quinta-feira, 3 de setembro de 2020

 




AS CORES DO SWING
           (Livro de Augusto Pellegrini)

FINAL DO CAPÍTULO 9 - A MARATONA

Os salões mais conceituados da América não se prestavam a este tipo de circo.

Lugares sérios, como o Savoy, o Alhambra, o Roseland ou o Apollo também promoviam os seus festivais de canto e dança, mas de uma maneira limpa e correta, que em nada podia ser comparado às tais maratonas clandestinas e de nível rasteiro.

Desde o final dos anos 1920, a realização de concursos para dançarinos e também para cantores, acompanhados por grandes orquestras, era uma prática bastante comum em Nova York e em outras cidades dos Estados Unidos.

A cantora Ella Fitzgerald, por exemplo, foi “descoberta” em 1934 por Chick Webb em um concurso de calouros realizado no Teatro Apollo, e dez anos depois o mesmo aconteceria com a cantora Sarah Vaughan, “descoberta” por Billy Eckstine no mesmo local.

Muitos dançarinos que fizeram sucesso no Harlem e na Broadway também foram contratados depois de mostrarem as suas habilidades em exibições amadoras.

O principal concurso de dança em Nova York era chamado Harvest Moon Ball, e era realizado anualmente no ginásio do Madison Square Garden, patrocinado por uma associação comunitária não governamental mantida pelo jornal Daily News chamada Daily News Welfare Association.

Quando chegava o grande dia, o ginásio lotava por um público que ia torcer pelos seus dançarinos favoritos. Os vencedores recebiam polpudas somas provenientes das bilheterias e dos patrocinadores, e depois de dois dias de intensa alegria e movimento, a comunidade pobre de Nova York também era beneficiada com parte da arrecadação.

O local era bastante amplo, chegando a comportar vinte mil pessoas, e servia de palco entre outras coisas para espetáculos pugilísticos com os ídolos da época – Jack Dempsey, Joe Louis ou James Braddock – e literalmente fervia quando boxeadores aplicavam seus uppercuts demolidores ou quando as orquestras atacavam seus temas mais quentes e obrigavam os concorrentes a inventarem os passos mais ousados dentro de uma disputa feroz, mas sadia.

O Harvest Moon Ball foi realizado ininterruptamente desde 1935 até 1974, e era considerado o mais importante evento popular de Nova York, reunindo centenas de casais a cada edição, todos sonhando com um lugar no estrelato.

Por outro ladfo, durante cerca de vinte anos, isto é, até o seu fechamento em 1958, o Savoy Ballroom também manteve os seus “embalos de sábado à noite”, realizando concursos praticamente semanais, nos quais os vencedores eram indicados conforme o nível de aplauso do público.

Muitas orquestras de renome participaram destes concursos em diferentes épocas, como as de Fletcher Henderson, Clyde McCoy, Lucky Millinder, Artie Shaw, Jimmy Dorsey, Woody Herman e Charlie Spivak, e a música vibrante executada com qualidade permitia aos casais praticarem todo tipo de estrepolia coreográfica com uma boa dose de inspiração e muita transpiração.

Durante muitos anos, até 1941, a dança executada no Harvest Moon Ball era conhecida como lindy hop, mas em 1942, por uma estratégia de marketing, como já anteriormente comentado, o jornal Daily News mudou o seu nome para jitterbug jive.

Os dançarinos profissionais, especialmente aqueles que trabalhavam nos grupos que abrilhantavam as noites no Savoy, não davam muita importância ao Harvest Moon e dele pouco participaram, tendo acumulado apenas duas vitórias ao longo de toda a história.

Em 1956, com a chegada do rock and roll, os grupos de dança diversificaram o jeito do lindy hop / jitterbug jive, e criaram passos diferentes com nomes também diferentes, como chicken bop, stroll e madison, com os quais faziam coreografia para shows e filmetes onde estrelavam alguns astros do rock, como Little Richard, Gene Vincent, Chuck Berry, Bill Haley e Jerry Lee Lewis.

 

 

 

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