domingo, 3 de janeiro de 2021

 


AS CORES DO SWING
           (Livro de Augusto Pellegrini)

CAPÍTULO 22 - RESUMO DA DISCOGRAFIA


HARRY JAMES (1916-1983) 

Nome completo – Harry Haag James

Nascimento – Albany-Georgia-EUA

Falecimento – Las Vegas-Nevada-EUA

Instrumento – trompete

 

Comentário – Desde pequeno Harry James sempre foi íntimo do público e do sucesso, pois se exibia como contorcionista no Mighty Haag Circus, um pequeno circo de propriedade da família. Seu pai era trompetista e líder da banda do circo, o que despertou em Harry um interesse precoce pela música. Ainda criança, Harry iniciou seus estudos práticos e teóricos de música, tendo o pai como professor. No princípio, ele começou apenas a ter noções rítmicas e a tocar tambor, mas em seguida passou para o trompete. Aos doze anos, Harry já tocava na banda oficial do Christy Brothers Circus, para o qual a família trabalhava na época, e aos quatorze foi vencedor de um concurso local para trompetistas. A partir de então ele decidiu que seguiria definitivamente a carreira musical e aperfeiçoou o seu sopro, que na época já era diferenciado. Em 1935, quando tinha dezenove anos, Harry James já se tornara suficientemente conhecido a ponto de ser chamado pelo bandleader Ben Pollack para fazer parte da sua orquestra, sendo no ano seguinte promovido a primeiro trompete. Não demorou muito para que ele chamasse a atenção de Benny Goodman, com o qual tocou a partir de 1936 durante o período áureo da Era do Swing. Harry James era dono de um sopro forte, cristalino e inconfundível, e possuidor de uma extraordinária técnica que lhe permitia executar no trompete peças escritas até para o violino, como “The Flight Of The Bumblebee” e “Hora Staccato”. Harry montou a sua primeira formação em 1939, e foi nacionalmente reconhecido com a gravação da música “You Made Me Love You”. A partir de então, ele começou a colecionar sucessos, que culminaram com a participação em diversos filmes de Hollywood, como “Springtime In The Rockies” (1942), “Best Foot Forward” (1943), “Bathing Beauty” (1944), entre outros. James adicionou glamour ao espírito jazzístico do swing, utilizando instrumentos como violas, cellos e violinos, e vestindo a orquestra com um figurino requintado. Os críticos são unânimes em afirmar que se Harry James tivesse dedicado mais da sua vida ao estudo e à interpretação das raízes do blues, ao invés de enveredar pelo mundo do show business e do cinema, ele seria venerado como um dos maiores trompetistas de jazz da história. James se manteve musicalmente ativo desde os anos 1930 até o início dos anos 1980.

 

Alguns dos principais músicos que participaram da orquestra – Al Cuozzo (trompete), Allan Reuss (guitarra), Arnold Ross (piano), Buddy Rich (bateria), Charlie Queener (piano), Carmen Cavallaro (piano), Corky Corcoran (sax-tenor), Don Lamond (bateria), George Davis (sax-barítono), Joe Mondragon (baixo), Johnny MacAfee (sax-alto), Juan Tizol (trombone), Neal Hefti (trompete), Nick Bouno (trompete), Nick Fatool (bateria), Si Zentner (trombone), Sonny Payne (bateria), Vido Musso (sax-tenor), Willie Smith (sax-alto).

 

Resumo da discografia (gravações no período de 1943 a 1955)

 

Autumn Leaves (Jacques Prévert-Joseph Kosma-Johnny Mercer)

Autumn Serenade (Peter De Rose-Sammy Gallop)

Between The Devil And The Deep Blue Sea (Harold Arlen-Ted Koehler)

Blues (An American In Paris) (George Gershwin-Eddie Sauter)

Blues In The Night (Harold Arlen-Johnny Mercer)

(By The) Sleepy Lagoon (Eric Coates)

Cibiribin (They’re So In Love) (Alberto Pestalozza-Harry James-Jack Lawrence)

Dancing In The Dark (Howard Dietz-Arthur Schwartz)

Deep Purple (Peter DeRose-Mitchell Parish)

Embraceable You (George Gershwin-Ira Gershwin)

Harlem Nocturne (Earl Hagen)

How Deep Is The Ocean? (Irving Berlin)

Hora Staccato (Grigoras Dinicu)

If I Loved You (Richard Rodgers-Oscar Hammerstein II)

I’m Beginning To See The Light (D.Ellington-Johnny Hodges-HarryJames-Don George)

In A Mist (Bix Beiderbecke)

Indiana (James Hanley-Ballard MacDonald)

It’s Been A Long, Long Time (Sammy Cahn-Jule Styne)

Jealousie (Jacob Gade)

King Porter Stomp (Jelly Roll Morton)

Lover Man (Roger Ramirez-Jimmy Sherman-Jimmy Davis)

Lullaby In Rhythm (Benny Goodman-Edgar Sampson-Walter Hirsh-Clarence Profit)

Lullaby Of Broadway (Al Dubin-Harry Warren)

Manhattan (Richard Rodgers-Lorenz Hart)

Memphis In June (Hoagland “Hoagy” Carmichael-Paul Francis Webster)

Midnight Sun (Lionel Hampton-Sonny Burke-Johnny Mercer)

My Melancholy Baby (Ernie Burnett-George Norton)

Oh Baby What You Do To Me (Harry James-Lionel Newman)

Rose Room (Harry Williams-Art Hickman)

September In The Rain (Al Dubin-Harry Warren)

Serenade In Blue (Mack Gordon-Harry Warren)

Skylark (Hoagy Carmichael-Johnny Mercer)

St. Louis Blues (William Christopher Handy)

That Old Feeling (Lew Brown-Sammy Fain)

The Flight Of The Bumblebee (Nikolai Andreyevich Rimsky-Korsakov)

The High And The Mighty (Dimitri Tiomkin-Ned Washington)

The Man I Love (George Gershwin)

These Foolish Things (Harry Link-Jack Strachey-Holt Marvell)

Three Coins In The Fountain (Sammy Cahn-Jule Styne)

Trumpet Blues (Harry James-Jack Mathias)

You Don’t Know What Love Is (Gene De Paul-Don Raye)

You Go To My Head (J.Fred Coots-Haven Gillespie)

You’ve Changed (Bill Carey-Carl Fisher)

Where Or When (Richard Rodgers-Lorenz Hart)

 

 

Nenhum comentário: