domingo, 31 de janeiro de 2021

 


AS CORES DO SWING
           (Livro de Augusto Pellegrini)

BANDLEADERS E DISCOGRAFIA


BILL HOLMAN (1927-       ) 

Nome completo – Willis Leonard Holman

Nascimento – Olive-Califórnia-EUA

Instrumento – clarinete e sax-tenor

 

Comentário – Bill Holman aprendeu a tocar clarinete e sax-tenor quando ainda frequentava a escola de segundo grau, ocasião em que chegou a comandar uma pequena banda formada pelos colegas estudantes. Mesmo assim, foi apenas alguns anos mais tarde, depois de servir na Marinha e de se formar em Engenharia, que ele decidiu investir o seu futuro na música. Assim, no final dos anos 1940, ele resolveu estudar música no Westlake College of Music de Los Angeles e se aperfeiçoar em composição com os professores Russ Garcia e Lloyd Reese. Em 1949, Holman tocou na banda de Ike Carpenter, e em 1951 foi contratado por Charlie Barnet para escrever arranjos. Em 1952 ele já trabalhava com Stan Kenton, com quem ficou por diversos anos, até que se interessou pelo movimento west coast jazz e foi para a Califórnia para trabalhar com os músicos representativos do estilo, como o trompetista Shorty Rogers e o baterista Shelly Manne. Entre 1954 e 1960, Bill Holman dirigiu as orquestras das gravadoras Capitol, Coral, Andex e Hi-Fi. Em 1958, liderou um quinteto com Mel Lewis. Durante os anos 1960 Holman contribuiu como arranjador para diversos músicos, tais como Count Basie, Louis Bellson, Terry Gibbs, Woody Herman, Buddy Rich, Gerry Mulligan e também para os cantores Anita O’Day, Sarah Vaughan, June Christie e o conjunto pop Fifth Dimension.  Em 1991 ele fez o arranjo para o best-selling Unforgettable, gravado pela cantora Natalie Cole. Por incrível que possa parecer, com toda esta intensidade musical, foi apenas em 1975 que Holman montou a sua própria banda, chamada simplesmente The Bill Holman Band. A orquestra gravou três álbuns para a JVC em ocasiões muito espaçadas – “The Bill Holman Band” em 1988, “A View From The Side” em 1995 e “Brilliant Corners: The Music Of Thelonious Monk” em 1997, embora tenha gravado outros álbuns dirigindo outros grupos orquestrais, como por exemplo big bands da Noruega e da Holanda. Na sua formação, Holman contava com solistas da estirpe de Phil Woods, Sam Nestico e Lee Konitz. Desde 1980, Holman tem trabalhado ativamente na Europa, escrevendo arranjos para a West German Orchestra de Colônia e para a Metropole Orchestra na Holanda. Bill Holman continua em atividade, mesmo com 93 anos, escrevendo arranjos e orientando orquestras, tendo a seu credito quase sessenta anos de serviços prestados à música.

 

Algumas gravações 

Airegin (Sonny Rollins)

Blues For Alfie (Bill Holman)

Come Rain Or Come Shine (Harold Arlen-Johnny Mercer)

Flirt (Bill Holman)

In A Sentimental Mood (Duke Ellington-Irving Mills-Manny Kurtz)

June Is Bustin’ Out All Over (Richard Rodgers-Oscar Hammerstein II)

Just Friends (Sam M.Lewis-John Klenner)

Lush Life (Billy Strayhorn)

Ol’ Man River (Jerome Kern-Oscar Hammerstein II)

Plain Brown Paper (Bill Holman)

Speak Low (Kurt Weill-Ogden Nash)

Swee’pea (Bill Holman)

Ticker (Bill Holman)

Told You So (Bill Holman)

Tree Frog (Bill Holman)

The Git (Bill Holman)

 

Nenhum comentário: