quinta-feira, 20 de maio de 2021

 


AS CORES DO SWING
           (Livro de Augusto Pellegrini)

BANDLEADERS ED DISCOGRAFIA


LOUIS JORDAN (1908-1975) 

Nome completo – Louis Thomas Jordan

Nascimento – Brinkley-Arkansas-EUA

Falecimento – Los Angeles-California-EUA

Instrumento – saxofone e vocal

 

Comentário – Louis Jordan foi líder de uma big band apenas por um breve período de tempo, pois durante boa parte da sua vida artística ele conduziu combos menores de seis a nove elementos. Seu pai, um bandleader chamado Jim Jordan, o estimulou a tocar clarinete logo aos sete anos, e a partir daí ele evoluiu pra todos os tipos de saxofones. Jordan passou parte da sua juventude acompanhando um grupo itinerante de variedades chamado Rabbit Foot Minstrels por algumas cidades de Arkansas. Depois, começou a estudar música e se graduou no Colégio Batista de Little Rock, tendo iniciado a sua vida profissional em 1930 com os grupos de Charlie Gaines e Jim Winter. Em 1932 sua família se mudou para Philadelphia, onde ele conheceu o pianista Clarence Williams e passou a tocar com ele. Em 1936, Louis Jordan ingressou na orquestra de Chick Webb, onde ficou até 1938, naquele que foi talvez o mais importante período da sua vida em termos de aprendizado. Lá, além de tocar saxofone ele aprimorou a sua qualidade como cantor, o que lhe permitiu sair em 1939 para formar o seu primeiro combo, que ele denominou “Louis Jordan And His Tympany Five”. O seu Timpany Five ficou muito famoso durante cerca de dez anos, de 1942 até 1951, ocasião em que liderou a venda de discos da gravadora Decca na categoria rhythm & blues e influenciou decisivamente na formação de bandas de rock and roll que continham saxofone no seu lineup. Baseado no trabalho de Louis Jordan, o maestro e arranjador Quincy Jones elaborou em 1956 um álbum de rhythm & blues para a gravadora Mercury voltado para o rock and roll, e Ray Charles considera o trabalho de Jordan fundamental para a inclusão das estruturas de jazz e do rhythm & blues na soul music. Louis Jordan foi o homem que manteve acesa a chama do rhythm & blues dentro do jazz, e acabou sendo uma espécie de ponte entre a era das big bands e o blues rítmico do final do século vinte. Ele se manteve ativo desde os anos 1930 até 1974, quando sofreu um enfarte em pleno palco numa apresentação em Nevada, vindo a morrer um ano depois.

 

Algumas gravações 

All Of Me (Seymour Simons-Gerald Marks)

Beware (Brother, Beware) (Fleecie Moore-Morry Lasco-Dick Adams)

Blue Light Boogie (Jessie Mae Robinson)

Buzz Me Baby (Dave Dexter Jr.-Fleecie Moore)

Caldonia (Fleecie Moore)

Don’t Worry ‘Bout Me (Ruby Bloom-Ted Koehler)

Fat Sam From Birmingham (J.Mayo Williams-Bob Astor)

G.I.Jive (Johnny Mercer)

Hungry Man (Bobby Troup)

I Can’t Give You Anything But Love, Baby (Jimmy McHugh-Dorothy Fields)

Lemonade (Wardell Gray-Louis Jordan)

Let The Good Times Roll (Fleecie Moore-Sam Theard)

On The Sunny Side Of The Street (Jimmy McHugh-Dorothy Fields)

Potatoe Pie (Frank Paparelli-Raymond Leveen-Lorenzo Pack)

Run Joe (Louis Jordan-Joe Willoughby-Walter Merrick)

Saturday Night Fish Fry (Louis Jordan-Ellis Welsh)

You Rascal You (Sam Theard)

Nenhum comentário: