segunda-feira, 15 de março de 2021

 


AS CORES DO SWING
           (Livro de Augusto Pellegrini) 

BAMDLEADERS E DISCOGRAFIA


Elliot Lawrence (1925-       ) 

Nome completo – Elliott Lawrence Broza

Nascimento – Philadelphia-Pennsylvania-EUA

Instrumento – piano

 

Comentário – Se Elliot Lawrence tivesse nascido dez anos antes, ele teria feito parte do time dos maiores bandleaders da história do swing, pois o seu feeling e o seu faro jazzista em nada deixavam a desejar se comparado aos grandes do início do século. Elliot era possuidor de um talento precoce, e começou seus estudos de piano aos três anos de idade. Aos quatro, dirigiu uma orquestra de crianças em um show de palco, e aos seis escreveu a sua primeira composição, “Falling Down Stairs”. Ainda adolescente, ele venceu diversos concursos estaduais para pianistas, e mais tarde graduou-se em música pela Universidade da Pennsylvania. Elliot Lawrence já era um músico veterano aos vinte anos de idade, quando dirigiu a sua primeira orquestra de jazz dançante, excursionando durante algumas temporadas por todo o país; o problema é que em 1945 as big bands de swing já haviam perdido aquele apelo dos últimos quinze anos e as novas orquestras que surgiam obedeciam a um novo direcionamento estético. Por conta disso, ele acabou se refugiando nas gravadoras, e marcou a sua presença primordialmente como regente de orquestra de estúdio, tendo gravado em pouco tempo para a Columbia, para a Decca, e para outros selos menores, como a Fantasy, a Vik e a Sesac, utilizando-se durante algum tempo dos arranjos inteligentes de Gerry Mulligan. A partir de 1960, ele deixou de trabalhar com o jazz e direcionou a sua arte para o teatro, a televisão e o cinema, para quem produziu arranjos e composições, e atuou também como regente. Dirigiu alguns musicais de sucesso na Broadway, como “How To Succeed In Business Without Really Trying” e “Golden Boy”. Em 1961 e 1962 ele foi premiado com o Tony Awards, prêmio dedicado àqueles que se destacaram com excelência na área de teatro. A maior parte do seu trabalho como jazzista de dance band se perdeu com o tempo, e o que se encontra disponível é um estilo de jazz moderno e sofisticado que alguns críticos denominam, talvez com uma certa ironia,  de “hard-to-find music”. Aos noventa e seis anos, Elliot Lawrence já se aposentou, mas continua dando sua colaboração como diretor musical do Tony Awards Show, após quase sessenta voltados à música.

 

Algumas gravações 

Alone Together (Howard Dietz-Arthur Schwartz)

Alto Lament (Elliot Lawrence)

Apple Core (Gerry Mulligan)

Blues Alley (Al Cohn)

But Not For Me (George Gershwin-Ira Gershwin)

Bweebida Bwobbida (Gerry Mulligan)

Bye-Bye Blackbird (Ray Henderson-Mort Dixon)

Dancing The Shadow Waltz (Elliot Lawrence)

Elevation (Elliot Lawrence-Gerry Mulligan)

Gigolette (Mack David-Carl Sigman)

How Dear My Love? (Elliot Lawrence)

Jazz Lullaby (Al Cohn)

Lovin’ Machine (O.O.Merritt-Dave Lambert-Lois Mann)

Mr. President (Elliot Lawrence-Gerry Mulligan)

My Heart Stood Still (Richard Rodgers-Lorenz Hart)

Near you (Francis Craig-Kermitt Goell)

Reminiscing (Elliot Lawrence)

The Blue Room (Richard Rodgers-Lorenz Hart)

 

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