sábado, 9 de janeiro de 2021

 


AS CORES DO SWING
           (Livro de Augusto Pellegrini)

CAPÍTULO 22 - RESUMO DA DISCOGRAFIA


JIMMIE LUNCEFORD (1902-1947) 

Nome completo – James Melvin Lunceford

Nascimento – Fulton-Mississipi-EUA

Falecimento – Seaside-Oregon-EUA

Instrumento – sax-alto

 

Comentário – Jimmie Lunceford é um personagem de suma importância na era do pré-swing. Ele ajudou sobremaneira na consolidação do movimento, ao lado de outras mega-orquestras da época – Cab Calloway, Duke Ellington, Fletcher Henderson, Chick Webb e Count Basie – pois esbanjava brilhantismo, especialmente nas execuções reforçadas pelos naipes de saxofones e metais. Além disso, a orquestra de Lunceford era uma orquestra-show, e tinha, portanto, um grande apelo visual e um brilho diferenciado. Relatos da época afirmam que sob seu comando, seus músicos formavam a melhor orquestra “para se ver tocar”, o que não deixava de ser uma maldade, porque a sua qualidade sonora era também fantástica. Dentro deste parâmetro, sua banda chegou a ser elogiada em verso e prosa pelo público e pelos críticos em geral. Os arranjos, particularmente aqueles feitos por Sy Oliver, eram escritos para permitir que além do espetáculo sonoro, também acontecesse o espetáculo cênico, e a orquestra cumpria o seu papel com perfeição. Considerando a maneira segura e vibrante como conduzia o seu pessoal, Jimmie Lunceford sempre foi considerado muito mais bandleader do que músico. Jimmie Lunceford deixou uma discografia bastante grande, e desempenhou um papel muito importante na história do “pré-swing”. Ele teve uma boa educação musical, tendo aprendido com o famoso professor Wilberforce J. Whiteman (pai do maestro Paul Whiteman), e depois se graduado na Fisk University e no New York College como especialista em instrumentos de palheta. Após começar a carreira de bandleader em 1927, com a Chikasaw Syncopators, Lunceford trabalhou com sucesso até a época da sua morte, vinte anos depois, vitimado por um ataque cardíaco durante uma sessão de autógrafos. Na época circularam rumores de que ele teria sido envenenado pelo dono do restaurante “que não suportava ver um negro, embora famoso, fazer sucesso no seu estabelecimento”. Ele tinha quarenta e cinco anos. Jimmie Lunceford se manteve musicalmente ativo durante os anos 1920 até os anos 1940.

 

Alguns dos principais músicos que participaram da orquestra – Dan Grigssom (sax-alto), Earl Carruthers (sax-barítono), Eddie Durham (guitarra), Edwin Wilcox (piano), Gerald Wilson (trompete), Henry Wells (trombone), Jimmy Crawford (bateria), Omer Simeon (clarinete), Russell Bowles (trombone), Sy Oliver (trompete), Ted Buckner (sax-alto), Trummy Young (trombone), Willie Cook (trompete), Willie Smith (sax-alto).

 

Resumo da discografia (gravações no período de 1935 a 1947)

 

Ain’t She Sweet (Milton Ager-Jack Yellen)

Avalon (Al Jolson-Buddy De Sylva-Vincent Rose)

Baby, Won’t You Please Come Home (Clarence Williams-Charles Warfield)

Blue Prelude (Gordon Jenkins-Joe Bishop)

Blues In The Night (Harold Arlen-Johnny Mercer)

Cheatin’ On Me (Jack Yellen-Lew Pollack)

Dinah (Sam M.Lewis-Joe Young-Harry Akst)

For Dancers Only (Sy Oliver-Don Raye-Vic Schoen)

Holiday For Strings (David Rose)

It Had To Be You (Isham Jones-Gus Kahn)

It’s Time To Jump And Shout (Eddie Durham)

Knock Me A Kiss (Mike Jackson)

Le Jazz Hot (Sy Oliver-Hal Mooney)

Like A Ship At Sea (Jimmie Lunceford)

Lunceford Special (Jimmie Lunceford)

Mandy, Make Up Your Mind (Roy Turk-Arthur Johnstone-Grant Clarke-George W.Meyer)

Margie (Con Conrad-J.Russell Robinson-Benny Davis)

Moonbeams (Edwin Wilcox)

My Blue Heaven (Walter Donaldson-George Whiting)

My Melancholy Baby (Ernie Burnett-George Norton)

One O’Clock Jump (Count Basie)

Pigeon Walk (Sam M.Lewis-James V.Monaco)

Sweet Sue, Just You (Victor Young-Will J.Harris)

Swingin’ On C (Eddie Durham)

Tain’t What You Do (It’s The Way That You Do It) (Sy Oliver-Trummy Young)

Teasin’ Tessie Brown (Jimmie Lunceford-Andy Razaf)

The First Time I Saw You (Nat Shikret-Allie Wrubel)

The Jimmies (Edwin Wilcox)

The Lonesome Road (Gene Austin-Nat Shikret)

The Love Nest (Otto Harbach-Walter Hirsch)

The Merry-Go-Round Broke Down (David Franklin-Cliff Friend)

Time’s-A-Wastin’ (Jimmie Lunceford)

Uptown Blues (Jimmie Lunceford)

Well, All Right Then (Jimmie Lunceford)

Wham (Re-Bop-Boom-Bam!) (Eddie Durham-Taps Miller)

 

 

Nenhum comentário: