quinta-feira, 15 de outubro de 2020

 

                                 A foto do fato: Hitler assume o poder na Alemanha, 1933

AS CORES DO SWING
            (Livro de Augusto Pellegrini)

CAPÍTULO 15 - O EFEITO WALL STREET 
            Final

Com a recessão, a Broadway e o Harlem começaram a reduzir a quantidade e a luminosidade dos shows, e as orquestras que haviam se multiplicado nos anos que antecederam o swing sofreram modificações radicais. Os espetáculos ficaram mais pobres e com menos atrativos. O público, que lotava os night clubs na época das vacas gordas, diminuíra consideravelmente, pois faltavam dinheiro e ânimo. Com o tempo, o mercado da diversão começou a reagir, mas levaria alguns anos para que aquele clima alegre e descontraído voltasse a imperar.

Entre as diversas histórias envolvendo músicos de jazz e seus problemas, uma das mais emblemáticas é a que diz respeito ao saxofonista e clarinetista Sidney Bechet, um dos grandes nomes do início do século vinte e um dos primeiros jazzistas a divulgar a nova arte no Velho Continente.

Sidney Bechet havia vivido na Europa desde 1925, fazendo grande sucesso na Inglaterra, Alemanha, Rússia e França. Quando morava em Paris, Bechet teve um entrevero com um músico francês que acabou em uma troca de tiros. Como algumas pessoas ficaram feridas no incidente, Bechet foi inicialmente preso por quase um ano, e depois deportado, por ser estrangeiro.

Sem conseguir o desejado visto para entrar na Inglaterra, Bechet teve que se contentar em ir para a Alemanha, então chamada República de Weimar, o que lhe foi permitido sem maiores restrições. Bechet se fixou em Berlim à procura de trabalho e acabou se juntando à orquestra de bailes de um cantor americano chamado Noble Sissle.

Mas as coisas não estavam muito confortáveis na República de Weimar, naquela época. O alto preço pago pela derrota na guerra terminada em 1918 causara muitas baixas no país, e a situação havia piorado ainda mais com a recessão de Wall Street, pois o governo americano, que estava ajudando na reconstrução das cidades e na recuperação da economia germânica, também havia entrado em crise. A inflação alemã assumia números assustadores e o povo enfrentava o pior índice de desemprego de toda a sua história.

Por ter sido derrotada na Primeira Guerra Mundial, a Alemanha tivera que arcar com um pesado ônus em termos de indenizações – coisa de alguns trilhões de dólares a serem pagos para a chamada Tríplice Entente, a união dos países vencedores formada pela Inglaterra, pela França e, na época do fim da guerra, pelo Império Russo – além de outras punições impostas pelo Tratado de Versalhes.

O povo alemão se sentia humilhado, principalmente pelos franceses, e o país perdera toda a soberania, tendo o seu Exército reduzido a um máximo de cem mil homens e a Marinha e Aeronáutica desarticuladas e proibidas de se organizar.

Nesse momento histórico apareceu em cena um certo líder político de nome Adolf Hitler. Carismático e manipulador de massas, Hitler assumiu de pronto uma posição nacionalista, propondo medidas saneadoras com base na valorização do cidadão germânico para salvar o país da derrocada total e devolver-lhe a dignidade. Para tanto, ele havia fundado o Partido Nacional Socialista, popularmente conhecido como Nazista, e conclamava a juventude à sua filiação para fazer da Alemanha novamente um país forte. O partido recebeu mais de seis milhões de votos nas eleições parlamentares, cerca de oitenta por cento do total, e passou a controlar o Reichstag, nome que se dá ao Parlamento Alemão.

A Alemanha fervia como uma panela de pressão e, apesar de saber que a situação dos músicos na América ainda era delicada, Sidney Bechet pressentiu que a coisa poderia se complicar em toda a Europa e, quando Sissle resolveu retornar para os Estados Unidos em 1931, ele não titubeou em voltar junto.

Após passar um pequeno período ainda trabalhando com Sissle, Bechet teve que deixar a música de lado por causa de problemas financeiros e de absoluta falta de melhores oportunidades. Ele ainda sonhava com a retomada do estilo chicago, mas a exemplo de Louis Armstrong, percebeu que os tempos eram outros. Afastou-se então dos palcos e, junto com o amigo e trompetista Tommy Ladnier, abriu uma alfaiataria e engraxataria em Nova York, a qual denominaram Southern Tailor Shop, em homenagem aos bons tempos da Louisiana. A aventura durou apenas dois anos – 1933 e 1934 – quando Bechet reencontrou o caminho da música. Ladnier desapareceu totalmente da cena artística, retornando somente em 1938, um ano antes de morrer, vítima de um fulminante ataque cardíaco.

Mas a música pouco a pouco voltava a ocupar o seu devido e merecido espaço, apesar do país estar ainda juntando os cacos. E o maior aliado dessa recuperação foi exatamente a determinação legal que havia sido criada para desaquecer os ânimos e acalmar o frenesi dos tempos dourados.

Este aliado foi a “Prohibition” – ou seja, a Lei Seca – que, em vigor desde 1920, estranhamente ajudou primeiro a impulsionar o swing e a carreira de muitos músicos, e depois a recolocar as coisas no lugar.

 

 

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