sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

 


AS CORES DO SWING
          (Livro de Augusto Pellegrini)

CAPÍTULO 22 - RESUMO DA DISCOGRAFIA


COUNT BASIE (1904-1984) 

Nome completo – William James Basie

Nascimento – Red Bank-New Jersey-EUA

Falecimento – Hollywood-Flórida-EUA

Instrumento – piano

 

Comentário – Count Basie pode não ter sido um compositor do tamanho de Duke Ellington ou um virtuose como Benny Goodman, mas conseguiu superar a ambos em termos de popularidade orquestral. Basie começou tocando piano e órgão em teatros e grupos de vaudeville em 1920. Sob a influência de Fats Waller, um grande estilista da época, ele formou sua primeira banda, utilizando parte dos músicos da orquestra do lendário Benny Moten após a morte de Moten em 1935. Apesar de ser um excelente pianista, Basie preferia não aparecer em solos complicados, conduzindo a orquestra num estilo “low profile”, e dando destaque para solistas como Lester Young, Herschell Evans, Harry Edison e outros. Por conta disso, ele acabou sedimentando um estilo econômico, mas de grande significado artístico, pois sintetizava em poucas notas o espírito da música e algumas passagens importantes. Basie se tornou um dos bandleaders mais populares do país a partir de 1940, com as músicas “One O’Clock Jump” e “Jumpin’ At The Woodside”, que foram gravadas pelas principais orquestras de então. Seu estilo musical era fortemente baseado no blues, ao qual adicionou um balanço insuperável e muita leveza. O acaso fez com que a sua genialidade fosse descoberta pelo produtor e caça-talentos John Hammond através das ondas do rádio. Foi Hammond que levou Count Basie aos píncaros da fama. Anos mais tarde, mesmo durante um período de declínio da música orquestral, Basie voltou à crista da onda através do convite do também produtor Norman Granz, antigo criador da orquestra Jazz At The Philharmonic – JATP, para que ajudasse a dinamizar a gravadora Pablo Records. O apelido “Count” (Conde) foi dado por um animador de auditório, a fim de compará-lo a outros nomes consagrados do jazz que ostentavam títulos nobiliárquicos ou de poder – Benny Goodman, “the King Of Swing” (o Rei do Swing), Duke Ellington, “the Duke” (o Duque), Lester Young, “the Pres” (o Presidente) e Bessie Smith “Empress of the Blues” (a Imperatriz do Blues). Count Basie manteve-se musicalmente ativo dos anos 1920 aos anos 1980.

 

Alguns dos principais músicos que participaram da orquestra – Benny Morton (trombone), Buck Clayton (trompete), Buddy Tate (sax-tenor), Chu Berry (sax-tenor), Dicky Wells (trombone), Don Byas (sax-tenor), Eddie Durham (trombone), Freddie Green (guitarra), Harry “Sweets” Edison (trompete), Herschell Evans (sax-tenor), Illinois Jacquet (sax-tenor), Jack Washington (sax-alto), Jo Jones (bateria), Lester Young (sax-tenor), Ralph Burns (piano), Sonny Payne (bateria), Tab Smith (sax-alto), Thad Jones (trompete), Vic Dickenson (trombone), Walter Page (contrabaixo).

 

Resumo da discografia (gravações no período de 1930 a 1952)

 

Baby Won’t You Please Come Home (Clarence Williams-Charles Warfield)

Basie Boogie (Count Basie-Milton Ebbins)

Basie Land (Billy Byers)

Bill Basie Won’t You Please Come Home (Count Basie-Jones-Davis)

Chicago (Fred Fisher)

Every Day I Have The Blues (Memphis Slim)

Honeysuckle Rose (Fats Waller-Andy Razaf)

I May Be Wrong (Count Basie-Jimmy Rushing)

If I Could Be You (One Hour Tonight) (James P.Johnson-Henry Creamer)

I’m Shouting Again (Neal Hefti)

I’m Walking (Fats Domino-Dave Bartholomew)

Instant Blues (Billy Byers)

Jumpin’ At The Woodside (Count Basie-Jon Hendricks)

Lester Leaps In (Lester Young)

Lil’ Darling (Neal Hefti)

Lil’ Ol’ Groovemaker (Quincy Jones)

Mean To Me (RoyTurk-Fred Ahlert)

Miss Thing (Count Basie-Skip Martin)

Moten Swing (Bennie Moten-Buster Moten)

Oh Lady Be Good (George Gershwin-Ira Gershwin)

Oh Lonesome Me (Andy Gibson)

On The Sunny Side Of The Street (Jimmy McHugh-Dorothy Fields)

One O’Clock Jump (Count Basie)

Perdido (Juan Tizol-Erwin Drake-Jan Lengsfelder)

Rock-A-Bye Basie (Count Basie-Lester Young-Shad Collins)

Roseland Shuffle (Count Basie)

Shorty George (Count Basie-Andy Gibson)

Swing, Brother, Swing (Walter Bishop-Clarence Williams-Lewis Raymond)

Swingin’ The Blues (Count Basie-Eddie Durham)

Texas Shuffle (Herschell Evans-Edgar Battle)

Them There Eyes (William Tracey-Doris Tauber-Maceo Pinkard)

They Can’t Take That Away From Me (George Gershwin-Ira Gershwin)

Together Again (Neal Hefti)

Told You So (Bill Holman)

Topsy (Eddie Durham-Edgar Battle)

 

 

Nenhum comentário: