto o arco quanto a flecha eram bastante necessários para matar soldados franceses na Guerra dos Cem Anos, ao passo que o futebol não tinha utilidade alguma.
Em 1555 o futebol foi proibido nas Universidades de Cambridge e Oxford, mas em 1581 o diretor de uma conceituada escola inglesa considerou que poderia haver alguma coisa de aproveitável nesse esporte. Ele acreditava que jogando com uma menor quantidade de jogadores, um árbitro mais rigoroso e a adoção de algumas regras o jogo poderia ser uma forma saudável de passar o tempo. Ele também poderia ensinar os garotos a praticar um esporte em conjunto e a aprender a acatar ordens.
Aproximadamente cem anos depois, um homem chamado Francis Willoughby escreveu o livro Book of Sports (Livro dos Esportes), no qual ele descrevia uma partida de futebol de uma forma muito parecida como acontece nos dias de hoje. Ele escreveu a respeito do campo e dos gols – ou metas – que eram defendidas pelos melhores jogadores. O objetivo principal era marcar o primeiro gol e não era permitido aos jogadores atingirem seus oponentes agressivamente.
-0-
Os jovens continuavam jogando futebol, mas não havia muitos lugares onde eles podiam jogar porque o jogo havia sido banido das ruas. No entanto, os garotos ricos que frequentavam algumas das melhores escolas inglesas praticavam o futebol dentro dessas escolas.
Uma dessas escolas era chamada Rugby School, que tinha na sua propriedade muitos campos propícios para a prática do jogo, de modo que muitos garotos podiam disputar diversas partidas ao mesmo tempo.
Em 1823, um jogador da Rugby School apanhou a bola com as mãos e começou a correr com ela, e assim surgiu o “rugby football”(ou “rugger”). Naquela época era permitido que vários jogadores disputassem a posse de bola, inclusive dando caneladas e chutes nas panturrilhas dos adversários.
Outras escolas, como a Charterhouse School, não tinham campos muito abertos onde se pudesse praticar o “rugger”. Elas decidiram então que a bola não poderia ser carregada, e decidiram também que não seria mais permitido chutar o adversário, apenas a bola.
Alguns anos depois, alguns trabalhadores, a maioria deles provenientes do norte da Inglaterra, começaram a jogar esta forma original de futebol. Os homens que trabalhavam nas grandes fábricas gostavam de jogar com os amigos nas suas horas de descanso.
O primeiro clube de futebol do mundo foi formado na cidade de Sheffield, no nordeste da Inglaterra. O clube estabeleceu suas próprias regras, que foram chamadas as “Regras de Sheffield”. Outros clubes foram se formando, cada qual utilizando o seu próprio regulamento; logo, porém, todos começaram a concordar que as regras tinham que ser unificadas.
Em 1863, representantes das escolas e clubes de toda a Inglaterra se encontraram em uma taverna de Londres para discutir e entrar em acordo sobre as regras do futebol. Muitas questões foram analisadas: A bola poderia ser conduzida com as mãos ou não? Seria permitido agarrar o adversário? Depois de muita discussão, os homens que responderam “sim” a estas duas perguntas foram embora da taverna, pois o que eles queriam jogar não era o futebol, mas o “rugby”. (
NT7 – O rugby acabou originando um outro esporte, chamado de “American football ”, bastante semelhante na aparência, mas com regras bem diferentes. No “football”, por exemplo, os jogadores podiam avançar carregando a bola (que assim como no “rugby” não era esférica, mas oval). O “football” é largamente praticado nos Estados Unidos e no Canadá desde novembro de 1869, quando as Universidades de Rutgers e Princeton se enfrentaram pela primeira vez”).
 
Aqueles que permaneceram na taverna decidiram então começar um trabalho conjunto, e desta forma foi fundada a Football Association (Associação de Futebol), que passou a ser conhecida pela sigla FA.
Durante os meses seguintes a Football Association chegou a um acordo sobre quatorze regras. Foram também padronizados o peso e tamanho da bola e as dimensões do campo.
Apenas o goleiro tinha a permissão de tocar a bola com as mãos. Chutar o adversário – ao invés da bola – também não era permitido, assim como não era permitido derrubá-lo. Os jogadores também não podiam usar as mãos para empurrar ou segurar seus oponentes. (Alguns jogadores de hoje em dia deveriam sempre se lembrar destas últimas três regras!)
Logo o futebol começou a ser chamado de “soccer”, vocábulo originário da palavra “association”.
O mais importante de tudo isso é que a partir de então o jogo poderia ser praticado da mesma forma em qualquer parte do país.

Nenhum comentário: